TIVIT BLOG

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
André Santos Rodrigues
By
Dezembro 20, 2018

Bots cada vez mais inteligentes: produtividade e relacionamento

Bots cada vez mais inteligentesO uso dos bots, está cada vez mais permitindo os funcionários se ocuparem de atividades mais estratégicas dentro da empresa, enquanto os chatbots executam tarefas operacionais, além de auxiliar no relacionamento com os clientes através de automações de conversas cognitivas humanizadas (Inteligência Artificial). Esta nova postura permite tanto uma maior produtividade por parte dos colaboradores, por estarem livres para demonstrar seu potencial, como para os clientes, que terão mais agilidade no atendimento recebido.

 

A utilização de bots inteligentes faz com que as empresas ampliem as opções de ações de marketing, principalmente por focar mais em relacionamento; a consequência natural é a ampliação de vendas. Assim, um assistente virtual como este pode fornecer as informações que ele busca de forma precisa e rápida, com maior segurança.

 

Do ponto de vista empresarial, os bots são mecanismos que melhoram a comunicação interna, facilitam a automação de processos, geram mecanismos de insights criativos, apresentam análise de dados mais apurada. O controle dirigido de tais mecanismos faz com que as empresas possam projetar resultados, o que incide direto na produtividade.

 

Por meio da integração dos bots com os sistemas de gestão das empresas e a análise do perfil de cada usuário, é possível personalizar o conteúdo das respostas e de intenções, que passam a considerar variáveis como sexo, idade e histórico de movimentações e diálogos anteriores de quem está interagindo com a ferramenta; esta dinâmica atua diretamente na produtividade e na qualidade do serviço prestado.

Existem exemplos nos mais variados setores que usam os bots muito bem, e isso contribui para as ações empresariais. Vejamos dois exemplos aplicados ao cotidiano, de usos em contextos bastante diferentes, para termos uma ideia da amplitude de aplicação dos bots:

 

  • Turismo

O apoio no planejamento de uma viagem faz com que os chatbots de turismo ajudem os usuários do serviço a roteirizar sua viagem, oferecendo informações acerca de voos, disponibilidade de hotéis, reservas de carros, passeios e, como não podia faltar, a opção de reserva que pode ocorrer no próprio chat ou redirecionar o utilizador para a respetiva página.

 

Há, também, a possibilidade de promover mais atenção e interação, pois estes bots surgem com vista a gerar mais atenção do cliente, interagindo mais e de forma mais atrativa e próxima do consumidor, ou seja, o centro é o relacionamento. As empresas no ramo do turismo podem, através desta tecnologia, enviar notificações sobre os preços quando estes entram em promoção, recolher feedback acerca da experiência do clientes, entre várias outras funções.

 

  • Fast food

Marcas consagradas de fast food já contam com o chatbot para agilizar seu fluxo de pedidos tanto para delivery quanto no próprio restaurante, o que ajuda a diminuir filas e ainda cria uma experiência de consumo e relacionamento diferente.

 

Além disso, os pedidos feitos à distância ficam registrado no histórico do cliente, podendo ser acessado pelo chatbot e, com isso, facilitando repetir pedidos de pratos e combinações favoritos.

 

Com a crescente tendência das empresas para aumentar a experiência do cliente e reduzir custos operacionais, o crescimento do mercado global de bots nos próximos anos é inevitável e, na verdade, louvável. O que falta é a ampliação do conhecimento da aplicação dos mesmos.

 

Receba novidades

Nova call to action
New call-to-action

Categorias

Ver todas