TIVIT BLOG

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
TIVIT One Cloud
By
Fevereiro 10, 2017

4 práticas de Gestão de TI que todo CIO deve fazer em sua empresa

times-CIO.jpeg

“Artigo escrito originalmente por Stephen Elliot, Vice Presidente de TI da IDG, para o Portal CIO sobre um olhar acerca de quatro práticas que os CIOs e suas equipes podem utilizar para conduzir a velocidade e qualidade em suas decisões e os seus resultados através do uso de modelos baseados em nuvem e DevOps.”“Eu não tenho tempo para ficar sangrando” é uma fala do personagem Blaine no filme “Predador” de 1987, quando ele e sua equipe perseguem o predador alienígena através da selva. Situação não muito diferente do mundo atual dos negócios e da tecnologia, onde CIOs lutam contra a burocracia e até mesmo contra outros executivos – que mudam as prioridades de tal maneira – que acabam deixando-os muitas vezes sem tempo para se adaptar. Os executivos do negócio precisam sempre aumentar a velocidade que lançam novos produtos, ou entrar em novos centros geográficos ao mesmo tempo que tentam  saber como usar os feedbacks de seus clientes.

 

No final das contas, os gerentes de negócios assumem grande papel nas decisões de gastos de TI, o que acaba por realmente fazendo com que o CIO não tenha tempo algum para sangrar.

 

A grande notícia é que há uma série de práticas que os CIOs podem usar para direcionar sua influência nos negócios e otimizar a velocidade que eles próprios (e também suas equipes) respondem. Melhor ainda, o uso de qualquer uma das práticas abaixo muitas vezes permite que a TI chegue na frente de decisões críticas e influencie a estratégia de negócios. Este é um passo importante para muitos CIOs, já que eles tem o poder de mudar as ações das empresas de reativas para proativas, criando assim a base da estratégia do negócio e a plataforma de entrega para atingir melhores resultados.

 

Os CIOs devem adotar as seguintes práticas para influenciar os negócios e ajudar a impulsionar a vantagem competitiva sustentável através da velocidade e da qualidade dos recursos de TI. Essas práticas são:

1. Focar na otimização da prestação de serviços

Automação deve ser um tema-chave para área de TI da empresa. E serviços baseados em nuvem são ponto de partida para maximizar o pessoal existente, contratar e/ou desenvolver novos conjuntos de habilidades e oferecer velocidade e agilidade para o negócio através de prestação de serviços. Investir no treinamento e desenvolvimento de equipe são os pontos essenciais para conduzir novos modelos de otimização e destruir antigos modelos e processos que são muito lentos e caros.

2. Organizar um time de excelência em Nuvem

Ter este tipo de equipe tem se tornado cada cada vez mais importante, e isso tem permitido que o setor de negócios e TI entenda melhor situações reais por trás da seleção de qualquer decisão baseada na nuvem, ajudando assim a identificar qual o modelo de entrega em nuvem é melhor (privada, híbrida ou pública), bem como a criação de políticas de governança. Este time fornece um conjunto claro de exigências acerca de todo o negócio, tecnologia, segurança, auditoria, conformidade, desempenho, entre outras áreas que ajudam a definir os critérios de seleção  de nuvem. Eles trabalham em estreita colaboração com o negócio, o provedor e o pessoal de compras. Estas mesmas equipes permitem também a criação de uma “mentalidade de broker” que, com crescimento de opções baseados em nuvem e o equilíbrio entre a análise de custos, pode ajudar a tomar a melhor decisão e tornar a TI realmente um provedor de serviços para a empresa.

3. Criar um time de DevOps

Equipes DevOps estão agindo como aceleradores de mudança dentro de suas próprias empresas ao mostrar como o trabalho em equipe, colaboração e automação podem ter impacto sobre a velocidade e a qualidade dos serviços prestados. Eles também servem para possibilitar relações de negócios mais rígidas, através da incorporação de gerentes de negócios como parte das equipes. E por último, os clientes começam a ver seus feedbacks funcionarem, já que os serviços baseados em DevOps são reajustados com base nos mecanismos de retorno do cliente.

4. Criar um time de Tecnologia e Negócios

Esta é uma equipe que trabalha em perfeita colaboração com a equipe de gestão de relacionamento e os próprios clientes. Eles oferecem tecnologia e consultoria de processos de negócios para executivos a fim de avaliar melhor novas tecnologias e futuros e atuais investimentos em TI. Este time olha para potencial cenário na empresa (tanto de negócios quanto de concorrência), ajudando a esclarecer os objetivos e impacto da TI sobre os produtos e fluxos de receita.

Existe uma grande oportunidade para os CIOs repensarem como eles impactam o negócio através da velocidade e qualidade de seus investimentos. Há uma infinidade de atividades e processos que as empresas executam todos os dias para apoiar seus parceiros. Agora é a hora de agir, e não de sangrar.

 

Receba novidades

Nova call to action
Nova call to action

Categorias

Ver todas