TIVIT BLOG

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
TIVIT One Cloud
By
Fevereiro 10, 2017

Ambientes multi-nuvem: Gestão da complexidade de escolha

Multi-nuvem-1024x572.png

Como as empresas tem impulsionado de forma contínua o mundo da Computação em Nuvem, muitas arquiteturas tem alavancado modelos e serviços múltiplos em nuvem. Devido à complexidade de escolha, clientes e prestadores de serviços deveriam optar por escolher um broker para simplificar seu gerenciamento e centralização.

 

De acordo com a MarketandMarkets o mercado global de Cloud Service Broker (CSB) crescerá de 1,57 bilhões de dólares (2013) para 10,5 bilhões em 2018, com um CAGR de 46,2% e o mercado englobará tanto os serviços de nuvem pública quanto privada.

 

A vantagem de um CSB é a seleção automatizada de serviços específicos em nuvem que forneçam a melhor segurança, desempenho e eficiência de custos. Serviços de gestão incluem a capacidade de autoprovisionar ambientes, analisá-los em termos de desempenho e disponibilidade, e até mesmo governá-los utilizando políticas pré-definidas. O Broker também pode apresentar relatórios sobre a utilização de serviços em nuvem, a fim de demonstrar quais deles oferecem o melhor preço e desempenho. Ainda trabalham com a interoperabilidade de serviços baseados em nuvem pública e privada, e em alguns casos, serviços de governança, segurança e de gestão compartilhada. E além de tudo isso, eles podem fornecer marketplaces, ferramentas de integração de dados e diretórios de serviços em nuvem.

 

Tal como acontece com outras tecnologias de nuvem, cada provedor tem sua própria abordagem e definição acerca do que é um Cloud Broker e o que ele faz. Atualmente, muitos negócios têm se rotulado como um CSB , porem as empresas devem verificar mais a fundo sobre suas funcionalidades e ver o que realmente está disponível, pois muitos estão apenas reaproveitado integração de dados, ou são apenas consultorias “single provider”, e acabam por não fornecer o valor real que um verdadeiro Cloud Service Broker oferece.

 

Para compreender qual é realmente a proposta de um CSB, concentraremos nos principais recursos e serviços que vários cloud brokers ao redor do mundo oferecem:

  • CSB agregam mais valor se forem apresentados no contexto de uma estratégia mais ampla de Computação em Nuvem. Eles fornecem um mecanismo comum para acessar os serviços em nuvens públicas e privadas, assegurando que os mesmos são efetivos no quesito de custos e atendem às expectativas.

 

  • Alguns CSB também oferecem serviços de governança e segurança, incluindo a capacidade de definir políticas e gerenciar identidades.

 

  • O rápido crescimento dos brokers tem causado alguma confusão no meio de Computação em Nuvem em termos do que é um broker e o que ele faz. As organizações devem estar atentas àqueles que não oferecem tudo aquilo que oferecem para o que procuram.

 

  • Tanto os CSB internos quanto os externos estão começando a surgir. Em muitos casos as empresas terão de optar por pelo menos um.

 

  • Os CSBs podem cruzar suas funcionalidades com outras tecnologias de Computação em Nuvem, tais como plataformas de gerenciamento em nuvem, segurança e plataformas de governança. Em alguns casos, eles interagem e em outros, eles são redundantes.

 

As organizações podem analisar business cases sobre a utilização de CSBs antes de adotá-los. Enquanto algumas poucas empresas poderão não se beneficiar ou necessitar do uso de CSBs, a maioria com certeza usufruirá de alguns benefícios.

 

Leia também: Multicloud - Uma boa estratégia para a sua empresa.

 

download-estudo-de-caso

 

 

Receba novidades

Nova call to action
Nova call to action

Categorias

Ver todas