TIVIT BLOG

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
TIVIT CLOUD
By
Março 07, 2018

Cloud e os processos de Governança de TI

Screen Shot 2019-01-29 at 3.44.46 PM

A sua jornada para a nuvem deve ser preparada cuidadosamente para que você possa evoluir sua governança de TI. Levar seus workloads para cloud computing não demanda uma mudança radical e imediata nos modelos atuais de governança, embora adaptações podem ser necessárias e vantajosas.

 

Por exemplo, se uma determinada aplicação tem uma janela crítica, com uma mudança que você não consegue executar sem parar a aplicação, ela vai continuar tendo esse mesmo modelo de governança na nuvem. Ou seja, conforme você desenha o seu processo, você pode acompanhar as evoluções e a maturidade na nuvem.

 

Novas tendências

 

Outro ponto muito importante é que existe uma série de outras tendências e metodologias de desenvolvimento que estão em volta do Cloud Computing, como Agile, Continuous Integration e DevOps. A governança deve ser transformada conforme a empresa conquista maturidade e domínio sobre estas metodologias.

 

Você precisa se perguntar se a sua equipe de desenvolvimento de softwares, já está aplicando a metodologia Ágil e se suas aplicações já mantem um plano de Continuos Integrations. Ou seja, eu consigo fazer mudanças, alterar, colocar novos recursos sem parar essa aplicação?

 

A aplicação já está sendo pensada com o DevOps e as automações dos recursos de infraestrutura vão ser integradas? Então, conforme você inicia a sua jornada para a nuvem é preciso amadurecer as outras metodologias e é esse conjunto que vai definir se é preciso alterar os processos de governança. 

 

Falando sobre a Governança de TI, um estudo promovido pela RightScale no ano passado revela as percepções sobre os benefícios que as empresas pretendem atingir com a adoção do cloud computing, mostrando onde as empresas já estão maduras:Enterprises with Keys Areas of Cloud Governance Defined.png

 

Planejamento em primeiro lugar

 

Um plano eficiente de jornada para Cloud deve ser desenhado levando em conta a transformação do modelo de governança no tempo, conforme a jornada evolui. A sua empresa não vai se desfazer dos processos que já possui de uma hora para outra, essa evolução é uma constante mudança com o tempo.

 

Como falamos no post 5 Sinais de que o seu provedor de cloud é seguro, os principais provedores possuem as certificações especificas mais importantes do mercado. Além de garantir os SLAs de segurança, as instituições promovem frequentes auditorias a fim de garantir que a governança de TI dos provedores seja seguida. 

 

E mesmo se você possui uma aplicação muito crítica, e prefere estar em um data center em que você possa monitorar, há ainda a opção da nuvem privada. Assim, você atende as questões especificas de compliance do seu ambiente e ganha toda a orquestração e automação que a nuvem oferece.

 

Entenda também a diferença entre cloud e hosting.

 

 

 

Jornada para nuvem

 

Receba novidades

Nova call to action
Nova call to action

Categorias

Ver todas