TIVIT BLOG

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
TIVIT One Cloud
By
Dezembro 18, 2017

5 Sinais de que o seu provedor de cloud é seguro

A segurança da informação continua sendo o motivo mais comum para que os CIOs ainda temam a jornada para a nuvem. Porém, aqueles que já utilizam a nuvem pública, por exemplo, consideram a segurança como um dos principais benefícios, segundo o Gartner.

 

A verdade é que a grande maioria de provedores investem em soluções de segurança para proteger os seus dados, controlar e monitorar quem os acessa, além de disponibilizarem recursos que detectam possíveis problemas antes mesmo que eles possam afetar o seu negócio.

Confira os 5 sinais de que o seu provedor é seguro: 

 

1 – Eles utilizam regras de Firewall

 

Tanto em servidores físicos, quanto em ambientes em nuvem, o firewall é um dos principais itens de segurança e sua configuração pode restringir ou aceitar as requisições recebidas por seu servidor. Neste quesito é importante destacar que sempre que a sua equipe for configurar as regras do firewall, devem liberar apenas as permissões mínimas necessárias. 

 

Verifique qual tipo de solução para firewall que o seu provedor trabalha, como por exemplo firewall para aplicativos na web, que atua na proteção dos seus aplicativos nativos no ambiente, cria regras de entrada e saída, permissões de acesso, entre outros benefícios.

 

2 – Usam APIs

 

Outra dica citada pelo Gartner, é importante que os provedores abram seus serviços de segurança por meio de APIs - Application Programming Interface. Deste modo, é possível automatizar suas tarefas e garantir a segurança da sua cadeia de ferramentas de integração continua, além de gerenciar outras aplicações e fornecedores na nuvem.

 

3 – Possuem certificações de segurança

 

Avalie as certificações de segurança que o seu provedor possui. Existe uma ampla gama de normas e conformidades internacionais como por exemplo a ISO 27001, umas das normas de segurança independente mais reconhecida no mundo, CSA – Cloud Security Aliance, CIS -  Center for Internet Security, além de normas especificas de acordo com cada país.

 

As regiões da Austrália por exemplo, possuem o IRAP, enquanto o Reino Unido o G-Cloud e em Cingapura o MTCS, essas normas proporcionam auditorias para o controle rígido da segurança dos provedores e consequentemente para a segurança de seus dados. Para conhecer todas as certificações dos principais provedores de nuvem pública acesse os links AWS, Azure e Google Cloud.

 

4 – Ofertam serviços de DNS

 

Os provedores também ofertam serviços de DNS (Sistema de Nome de Domínio) web, que convertem nomes de domínio legíveis por humanos por exemplo, www.tivit.com em endereços de IP legíveis por máquinas por exemplo, 192.0.2.44, usando os computadores para se comunicarem entre si.

 

Esses serviços são altamente disponíveis e escalonáveis, e verificam os registros de domínio e a sua saúde, tornando a navegação mais rápida e detectando sites falsos ou infectados. Alguns ainda permitem que você monitore e gerencie nomes de domínios específicos, oferecendo aos desenvolvedores uma maneira confiável de direcionar os usuários finais para aplicativos na internet, convertendo seus nomes em números IPs.

 

5 - Controlam acesso dos funcionários

 

É importante que os CIOs saibam que os provedores estão promovendo constantes atualizações tecnológicas como novas regras de firewalls e planos para mitigar possíveis vulnerabilidades para toda a sua infraestrutura, mas o controle de acesso aos funcionários ainda é fundamental. 

 

A segurança de nossos dados e aplicações na nuvem dependem não só das soluções seguras que os provedores ofertam, mas também da colaboração da sua equipe em denunciar vulnerabilidades e não fazer mal uso dos dados, acessos e informações, por isso o controle de acesso tem que ser uma função básica e primordial em seu provedor.

 

Plataforma de Gestão apoia sua segurança da nuvem 

 

Com a Plataforma de Gestão TIVIT One Cloud é possível monitorar todas as ações da sua equipe por meio de tags, departamentos, projetos ou usuários.

 

Desenvolvida com todas as boas práticas de segurança baseadas na ISO 27001 e no Framework da Cloud Security Alliance, trabalhamos continuamente nas definições e atualizações de segurança para que a sua empresa seja efetiva na nuvem.

 

Quer saber mais sobre a nossa plataforma? Acesse e confira.

 

TIVIT One Cloud, todas as nuvens em um só lugar!

 

Jornada para nuvem

Receba novidades

Nova call to action
Nova call to action

Categorias

Ver todas