TIVIT BLOG

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
TIVIT CLOUD
By
Março 30, 2017

Como saber quando está na hora de migrar para a nuvem.

Muito se fala em cloud computing e o que se deve migrar para a nuvem primeiro. Mas algumas empresas ainda estão um passo atrás, questionando como saber quando está na hora de migrar para a nuvem.

 

Dúvidas sobre como os sistemas legados vão funcionar na nuvem, incertezas quanto à própria performance do sistema atual, questões de segurança, adaptação da sua equipe e também quais as reais vantagens que essa tecnologia pode oferecer. Por isso neste post, vamos falar sobre alguns pontos primordiais para que você possa considerar a ida para a nuvem.

 

Constante manutenção em hardware

 

Se a sua empresa investe em estruturas locais, além do investimento para o setup inicial, é preciso investir em recursos para manutenções constantes e eventualmente renovação do parque tecnológico, para acompanhar a atualização das tecnologias e manter a alta performance.

 

 Por isso, faça uma análise se os custos fixos associados à manutenção do sistema, as horas e o tamanho da equipe dedicadas são menores do que as economias geradas pela nuvem para verificar se não é a hora de mudar.

 

 Como a premissa da nuvem é armazenar os dados em uma infraestrutura que não esteja necessariamente em sua empresa, e sim alocado em algum data center, a sua empresa pode também ganhar espaço físico com a migração. 

 

 Controle de segurança

 

 Ter um plano de contingencia para proteger seus dados, apps e sistemas é primordial para garantir que nenhuma falha ou hakers perturbem os seus negócios. Ter o total controle das questões de segurança é uma tarefa árdua para qualquer gestor.

 

 A nuvem oferece segurança e estabilidade, em caso de desastres ou ataque de hakers os serviços em nuvem oferecem diferentes opções de recuperação de dados, além de que, o índice deste tipo de recorrência acaba sendo menor. Caso a sua empresa lide diretamente com problemas de perda de dados ou tem um alto risco de invasões, a nuvem é uma ótima opção.

 

Necessidade de acesso remoto

 

Muitas empresas têm optado por um modelo de trabalho home office, e garantir a segurança dos dados acessados por uma rede altamente segura é um desafio gigante. Se a sua empresa já optou por esta modalidade de trabalho, a necessidade de acesso remoto rápido e controlado é primordial.

 

Perdeu dados críticos?

 

Esse é um alerta vermelho! Além de ser fundamental a segurança de dados, caso algum desastre aconteça com os seus arquivos e você não esteja preparado, com um backup seguro e outras ações que possam mitigar estes riscos, este problema pode afetar e muito o seu negócio. 

 

Desde documentos até planilhas e arquivos de gestão, os dados estocados no servidor da empresa dependem de um sólido sistema de backup e recuperação, além de planos de contingência em caso de falhas catastróficas, o que costuma estar além da capacidade financeira e técnica da maioria das empresas, mesmo as grandes. Se a preservação de dados é algo relevante para seu negócio, considere a migração rapidamente.

 

 Manutenção de hardware, controle de segurança e perda de dados críticos, são alguns dos pontos cruciais que você deve considerar. O primeiro passo é verificar se estas questões se enquadram as suas necessidades, analisar qual é o modelo de nuvem que pode se encaixar aos seus negócios (nuvem pública, privada, hibrida ou um modelo multicloud) e então iniciar a sua jornada para a nuvem!

 

 

 Migrar para a Nuvem

Receba novidades

Nova call to action
Nova call to action

Categorias

Ver todas