Benefícios de adotar infraestrutura como código na automação de T.I

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
TIVIT
By
Janeiro 18, 2022

Benefícios de adotar infraestrutura como código na automação de T.I

Você já parou para pensar em quais podem ser os benefícios da infraestrutura como código? A ideia é tornar todo o processo ainda mais automatizado, mas sem perder em qualidade. E o melhor: tudo isso utilizando os principais recursos de Big Data, Machine Learning e Inteligência Artificial. O que acha, então, de conhecer um pouco mais sobre o assunto?

Continue a leitura deste artigo para saber mais!

O que é infraestrutura como código?

Quando se fala em um servidor físico, é natural se preocupar com uma série de desafios, certo? Seja para fazer a compra de servidores e roteadores, seja para ter o ar-condicionado na temperatura certa e a segurança física para não deixar que nada fique exposto. Com uma solução em nuvem, tudo isso deixa de ser um problema e o seu foco se torna apenas o seu trabalho. Mas o que isso tem a ver com infraestrutura como código?

 

A relação entre os dois conceitos é simples: com ele, você descreve os recursos e a plataforma se encarrega de gerenciar as dependências e sequenciamento lógico para criação ou remoção desses mecanismos. Ou seja, com apenas um código é possível construir uma página na web ou um sistema complexo com o que há de melhor em Big Data, Machine Learning ou Inteligência Artificial.

 

O objetivo é agregar mais valor ao seu negócio a partir da remoção de recursos desnecessários ao longo do caminho. Os processos internos se tornam muito mais simples e eficientes, explorando o máximo da sua elasticidade, construindo uma solução inovadora, sempre de acordo com as necessidades e os objetivos do seu empreendimento ou da sua equipe.

 

Com a combinação entre a infraestrutura como código e a automação em nuvem AWS, os fluxos mais complexos podem ser executados, sempre com a eficiência necessária para construir um diferencial competitivo para o seu negócio. Até mesmo respostas a eventos específicos são automatizadas, aumentando a proteção contra invasões ou lidando com o aumento do número de acessos em seu site.

Benefícios da automação em nuvem e da infraestrutura como código

Na prática, o que a sua organização ganha com a combinação entre automação em nuvem AWS e a infraestrutura como código? Falaremos disso nos tópicos a seguir.

Consistência

A criação de uma grande quantidade de um mesmo recurso dentro de um projeto pode exigir horas ou dias se o processo for feito manualmente — além de um risco considerável em sofrer com alguma falha durante a sua execução. Tudo isso geraria não apenas o desperdício de tempo, mas também de recursos valiosos para a sua empresa. Com a automação desses processos, a consistência é alcançada.

Esse mesmo benefício pode ser aproveitado em alterações manuais em qualquer item da configuração realizada. Com a resposta automatizada, o processo para a remediação é acionado automaticamente, sem a necessidade de intervenção humana. A estrutura retorna ao seu estado anterior e os processos não vão sofrer nenhuma alteração fora do planejamento.

Agilidade e Flexibilidade

Um dos grandes benefícios da automação em nuvem é justamente a velocidade com que os processos podem ser realizados, não é mesmo? Isso é potencializado com a criação da infraestrutura como código. Em apenas alguns segundos ou minutos é possível construir do zero, ou expandir um ambiente por completo. Isso é válido tanto para atender uma demanda pontual quanto para realizar testes.

 

Dessa forma, com agilidade e flexibilidade a sua empresa consegue construir o que for necessário para atender ao planejamento estratégico definido. Tudo isso sem perder tempo ou recursos, além de adequar a estrutura aos seus objetivos.

Maior produtividade

Ganhar produtividade pode ser um benefício para qualquer profissional. Em um ambiente automatizado, os analistas da sua equipe dedicam o tempo em tarefas relacionadas à operação que geram mais valor que processos operacionais rotineiros, repetitivos e burocráticos. O foco fica totalmente dedicado ao que realmente é relevante.

 

Além disso, os dois conceitos contribuem com a satisfação dos profissionais da sua equipe. Afinal, analistas de TI gostam de desafios, certo? Com a dedicação e o foco apenas em desenvolvimento e automação, eles ficarão mais engajados e experientes a cada dia, absorvendo conhecimento que realmente pode ser útil no futuro para a companhia.

Reaproveitamento

Quando se fala em produtividade, é natural que o termo reaproveitamento faça parte desse contexto. Ou seja, reutilizar informações e dados úteis para que os outros projetos da sua equipe sejam desenvolvidos com mais agilidade. Com a automação em nuvem AWS e a infraestrutura como código, o que foi utilizado em um ambiente pode ser reaproveitado na criação de mais ambientes.

 

Desenvolvendo de maneira correta, com a simples alteração de parâmetros de entrada, é possível utilizar o mesmo código sem que isso atrapalhe o resultado a ser alcançado no final. Além disso, também se abre a possibilidade de aproveitamento de trechos de código e a modularização desses segmentos para chamadas a partir de múltiplas origens.

Documentação

Outro benefício da combinação entre infraestrutura como código e automação em nuvem AWS é a possibilidade de controle da sua documentação. Afinal, o que foi desenvolvido se torna uma documentação da sua infraestrutura. A partir de sistemas de comando de versionamento é possível identificar qualquer tipo de alteração realizada no ambiente.

 

Mas não apenas isso: você consegue identificar quando uma alteração foi inserida, por quem foi inserida e o motivo da inserção. Para facilitar o que foi alterado e o entendimento daquele ambiente, ainda existe a possibilidade de transformar o código em uma representação visual.

Segurança

A segurança deve ser uma preocupação de qualquer equipe de TI, certo? A automação em nuvem AWS e o uso da infraestrutura como código ajudam a tornar o ambiente muito mais seguro. Afinal, essas duas condições permitem que você estabeleça quais são as configurações daquele espaço, sem a necessidade de realizar validações periódicas.

 

Esse é um ganho fundamental, já que o ambiente precisa estar sempre seguro. Por meio de soluções como os guardrails e resposta a eventos, a sua equipe tem a conformidade e a segurança necessárias para desenvolver sem maiores preocupações.

Redução de Custo

Conseguir aproveitar todos os benefícios que listamos acima e ainda fazer um uso mais eficiente dos recursos disponíveis é um diferencial competitivo para qualquer empresa. E é exatamente isso o que acontece com a automação em nuvem AWS e a infraestrutura como código trabalhando em conjunto: redução de custos em toda a operação.

 

A redução de custo ocorre automaticamente em consequência aos demais pontos. Além disso, o mesmo código utilizado para criar recursos pode ser usado para retirá-los. Então, em um mesmo workflow que você cria os mecanismos, poderá utilizá-los e, em seguida, removê-los. Dessa forma, você executa automações complexas que utilizam diversos serviços a uma exigência bem reduzida.

TIVIT Cloud Solutions

Com tantas opções no mercado, nem sempre é simples identificar aquilo que é melhor para a sua empresa, não é mesmo? Mas você não precisa se preocupar com isso: a TIVIT Cloud Solutions consegue identificar o melhor de cada nuvem para disponibilizar para a sua empresa. Dessa forma, é possível integrar diferentes ambientes e aplicações com máxima disponibilidade e segurança de dados.

 

A TIVIT é referência na América Latina em soluções completas de nuvem, e disponibiliza toda sua expertise para que sua empresa obtenha todos os benefícios que a computação em nuvem pode oferecer.

 

O que acha de dar o próximo passo e aproveitar todos os benefícios da infraestrutura como código? A nossa equipe pode oferecer todo o suporte necessário para que você automatize ainda mais com as Soluções de Cloud da TIVIT!

 

CTAs-tivit-horizontal-1

 

Receba novidades

New call-to-action
New call-to-action

Categorias

Ver todas