Case: TIVIT realiza migração de sucesso de nuvem privada para Azure

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
TIVIT
By
Março 25, 2020

Case: TIVIT realiza migração de sucesso de nuvem privada para Azure

Buscando extrair mais performance e otimizar sua verba, A TIVIT migra aplicações e bancos de dados para uma das maiores nuvens públicas no mundo: a Microsoft Azure.

 

A TIVIT contava com bancos DB2, servidores Linux e uma nuvem privada. Contudo, ela enfrentava problemas de escalabilidade, os quais requereriam investimentos elevados para serem solucionados adequadamente. A alternativa veio na forma de uma migração completa do modelo de private para public cloud, com renovação de seus bancos de dados e OS de servidores, efetivamente criando um novo e melhor ambiente de híbrido, com instâncias on-premises e em nuvem pública.

 

Por suas características, o Microsoft Azure foi escolhido como sendo a melhor opção, e demais recursos foram selecionados com base nesta decisão, de modo a criar mais sinergias e mais interoperabilidade entre sistemas e módulos. Dentre os objetivos deste projeto, os principais pontos eram:

  • Redução de custos com licenciamento
  • Ganho de agilidade e escalabilidade operacional com a nuvem
  • Funcionalidades aprimoradas e ampliadas, além de mais opções de add-ons por meio do Marketplace
  • Atualizações constantes, tanto do ponto de vista funcional quanto técnico e de segurança
  • Facilidade de configurações, economizando tempo para a equipe de TI

Como se tratava de uma migração grande e complexa, houve um detalhado planejamento, começando pela avaliação dos workloads em cada um dos ambientes. Também foi feita uma análise de impacto nos sistemas e ferramentas usadas pelos departamentos da empresa, de modo a prever problemas e antecipar as soluções a serem aplicadas.

 

Uma vez realizado o planejamento, partiu-se para a execução da migração. Este projeto envolveu a recriação do banco de dados e configuração dos servidores, saindo do DB2 e Linux e partindo para SQL e Windows, mais indicados para rodar em Azure. 

 

Dada a complexidade do projeto, esta migração foi realizada em fases, de modo a reduzir impactos operacionais e permitir a rápida remediação de falhas e erros. No total, a migração foi realizada ao longo de dois meses, sendo que a parte crítica - migração do ambiente de produção - levou 3 dias. Estas medidas provocaram downtimes mínimos e restauração rápida do sistema.

 

A migração foi realizada com sucesso e dentro do prazo estipulado, sem grandes imprevistos e prejuízos operacionais, e atingiu os objetivos técnicos e de negócios da TIVIT. Em termos práticos, foram verificados ganhos financeiros, na forma de otimização de verba em relação à performance do sistema. Também foram constatadas reduções de atividades operacionais críticas cómo restauração de bancos de dados - cujos tempos médios caíram de 48h para apenas 2h - além de aumento da resiliência dos sistemas baseados no Azure, graças à confiabilidade do sistemas e das ferramentas de suporte e backup.

 

A TIVIT está orgulhosa dos resultados obtidos pelo projeto. Os benefícios destacados incluem:

  • Atualização tecnológica de seu ecossistema digital
  • Automação de processos e atividades rotineiras e esporádicas
  • Otimização de tempo da equipe de TI
  • Redução de custos de manutenção e de investimentos em expansão de infraestrutura

Diante dos resultados e benefícios expressivos, a TIVIT planeja replicar este mesmo projeto em suas unidades espalhadas pela américa, unificando seu parque digital no Azure.

 

A TIVIT é uma multinacional brasileira de soluções digitais com operações em dez países da América Latina. A companhia apoia seus clientes na evolução de seus negócios por meio de soluções digitais divididas em quatro linhas de negócios: Digital Business, Cloud Solutions, Digital Payments e Technology Platforms.

Presente no mercado há mais de 19 anos, a companhia investe em ofertas de tecnologias emergentes, soluções digitais e serviços baseados em nuvem híbrida para apoiar as empresas em seus desafios de negócios. Com expertise em diversos setores como meios de pagamento, serviços financeiros, utilities, varejo e manufatura, a TIVIT possui independência tecnológica e integra diferentes plataformas para desenvolver soluções inovadoras com o intuito de contribuir com a competitividade das empresas.

Oito entre as dez maiores empresas da América Latina e 100 das 500 maiores empresas do Brasil contam com a TIVIT como parceira tecnológica para trazer eficiência e inovação para seus negócios.

 

New call-to-action

Receba novidades

New call-to-action
Nova call to action

Categorias

Ver todas