TIVIT BLOG

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
Reinaldo Roveri
By
Abril 26, 2019

3 a cada 4 líderes de I&O terão dificuldades na Transformação Digital nos próximos 3 anos. Saiba como não ser um deles!

Segundo o Gartner, 75% dos líderes de Infraestrutura e Operações de TI (ou I&O) não estarão preparados para a Transformação Digital nos próximos 3 anos. Como a TIVIT pode te ajudar a se destacar nessa jornada ainda em 2019?

 

As expectativas exponenciais dos clientes e os novos modelos de negócios ágeis tem colocado níveis depressão nunca vistos sobre os profissionais das áreas de Infraestrutura e Operações de TI (ou simplesmente “I&O”). Os domínios desses líderes já não estão mais restritos apenas ao Datacenter. Cloud, Dispositivos móveis, Edge Computing, IoT e outras plataformas criaram ambientes complexos e literalmente espalhados por todo lugar.

 

Now Your World Has Changed Dramatically

 

Neste contexto, a TI está ficando cada vez mais fora do controle e o papel dos líderes das áreas de I&O precisa mudar rapidamente, migrando de controle (em que projeta e opera tudo) para coordenação (em que projeta e opera alguma coisa ou quase nada) da infraestrutura de TI. Isso porque, segundo o Gartner, muitos ambientes são (ou serão) operados por terceiros (no modelo Cloud) no futuro.

 

Adeus Projeto. Olá Produto!

 

A cultura de oferecer ao negócio TI como um “Produto” ao invés de “Projeto” também deverá ganhar força e isso exigirá mudanças importantes no mindset e nas habilidades dos profissionais de TI.

Enquanto projetos possuem começo, meio e fim, produtos (ou serviços) são constantemente atualizados, entregam valor recorrente, imediato e podem ser facilmente integrados.

 

A médio/longo prazo empresas competitivas terão estruturado organizações de I&O ao lado de parceiros que verdadeiramente habilitam a transformação dos negócios por meio de plataformas que oferecem “produtos” (ou serviços) de TI de forma mais simples e eficiente. Isso inclui além da velocidade de resposta, a necessidade de conhecimento profundo dos diferentes stakeholders (e “clientes”) para que se possa adaptar os processos, tecnologia e conhecimentos a fim de oferecer essas plataformas (ou como o Gartner chama “Digital Toolbox of Possibilities”).

 

Longer Term Products Over Projects

O objetivo é permitir que as empresas criem e lancem rapidamente produtos e serviços digitais ao mercado a partir de componentes de Infraestrutura modulares, que possam ser rapidamente integrados.

 

O Gartner estima que em 5 anos 70% das organizações de TI que não adotarem o mindset de Infraestrutura, que possibilite oferecer “TI como um Produto ou Serviço”, ao invés de um projeto, serão incapazes de atender aos seus negócios. Para atingir esse objetivo, porém, os CIOs ainda tem o enorme desafio de implementar e alavancar ferramentas e modelos de gestão mais eficientes e inteligentes (ITSM, AiOPs e outras) e modernizar (integrar) seus legados.

 

Durante alguns anos, ainda teremos a TI Bimodal bastante presente nas empresas e a forma de lidar com ela, e o valor que poderá ser extraídos, será a chave para o sucesso dessa transformação.

 

 

O novo perfil do líder de I&O

 

New I&O Worker Profile

Segundo o Gartner, para que essa transformação ocorra de forma mais rápida, o maior desafio das organizações será preparar seus profissionais. A consultoria afirma que 75% dos líderes de I&O não estão preparados com os conhecimentos, habilidades e comportamentos necessários para os próximos 3 anos. O novo perfil dos líderes de I&O requer maior versatilidade e habilidade para lidar com ambientes de negócios diversos em que a mudança constante é o “novo normal”.

 

Além da necessidade de adquirir novos conhecimentos nas áreas de DevOps, Analytics, Agile, UX Design, etc., os líderes de I&O devem se preocupar também com as mudanças e ajustes nos aspectos comportamentais necessários em suas equipes para acelerar essa transformação, com destaque para Colaboração, Pensamento Sistêmico, Gestão de Stakeholders, Adaptabilidade e Conhecimento de Negócios. Embora conhecimentos técnicos sigam importantes, o perfil “versatilista” capaz de alavancar a inteligência coletiva e navegar em ambientes diversos é o que tende a destacar times de I&O de sucesso.

 

Três tendências que os líderes de I&O devem observar

 

Segundo o Gartner, existem três grandes forças de negócios que impactarão as organizações de I&O das empresas nos próximos anos:

 

Força 1: Agilidade. A capacidade para lidar com ambientes híbridos e diversos e responder rápido às demandas das áreas de desenvolvimento e negócios para lançamento ágil de novos produtos/serviços, habilitando conceitos ágeis como DevOps;

 

Força 2: Aplicações. Aplicações modulares, inteligentes, que usam Machine Learning e conectadas. Líderes de I&O terão que identificar os diferentes tipos e perfis de aplicações de próxima geração, garantindo governança, gestão da conectividade, níveis de serviço, continuidade de negócios e ciclo de vida de infraestrutura compatíveis com as exigências de cada uma e a custos eficientes e controlados;

 

Força 3: Novas Fronteiras da TI. Os novos modelos de negócio integrados tornarão as fronteiras entre o físico e o digital cada vez menores. Somando a isso o crescimento exponencial de interações entre “pessoas”, “negócios” e “coisas”, o que tornará o volume de dados ainda maior. Tudo isso acontecendo em diferentes locais e contextos. Garantir a segurança, baixa latência, conectividade, autonomia e disponibilidade desses diferentes ambientes será de responsabilidade dos times de I&O.

 

Como a TIVIT pode te apoiar?

 

Em recente pesquisa com o mercado descobrimos que a TIVIT destaca-se frente aos concorrentes  pela capacidade de resposta rápida e adaptabilidade aos diferentes desafios. Entendemos de infraestrutura, de serviços profissionais, de negócios e de pessoas e temos a capacidade de atuar de forma integrada desde o Datacenter e Aplicações de Missão Crítica, até as áreas mais estratégicas do negócios por meio de nossas soluções de Digital Business que incluem plataformas computacionais de IoT, Analytics, RPA, Inteligência Artificial e Digital Innovation Services.

 

Somos especialistas em implementar e gerenciar Clouds Híbridas e suportamos mais da metade das transações de pagamento realizadas em todo Brasil com nossas soluções de Digital Payments.

Garantir que nossos clientes sejam bem sucedidos agora e no futuro é o nosso desafio. Para isso oferecemos ao seu negócio, o que há de mais novo em termos de tecnologia, metodologias e inovação. Somos focados em nos transformar constantemente e queremos compartilhar esse nosso conhecimento com você e seu time.

 

Sabemos que mudar não é fácil. Ao longo dos últimos 20 anos apoiamos mais de 2.000 empresas a operarem sua TI e se transformarem. Adquirimos muito conhecimento e técnica para conduzir transformações de forma segura e ágil e sabemos como ajudá-lo a deixar sua TI e seus negócios prontos para o futuro.

 

BUS

 

Receba novidades

Nova call to action
Nova call to action

Categorias

Ver todas