Populares
Se sua empresa já decidiu iniciar a jornada para a nuvem talvez uma das dúvidas mais frequentes seja como esse serviço seria cobrado. Dólar, Euro ou em Reais? Sabendo que a oferta de provedores estrangeiros no Brasil ainda é muito maior do que a oferta de provedores nacionais, é preciso entender as vantagens de pagar em moeda local.
O pagamento em moeda local não precisa ser uma preocupação para a sua empresa, desde que ela considere utilizar um Cloud Service Broker. Caso a contratação seja feita diretamente com o provedor, é preciso estar atento.
Entenda o tipo de cobrança
Se a sua empresa optar por um provedor estrangeiro e realizar a contratação sem a intermediação de um Cloud Service Broker, você estará atrelado à moeda utilizada pelo provedor. Neste caso, a oscilação do câmbio poderá atrapalhar o seu orçamento, caso você não esteja prevendo essa mudança. Ou seja, se a moeda aumentar, seu ambiente em nuvem poderá sair mais caro do que o valor projetado.
Custos ocultos
Fique atento ao contratar os serviços em nuvem para não ser pego de surpresa com os “custos ocultos”. Considere o recolhimento correto dos impostos de importação de serviços, além da previsão de custos de rede e largura de banda.
Essas questões podem tornar o seu orçamento incerto, caso não sejam consideradas. Alguns provedores oferecem calculadoras de preços para que você possa estimar os valores, já convertidos em reais. Porém, cada vez que a moeda oscila, esse preço também varia e a projeção pode não ser tão precisa.
A Receita Federal Brasileira entende que a contratação de serviços de nuvem no exterior é tributada conforme as nossas leis de importação de serviços, como IRRF, o CIDE (Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico), PIS-Cofins de importação, além do ISS (Imposto Sobre Serviços).
Além dessa tributação, não podemos esquecer que caso a contratação de hospedagem em provedores internacionais seja feita via cartão de crédito, também é cobrado o IOF além da variação da taxa de câmbio. O que torna essa contratação um pouco mais cara do que os serviços de hospedagens nacionais.
Vantagens de pagar em moeda local
Para ter certeza de que a sua fatura não vai sair do planejamento, optar por um serviço de Cloud Service Broker pode ser a sua melhor saída. Com nosso Cloud Service Broker, por exemplo, a fatura é fechada no final do mês e o valor da mesma com impostos é convertido de acordo com o dólar ptax do dia. Esse dólar é até 5% mais barato que o dólar turismo pago em cartão de crédito.
Com os serviços de nacionalização e pagamento em moeda local, você paga pelos serviços via boleto ou depósito bancário, além de receber a Nota Fiscal Brasileira de todos os serviços contratados.
Conheça o serviço de pagamento consolidado
A principal vantagem do serviço de Pagamento Consolidado é a possibilidade de pagar seu provedor de computação em nuvem em moeda local. A TIVIT é responsável por todo o processo de importação e de recolha de todos os impostos e taxas obrigatórios, emitindo nota fiscal brasileira. Além disso, você terá à disposição nossa exclusiva plataforma de gestão de gastos e otimização de ambientes.
Quer saber mais sobre a nossa plataforma?
Acesse em www.tivit.com/one-cloud
