TIVIT BLOG

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
TIVIT One Cloud
By
Fevereiro 10, 2017

Confusão nas nuvens: Por que empresas ainda tem dificuldades em encontrar o melhor provedor

Confusão-nas-nuvens.jpeg

Se sua empresa está se esforçando para encontrar a solução ideal de computação em nuvem para o seu negócio, você não está sozinho – e posso afirmar que que o número de empresas na mesma situação está cada dia maior.

 

 

Essa foi uma das principais conclusões de uma pesquisa realizada pela empresa de iland em conjunto com a VMware, que constatou que, em média, as empresas norte-americanas estão usando não apenas uma, mas pelo menos três empresas de Infraestrutura como Serviço (IaaS) para seus projetos e ambientes em nuvem.

 

De acordo com a pesquisa, há uma série de razões pelas quais as organizações estão tentando encontrar o provedor e a solução ideal, dais quais podemos listar:

 

  • Um esforço contínuo para encontrar a solução “certa”;
  • A fragmentação dos requisitos em nível de departamentos;
  • A indisposição da TI em padronizar os serviços em apenas um fornecedor;
  • A exigência de diversos provedores, entre outras razões, por questões de responsabilidade jurídica.
  • A persistência de fornecedores de nuvem em explorar continuamente inovação e novas idéias que possam atender novas demandas.

 

De acordo com a pesquisa, há muitas razões por que isso acontece,

 

“O que nós percebemos foi o contínuo esforço em tentar encontrar os fornecedores IaaS certos. Há um monte de fragmentação em nível departamental.” disse Johnny Carpenter, diretor da iland do Reino Unido. 

 

Ele ainda afirmou que a pesquisa apontou um cenário muito confuso de computação em nuvem no geral, “Descobrimos que as pessoas não estavam conversando entre si [sobre soluções de cloud computing] e muito menos sobre TI”, assinalou Carpenter, “muitos tomam suas decisões sozinhos ou apenas com sua equipe, levando a uma maior fragmentação, que por sua vez está levando a a utilização vários fornecedores nas organizações.”

 

A pesquisa mostrou um problema frequente para a área de TI: ela é frequentemente, contornada ou ignorada e muitas vezes vários setores ou departamentos de uma empresa se reúnem para tomarem decisões e a TI não se encontra neste meio.

 

A saída para esse impasse pode ser a transformação da TI da empresa em um prestador de serviços interno, capaz de oferecer soluções self-service para os departamentos simulando assim um provedor. Esse deve ser um importante passo rumo a chamada IT as a Service (ITaaS). Para tanto, é necessário que as empresas invistam em plataformas e soluções capazes de fornecer não só a gestão de ativos, mas de criar catálogos de serviço internos. No final do dia, a TI deixará de ser simplesmente mais um centro de custo, para ser um parceiro estratégico do negócio.

 

Fonte: Iland

Receba novidades

Nova call to action
New call-to-action

Categorias

Ver todas