TIVIT BLOG

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
TIVIT CLOUD
By
Julho 20, 2017

Comparamos o EC2 da Amazon e VM do Azure, veja o resultado

Se a sua empresa estuda iniciar a jornada para a nuvem é bom conhecer o que esses dois grandes players têm a oferecer em cloud e facilitar a sua escolha. Por isso, comparamos as duas melhores ofertas de capacidade de nuvem publica disponíveis, a Amazon com (Amazon Elastic Compute Cloud) o EC2 e o Azure com o VM.

 

Quando pensamos em recursos de computação, precisamos comparar escalabilidade, disponibilidade e recursos de backup.  Essas são as principais premissas para entender o que a sua empresa precisa e o que o provedor oferece destes serviços.

 

Mesmo com essa comparação, muitas empresas optam pelo modelo multicloud que une mais que uma nuvem para otimizar os recursos, mitigar riscos e até mesmo poupar recursos.

 

 Amazon EC2

 

O Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2) é um web service que disponibiliza capacidade computacional segura e redimensionável na nuvem. Ele foi criado para facilitar para os desenvolvedores a computação em nuvem na escala da web.

 

VM Azure

 

Máquinas Virtuais do Azure oferecem a flexibilidade da virtualização a uma grande variedade de soluções de computação: desenvolvimento e teste, execução de aplicativos e extensão de datacenter.

 

Entenda as capacidades de cada nuvem

 

Normalmente consideramos que as máquinas virtuais são IaaS, ou seja, Infraestrutura como Serviço. O que significa que as instancias são percebidas como um computador real (com CPU, memória, rede, armazenamento) só que virtuais. Começamos a comparação por esses recursos de computação: 

 

 

Amazon EC2

Microsoft Azure VM

Número de modelos de instância disponíveis

76

58

Aceleração GPU

Sim 

Sim

Recurso personalizado de criação de instância

CloudFormation

ARM

Limites de Memória

0,5 - 1952 GB

0,75 - 448 GB

Limites temporários de armazenamento

Até 48 TB (discos múltiplos)

6 TB

Recursos de rede suportados

CDN, conexão direta, DNS, balanceamento de carga, rede de nuvem privada virtual, VPN Gateway

Lista de preços

Amazon

Azure

Fonte de dados: CloudBerry 

 

Escalabilidade

 

O Amazon EC2 pode contar com o Auto Scaling, que consiste em manter um número desejado de instâncias, que pode ser aumentado e diminuído sob demanda, além de ter a capacidade de manter a saúde da máquina virtual, a substituindo quando necessário.

 

É possível contratar simultaneamente uma, centenas ou até milhares de instâncias de servidor. Como tudo é controlado por APIs de web service, a aplicação pode aumentar ou reduzir automaticamente sua escala de acordo com a necessidade.

 

Com a VMs da Azure o redimensionamento pode ser feito através do VM Scale Set. Também é possível dimensionar milhares de instâncias de VMs, além de poder integrar a capacidade de nuvem do Azure ao seu datacenter para balanceamento de carga global quando necessário ou para acesso a recursos verdadeiros de computação de alto desempenho sob demanda na nuvem.

 

Disponibilidade

 

É importante garantir que os seus dados estejam sempre disponíveis. Por isso os players garantem a disponibilidade por SLA - Acordo de Nível de Serviço que é assinado com os termos do sistema de utilização.

 

Os provedores atribuem a responsabilidade a uma série de soluções técnicas e garantias para a qualidade de suas instalações. Se este contrato for violado, o usuário obtém alguns benefícios:

Na hipótese de a Amazon EC2 não cumprir o Compromisso de Serviço, você terá o direito de receber um Crédito de Serviço, conforme descrito abaixo:

 

Porcentagem de Funcionamento Mensal

Porcentagem de Crédito de Serviço

Inferior a 99,95%, mas igual ou superior a 99,0%

10%

Inferior a 99%

30%

 

Já o SLA da Microsoft Azure são os mesmos que da Amazon, com distinção em crédito máximo de apenas 25%. Para todas as instancias voltadas para a Internet que possuem duas ou mais instâncias implantadas no mesmo conjunto de disponibilidade, garantem a conectividade externa pelo menos 99,95% do tempo. E 99.9% para instancias virtuais única se utilizando de discos Premium Storage (SSD).

 

Porcentagem Mensal de Uptime

Serviço de Crédito

< 99,95%

10%

< 99%

< 95%

 25%

100%

*O novo SLA de 04/2017

 

Ferramentas para backup

 

Mais importante que um possível tempo de indisponibilidade são os backups, tanto Amazon quanto Azure oferecem bons recursos neste quesito: O EC2 apresenta duas maneiras principais de apoio a criação de imagens e snapshots, ambas fazem uma cópia do volume. Além disso, eles são armazenados em diferentes serviços em nuvem da Amazon sendo cobrado uma taxa extra.

 

Também contam com backups de arquivos o que pode ser mais rápido, mas é necessário scripts e ferramentas adicionais para automação. O Microsoft Azure conta com os recursos listados acima, e podem ser realizados pela sua ferramenta de Azure Backup no qual ofertam backup a nivel de máquina virtual e arquivos.

 

Cloud Service Broker

 

 Ainda assim está difícil escolher qual o melhor provedor de nuvem? O Cloud Service Broker atua como intermediário entre os provedores e consumidores de computação em nuvem, ajudando as empresas na escolha dos serviços e ofertas que melhor se adequam às suas necessidades.

 

Serviços de valor agregado, como a migração, a portabilidade de máquinas virtuais, e gestão de ambientes através de plataformas como a Tivit One Cloud também permitem que os usuários finais tenham liberdade para se movimentar entre os provedores, extraindo de forma otimizada o melhor de cada um.

 

Acesse nosso site e saiba como a TIVIT One Cloud pode apoiar a sua empresa com a estratégia multicloud.

 

 

Jornada para nuvem

 

Receba novidades

Nova call to action
Nova call to action

Categorias

Ver todas