TIVIT BLOG

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
Fabio Ribeiro Amigo
By
junho 27, 2019

Como atingir Continuous Integration?

continuous integration

Eficiência e produtividade são elementos que fazem parte da operação de praticamente qualquer empresa, em qualquer segmento. E isso é particularmente verdadeiro quando se trata de TI. 

 

Com foco em otimizar o pipeline das equipes de desenvolvimento, diversas práticas vêm surgindo e sendo aprimoradas nos últimos anos, o que ganha mais força com o surgimento de novas tecnologias que ajudam a acelerar este processo com qualidade e confiabilidade.

 

Para entender melhor quais são estas técnicas e tecnologias que vêm moldando o cenário do desenvolvimento, confira este artigo e veja como elas podem ser aplicadas em sua empresa para ajudar a otimizar a sua própria produção.

 

DevOps e a CI

O primeiro ponto a ser entendido é um termo comum atualmente em tecnologia: DevOps. Este conceito surgiu originalmente para aproximar e melhor alinhar as áreas de projeto e operações em empresas de tecnologia. Baseado em metodologia Agile, o DevOps (fusão de development e operations, em inglês) aproxima todos os públicos relevantes para a realização de um projeto – dentro e fora da equipe de programação – logo em seu início, promovendo encontros regulares para controle e solução de problemas, o que reduz a necessidade de retrabalhos, diminui erros, aumenta fluência da comunicação e tende a não sobrecarregar a equipe de forma geral.

 

Junto ao DevOps, a Continuous Integration (e o conceito paralelo de Continuous Delivery) é um termo que também ganha popularidade por ajudar na eficiência do processo produtivo em TI. Em casos de projetos complexos, é padrão dividir as tarefas entre equipes e profissionais, que executam independentemente suas partes e, posteriormente, unificam cada uma delas em um todo.

 

Neste caso, a ideia da CI é promover o máximo de integrações possíveis ao longo da condução do projeto, ao invés de esperar para integrar tudo ao final, o que permite correções mais rápidas de erros e reduz a pressão por tempo e retrabalhos próximo à data de entrega.

 

Trazendo a CI para sua empresa

Os benefícios desta prática são claros e já bem documentados: menor incidência de erros na entrega do projeto, maior facilidade da correção de bugs ao longo do processo de desenvolvimento, maior fluxo de integração e comunicação entre os membros da equipe, mais agilidade da condução do projeto, entre outros. 

 

Para obter estes benefícios, o primeiro grande passo é implantar esta visão junto aos gestores de projetos, operações e desenvolvimento, razão pela qual o DevOps é uma metodologia que tem comprovadamente sido bem-sucedida em todo o mundo e que é fortemente recomendada para quem tem interesse em implantar CI/CD em sua empresa. Assim, é fundamental preparar a equipe previamente com treinamentos e um trabalho sólido de comunicação, para que todos estejam preparados para atuar segundo as novas diretrizes e expectativas, obtendo, assim, os melhores resultados.

 

Paralelamente, tecnologias emergentes vêm surgindo para ajudar a extrair o máximo destas metodologias. Tecnologias como Jenkins, Concourse e Buildbot ajudam a automatizar etapas do desenvolvimento, dinamizando o fluxo de CI/CD. Paralelamente, ferramentas como GitLab ajudam a manter a coordenação dos trabalhos, com visão clara do histórico de alterações do código no desenvolvimento. Isso, junto com ferramentas de orquestração como Kubernetes e outras, dão substrato para maximizar o desempenho das equipes de DevOps e fortalecer sua abordagem de CI/CD na empresa.

 

Como podemos ver, a combinação de tecnologias avançadas com estas metodologias de trabalho têm enorme potencial para otimizar o pipeline de desenvolvimento, com redução de erros, aumento de produtividade e mais integração entre profissionais. Para empresas que buscam maximizar sua competitividade e otimizar seus processos de trabalho, a implantação de CI/CD pode ser considerada uma necessidade, portanto deve ser analisada com cuidado para ser adotada o quanto antes e, com isso, ajudar na evolução de seu negócio.

 

Nova call to action

Receba novidades

Nova call to action
Nova call to action

Categorias

Ver todas