TIVIT BLOG

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
TIVIT
By
Março 15, 2018

Como gerenciar acessos e pausas regulamentares de sua empresa | Reduza riscos e ações trabalhistas

Alguns dispositivos legais obrigam funcionários que trabalham em condições de extremos de temperatura, como câmaras frigoríficas, a fazer pausas regulares para garantir sua saúde (como artigo 253 da lei 5452/42, a NR 36 do MT etc.) dada as condições adversas de atuação.

 

O problema que as empresas enfrentam não é a ausência do controle, mas sim a maneira como esse controle é feito. Hoje são utilizados papéis em pranchetas ou murais em que os funcionários fazem seu próprio registro de entrada e saída. Quando os funcionários são desligados, são movidas ações trabalhistas que questionam o tempo de exposição destes nas áreas de risco e/ou insalubridade e as empresas acabam não conseguindo provar que as pausas foram respeitadas. E quando conseguem obter os registros, este não tem valor legal, dada a possibilidade de alteração. 

 

Diante disto, muitos gestores vêm procurando soluções que possam auxiliá-los a realizar estes registros, mas acabam encontrando grandes dificuldades. Como ter certeza que o funcionário, de fato, cumpriu sua pausa? Como controlar o tempo da pausa? Como não depender do funcionário para realizar o registro? Estas questões podem ser respondidas com segurança por meio de tecnologia.

 

Para garantir que os colaboradores estão cumprindo suas pausas de forma regular e controlada, sua empresa pode investir em um sistema de monitoramento utilizando sensores com tecnologia Bluetooth Low Energy (BLE). Tags com esta tecnologia são associados ao crachá de cada funcionário, e sensores são colocados nos pontos de acesso às áreas de temperatura extrema. Assim, cada entrada e saída dos colaboradores é registrada em um sistema central, sem a intervenção do funcionário, e o tempo de permanência é medido e registrado. Se algum funcionário ultrapassar o tempo de exposição na área monitorada, seu gestor recebe um alerta.

 

Desta forma, os gestores conseguem controlar em tempo real como está a operação, quantos funcionários estão em cada área e se algum destes está excedendo o tempo regulamentado. Todos os registros são armazenados e podem ser facilmente resgatados pelo gestor para fins de conferência em auditorias ou possíveis ações movidas pelos funcionários. Com isso, a empresa, além de se proteger legalmente, também passa a gerenciar a qualidade do ambiente de trabalho.

 

Este tipo de solução é flexível e adaptável, podendo ser utilizada em diversos cenários em que haja necessidade de controle e contagem de tempo, como áreas de calor excessivo, ambientes insalubres e outros. Similarmente, é possível aliar esta solução com recursos avançados de Internet das Coisas (IoT), onde dispositivos no próprio ambiente podem realizar a interação com os profissionais, requisitando sua saída para o intervalo ou impedindo a entrada de quem ainda não concluiu a pausa.

 

Conte com a tecnologia na gestão e na operação de seu negócio. Por meio de soluções como esta, sua empresa estará prevenida contra problemas trabalhistas e ainda otimiza sua gestão por meio de soluções avançadas e dinâmicas.

 

Conheça mais detalhes e benefícios da solução TIVIT!

 

download infográfico segurança do trabalho

Receba novidades

Nova call to action
Nova call to action

Categorias

Ver todas