TIVIT BLOG

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
Anderson Fogagnoli
By
Setembro 25, 2018

Cloud Savings: como obter o melhor dessa tecnologia - Parte II

Cloud computing pode transformar empresas, fornecendo mais eficiência, agilidade e produtividade, além de várias opções que podem ajudar e aprimorar os processos, aplicativos e serviços do ponto de vista de gerenciamento. Sendo assim, empregar mais tempo no desenho da arquitetura, planejamento e elaboração de estratégia é a melhor forma de criar o cenário ideal para atender ao momento da sua empresa.

Cloud Savings: como obter o melhor dessa tecnologia - Parte II

Alguns fatores podem passar despercebidos e implicar em um custo maior do que o planejado, e nessa hora a parceria da TIVIT pode ser propícia para a economia da nuvem na empresa, com expertise para monitorar e analisar seus custos, tirando o melhor proveito dessa tecnologia.

 

A migração para a nuvem requer algumas considerações importantes a serem pensadas, desde ferramentas e custos, até segurança. Como resultado, muitas empresas transferem suas aplicações e dados para a nuvem, considerando os seguintes passos:

 

  • Considere a aplicação ou dados: nem toda aplicação é passível de ser migrada para a nuvem,  no entanto, para tirar vantagem da computação em nuvem, sem comprometer informações críticas, é possível a utilização da nuvem privada e nuvem híbrida, em alguns casos, em conjunto.
  • Avalie os custos: Muitas organizações migram para a nuvem porque o custo é eficiente, além da redução de custos em hardware, energia e licenciamento de softwares, atualmente já ofertados pelo provedor de nuvem. No entanto, os benefícios financeiros são diferentes para cada cenário. Além disso, os custos ocultos podem ser um fator grande de peso no pós migração, por isso a TIVIT reforça a necessidade de um planejamento eficaz do projeto.
  • Escolha o melhor cenário para a sua empresa: Aplicações e considerações de custo podem pesar quando o assunto é movê-las para a nuvem, porém escolher o cenário ideal é tão importante quanto movê-los com segurança. E mesmo que haja diversos benefícios em nuvens públicas, privadas e híbridas, as organizações devem determinar qual o melhor modelo que atenda às suas necessidades. E a TIVIT pode apoiá-los nesta missão. 
  • Repense a governança e segurança: A migração para a nuvem muitas vezes pode mudar a estratégia de governança de uma organização, sendo possível usufruir do modelo oferecido por estes provedores. As preocupações de segurança podem ser um impedimento comum para organizações considerarem migrar para a nuvem, por isso é importante contar com parceiros capacitados. A TIVIT pode apoiar e tirar suas dúvidas em relação a este assunto.
  • Prepare-se para os desafios de migração nuvem-para-nuvem: Migrações não são apenas uma transição da tecnologia de seu data center para a nuvem, pode-se também migrar dados de um provedor de nuvem para outro, que podem ser entre nuvens públicas ou entre nuvens públicas e privadas. No entanto, este processo de migração entre nuvens privadas para nuvens públicas pode exigir maior tempo de planejamento. A TIVIT tem experiência neste tipo de projeto e pode apoiá-los.

 

O cloud computing é uma nova realidade, vital nos processos de inovação.  Contar com a parceria adequada, que proponha uma arquitetura bem desenhada, que ajude a planejar antes de executar. Isto é o que faz a TIVIT. Auxilia seu negócio por entender as necessidades de ambiente de TI e desenhando uma estratégia adequada à sua realidade.

 

As empresas precisam determinar prazos de migração para suas aplicações e dados, algumas escolhem migrar tudo para a nuvem de uma vez só, outras se sentem mais confortáveis criando um plano progressivo. Cada realidade aponta para uma dinâmica dentro da tecnologia de nuvem, e a TIVIT pode indicar se é mais eficaz começar com aplicações menos críticas e depois mover gradualmente o restante, ou o contrário.

 

O suporte que a TIVIT oferece, com solidez de sua expertise, ajuda no monitoramento do ambiente do ponto de vista financeiro, e de quanto em quanto tempo as revisões de arquitetura devem ser mantidas. A oportunidade é agora, o momento é já, e a TIVIT é a parceira ideal para a nova era. 

 

Leia a primeira parte desse artigo aqui

Jornada para nuvem

Receba novidades

Nova call to action
New call-to-action

Categorias

Ver todas