TIVIT BLOG

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
Anderson Fogagnoli
By
Setembro 11, 2018

Cloud Savings: como obter melhor dessa tecnologia - Parte I

A computação em nuvem reduz os custos reais de TI de formas diferentes. Tal afirmação está baseada em uma pesquisa desenvolvida pela IDC (sigla para “International Data Corporation”), na qual aponta o crescimento na adoção de soluções de cloud technologies pelas organizações no Brasil. Estudos apontam que 10,4% das empresas tiveram um aumento nas receitas após aderirem às soluções em cloud computing e 77% reduziram os custos de TI. Ou seja, recorrer à nuvem é a pura realidade para impulsionar os ganhos empresariais, e trazer economia.

 

Cloud Savings

 

Uma TI que não precisa ocupar seus esforços com uma infinidade de problemas cotidianos porque tem a quem repassar as demandas computacionais que atrapalhariam seu dia pode dedicar-se à geração de ideias que fazem a empresa crescer, bem como usar melhor essas tecnologias passam ter menos gastos.

 

Portanto, empresarial é possível buscar redução de custos utilizando de forma adequada a nuvem, seja provisionando somente o que precisa dessa tecnologia (não superdimensionando o ambiente), ou economizando em horários ociosos, definindo os recursos necessários para seu ambiente, automatizando para reduzir o tempo dos seus recursos técnicos. Além de aplicar reservas de instâncias, podendo obter redução de custo que podem chegar em até 75% em comparação com as instâncias sob demanda.

 

Agora vamos, juntos, analisar alguns pontos importantes e que podem passar despercebidos na otimização técnica e financeira utilizando Cloud Computing.

Benefícios da computação em nuvem:

  • Escalabilidade

Com a cloud computing, o gestor pode prever os requisitos de capacidade convenientes para o momento da empresa e redimensionar para mais ou para menos, de acordo com as demandas que surgirem.

  • Flexibilidade

A transformação digital propicia maior flexibilidade e pode significar a diferença entre ser uma empresa inovadora e estar atrasada no mercado.

  • Custo reduzido

Um dos maiores benefícios trazidos pela economia cloud computing é a redução de custos, um grande atrativo para as empresas. Após a adoção dessa tecnologia, os gastos com equipamentos, servidores e computadores são os primeiros a terem redução significativa, visto que os valores desprendidos correspondem apenas ao tempo de utilização dos recursos, não sendo necessário pagar por uma licença integral de uso de software. 

  • Capacidade Computacional

O aumento da capacidade de armazenar informações desempenha um papel-chave no potencial operacional de sua equipe, e o controle de seu uso também, e ainda poderá fornecer ótimos serviços na sua atividade principal, sem ter que pagar por hardware extra, softwares, pessoal e manutenção.

  • Errar e corrigir rapidamente

O ambiente de cloud computing é aberto, o empreendedor deve compartilhar informações, mostrando para os seus colaboradores o que deu certo e o que deu errado. O erro, muitas vezes, pode não significar um problema, desde que exista um acompanhamento muito próximo do planejado x executado. Em uma empresa inovadora, o erro é apenas o caminho para o acerto, e a velocidade da informação permite rápida reorientação da nuvem.

  • Agilidade

A democratização do uso da tecnologia permite maior agilidade. A grande concorrência entre as nuvens está fazendo com que a tecnologia de ponta se torne acessível para qualquer tamanho de empresa e de forma cada vez mais rápida.

  • Criatividade

A tecnologia da nuvem está cultivando uma nova cultura de liderança que valoriza a criatividade com liberdade de pensamento e a transparência para construir confiança nas equipes, retirando a empresa da inércia.

  • Inovação

Dar atenção à inovação é o caminho natural das empresas que estão atentas às transformações tecnológicas. É o reforço à necessidade das estratégias de implantação da nuvem nas organizações por levarem em consideração aspectos sócio-comportamentais como condição básica para o sucesso deste processo de mudança.

  • Benefícios Técnicos e Financeiros

O cloud computing funciona em ambiente virtual e, dessa forma, é possível criar um workload de recurso computacional muito grande, durante curto período de tempo, com um custo relativamente baixo.

  • Aumento de produtividade

Essa grande capacidade responsiva colabora para o aumento da produtividade e a otimização de tempo e, mais uma vez, aumenta a lucratividade da empresa, na dinâmica própria da economia dessa tecnologia.

Porque minha conta está tão alta?

  • Se eu sempre ouço falar que na nuvem eu vou ter economia? 

A questão deve ser respondida com uma reflexão que precisa de outras interrogações: como está meu planejamento de custo? Estou usando e consumindo o que realmente preciso? Estou monitorando de forma adequada o ambiente do ponto de vista financeiro? Nenhum recurso sem uso está gerando gastos?


Talvez as respostas apontem para uma única direção, que diz respeito ao parceiro escolhido para Gestão do Ambiente de Cloud Computing.

  • Será que meu ambiente está adequado?

A resposta passa pelo monitorando de forma adequada do ambiente do ponto de vista financeiro. E também se minha preocupação com a essa tecnologia está necessariamente relacionada em como minha arquitetura na nuvem está desenhada.


Cloud computing está transformando o modo como trabalhamos, nos deslocamos e produzimos inovação.  Planejar antes de executar é fundamental e determinante para o sucesso de uma estratégia, uma vez que o retrabalho, de fato, custa bem mais caro. 

 

Leia a segunda parte desse artigo aqui

 

Leia também: Cloud computing - Migrar ou não ainda este ano?

New call-to-action

Receba novidades

Nova call to action
Nova call to action

Categorias

Ver todas