TIVIT BLOG

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
TIVIT One Cloud
By
Maio 03, 2017

Cloud | Vantagens de pagar em moeda local

Se sua empresa já decidiu iniciar a jornada para a nuvem talvez uma das dúvidas mais frequentes seja como esse serviço seria cobrado. Dólar, Euro ou em Reais? Sabendo que a oferta de provedores estrangeiros no Brasil ainda é muito maior do que a oferta de provedores nacionais, é preciso entender as vantagens de pagar em moeda local.

O pagamento em moeda local não precisa ser uma preocupação para a sua empresa, desde que ela considere utilizar um Cloud Service Broker. Caso a contratação seja feita diretamente com o provedor, é preciso estar atento.

Entenda o tipo de cobrança

Se a sua empresa optar por um provedor estrangeiro e realizar a contratação sem a intermediação de um Cloud Service Broker, você estará atrelado à moeda utilizada pelo provedor. Neste caso, a oscilação do câmbio poderá atrapalhar o seu orçamento, caso você não esteja prevendo essa mudança. Ou seja, se a moeda aumentar, seu ambiente em nuvem poderá sair mais caro do que o valor projetado.

Custos ocultos

Fique atento ao contratar os serviços em nuvem para não ser pego de surpresa com os “custos ocultos”. Considere o recolhimento correto dos impostos de importação de serviços, além da previsão de custos de rede e largura de banda.

Essas questões podem tornar o seu orçamento incerto, caso não sejam consideradas. Alguns provedores oferecem calculadoras de preços para que você possa estimar os valores, já convertidos em reais. Porém, cada vez que a moeda oscila, esse preço também varia e a projeção pode não ser tão precisa.

Atenção com a tributação

A Receita Federal Brasileira entende que a contratação de serviços de nuvem no exterior é tributada conforme as nossas leis de importação de serviços, como IRRF, o CIDE (Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico), PIS-Cofins de importação, além do ISS (Imposto Sobre Serviços).

Além dessa tributação, não podemos esquecer que caso a contratação de hospedagem em provedores internacionais seja feita via cartão de crédito, também é cobrado o IOF além da variação da taxa de câmbio. O que torna essa contratação um pouco mais cara do que os serviços de hospedagens nacionais.

Vantagens de pagar em moeda local

Para ter certeza de que a sua fatura não vai sair do planejamento, optar por um serviço de Cloud Service Broker pode ser a sua melhor saída. Com nosso Cloud Service Broker, por exemplo, a fatura é fechada no final do mês e o valor da mesma com impostos é convertido de acordo com o dólar ptax do dia. Esse dólar é até 5% mais barato que o dólar turismo pago em cartão de crédito.

Com os serviços de nacionalização e pagamento em moeda local, você paga pelos serviços via boleto ou depósito bancário, além de receber a Nota Fiscal Brasileira de todos os serviços contratados.

Conheça o serviço de pagamento consolidado

A principal vantagem do serviço de Pagamento Consolidado é a possibilidade de pagar seu provedor de computação em nuvem em moeda local. A TIVIT é responsável por todo o processo de importação e de recolha de todos os impostos e taxas obrigatórios, emitindo nota fiscal brasileira. Além disso, você terá à disposição nossa exclusiva plataforma de gestão de gastos e otimização de ambientes.

Quer saber mais sobre a nossa plataforma? Acesse em www.tivit.com/one-cloud

 

Receba novidades

Nova call to action
Nova call to action

Categorias

Ver todas