TIVIT BLOG

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
Fabio Ribeiro Amigo
By
setembro 05, 2019

Como vencer as maiores barreiras para implementar um projeto de cloud computing?

como-vencer

A nuvem é uma das grandes tecnologias do momento e, seguramente, é o futuro para a grande maioria das empresas. No entanto, sua implantação pode trazer alguns desafios; veja como superá-los.

 

As pesquisas do Gartner, ano após ano, são consistentes nos resultados: o mercado de cloud computing só tende a crescer. Do ano passado para este, deve aumentar em 17,5%, chegando a US$214,3 bilhões mundialmente, com expansões em todas as linhas de serviço projetadas para os próximos anos. Este crescimento é consequência natural na melhoria da qualidade, do aumento da variedade e da redução dos preços dos serviços de nuvem, o que abriu espaço para empresas de porte e maturidade menores se beneficiarem desta tecnologia.

 

Essencialmente, quando falamos de nuvem, falamos da saída de um modelo em que dados e sistemas ficam em estruturas locais e/ou físicas e passam para uma estrutura virtualizada, fluida e remota. Isso traz vantagens em diversos aspectos, incluindo escalabilidade, equacionamento de custos e segurança da plataforma. Sem dúvida, as vantagens são claras, mas, mesmo com elas, quem deseja implantar um projeto de cloud computing em sua empresa deve se preocupar com algumas possíveis barreiras:

 

Questões culturais

Um dos grandes desafios para iniciar este tipo de projeto não reside no campo técnico, mas sim cultural da empresa. A ideia de transferir dados e sistemas críticos para “fora” dos domínios da empresa pode gerar uma sensação de falta de controle que ainda afeta muitas empresas.

 

Trabalhar a nova cultura de nuvem internamente, obtendo o apoio da TI e da diretoria demonstrando claramente as vantagens e benefícios da adoção de cloud, reforçando que se trata de um ambiente seguro, escalável e flexível, é um passo importante para superar essa barreira.

 

Questões técnicas

Uma mudança de paradigma como esta exige uma boa preparação técnica, e a falta de conhecimento sobre este tipo de tecnologia pode desencorajar a mudança e impedir avanços interessantes para a empresa.

 

Neste caso, além de investir em qualificação de pessoal, convém encontrar um parceiro especializado em nuvem para auxiliar no processo de migração, desde o planejamento até a sustentação do ambiente.

 

Escolha do melhor modelo de nuvem

Dentro do contexto das questões técnicas está esse item importante: qual modelo de nuvem mais atende sua empresa a curto e longo prazo (pública, privada ou híbrida)? Antes de iniciar a jornada, entender quais as características e necessidades da empresa é essencial para escolher o modelo ideal. Fatores como tipo de uso, tamanho da empresa, workload, requisitos de segurança, entre outros, influencia diretamente a escolha do serviço a ser contratado. 

 

Para resolver essa barreira, conte com um parceiro especializado com experiência em diversos modelos para orientar a sua equipe na melhor decisão.

 

Mitigação de riscos e erros

Um bom plano, além de facilitar a aceitação por parte dos gestores e stakeholders, ajuda a prever eventuais gargalos, potenciais erros e riscos. Isso significa downtime menor de sistemas, menos chance de corrupção e perda de dados e uma transição mais segura e simples.

 

Novamente, contar com um parceiro especializado ajuda muito, pois a sua expertise estará a favor de seu negócio e dinamizará todo o processo.

 

A adoção de nuvem é um dos passos mais importantes no processo de Transformação Digital.

 

Esta tecnologia veio para ficar, e empresas em todo o mundo estão colhendo bons resultados graças a ela. Se você deseja isso para seu negócio, não perca tempo: estabeleça uma visão de longo prazo, comece um planejamento detalhado que envolva todas as áreas, pesquise seus fornecedores e inicie esta grande jornada com segurança.

 

Nova call to action

Receba novidades

Nova call to action
Nova call to action

Categorias

Ver todas