TIVIT BLOG

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
Norberto Tomasini (Brasil)
By
Fevereiro 06, 2019

Corporate Venture: grandes corporações e os benefícios de unir-se às startups

blog_tivit

 

 

Este artigo foi originalmente publicado no LinkedIn, para acessá-lo clique aqui.

 

Há um tempo, as corporações se sentiam ameaçadas devido ao potencial de crescimento das startups, com seu modelo de negócio totalmente estruturado e ainda com ótimos investimentos, por outro lado, as startups muitas vezes acreditavam que as empresas seriam invencíveis, por tamanha robustez e anos de mercado.

Hoje, empresas tradicionais encontraram na soma de esforços com as startups de tecnologia, o segredo para fortalecer e desenvolver estratégias que permitirão que essas empresas globais mantenham um conjunto sustentável de vantagens competitivas, as quais serão obtidas por meio da capacidade de inovar mais rápido que seus competidores, identificando novas formas de negócio, desenvolvendo novas tecnologias e produtos, e entrando em novos mercados.

Assim, surge um novo termo para fusão das grandes corporações e as startups. Trata-se da Corporate Venture que é a expressão utilizada para caracterizar os investimentos de empresas em negócios nascentes. Em outras palavras, grandes organizações se tornam investidoras e futuras compradoras de startups. Isso ocorre porque empresas já estabelecidas precisam inovar e se atualizar, enquanto que as recém-chegadas dependem de investimentos para crescer.


Do ponto de vista das corporações já estabelecidas podemos apontar algumas vantagens em unirem-se às startups de tecnologia:

·        É possível começar com pouco

Não há motivação maior que a possibilidade de um novo negócio com baixo custo. É um ponto positivo das startups, justamente porque, as fases iniciais envolvem planejamento e a validação do negócio. Essa validação é algo que pode ser feito de maneira bem enxuta, com pesquisas ou até com pequenos protótipos do produto ou serviço.

 

·        Apoio de iniciativas empreendedoras

Não há como começar a empreender em uma startup sem considerar um ecossistema forte que conta com iniciativas empreendedoras para apoiar esse início. Essas iniciativas oferecem apoio desde financeiro, até com o oferecimento de mentorias com grandes nomes do mercado. Nesse sentido, podemos destacar as aceleradoras, que são organizações com o papel de acelerar negócios com o perfil de uma startup de tecnologia. As aceleradoras oferecem todo suporte tanto na parte administrativa, quanto no desenvolvimento dos empreendedores e da sua equipe. Em alguns casos elas oferecem também uma ajuda de investimento financeiro ou então fazem a ponte com investidores e fundos de investimentos.

 

·        Menos burocracia

Uma das coisas mais atraentes de uma startup é que trabalhar com algo inovador proporciona uma realidade em que não é preciso existir processos muito bem definidos que deixem o negócio “engessado”, por excesso de burocracias. Até porque, no contexto das startups de tecnologia, criar um processo do zero envolve muitos testes e aprendizado constante. Isso pode não ser fácil no início, pois não existem referências de como começar. Porém é algo que pode se tornar muito bom.

 

·        Criação de Identidade

Além de menos burocracia, a inovação fornece uma identidade única às startups, seja em relação ao seu produto, os seus processos, o seu atendimento, ou a forma de como encarar a sua operação. Sendo assim, a comparação com outras empresas torna-se algo difícil e a sua identidade pode ser um bom critério para que ela se destaque no mercado. Portanto, as startups possuem a sua identidade própria que é baseada em sua cultura e principalmente em como se relaciona com seus clientes.

 

·        Formação de uma equipe de alta performance

O binômio identidade/cultura está intimamente ligado às pessoas que fazem parte de uma startup. O fato é que quando se entra no assunto de contratação, as empresas possuem critérios que são condizentes com sua cultura. Essa realidade é presente pois, além do conhecimento técnico, é preciso que os colaboradores ajudem o empreendedor a construir o negócio do zero, sendo assim eles precisam ser intraempreendedores também. Então, com todo esse alinhamento cultural, a possibilidade de trazer gente boa e formar um time que seja de alta performance é muito grande, além de ajudar a evitar futuras dores de cabeça, tal como a rotatividade dos colaboradores, que geralmente é mais baixa que o normal nas startups de tecnologia.

 

·        Conviver com mudanças

Mudança e inovação são as palavras mais empregadas no ambiente das startups. As mudanças são necessárias e trazem muito crescimento e aprendizado. Além disso, ela gera um grande conhecimento sobre como é necessário nos desapegarmos de algumas coisas para que o negócio possa crescer.

 

·        Gerar valor para o mundo

Uma boa ideia de negócio gera um valor incrível para o mundo. Afinal, o consumidor já está cansado de conviver com problemas que já são antigos e nenhum tipo de negócio consegue fornecer uma solução adequada. Como as startups de tecnologia possuem a inovação em suas raízes, caso o seu modelo de negócio funcione, ela proporcionará algo que não foi feito ainda e isso ajudará de fato a sociedade.


As vantagens relacionadas acima podem gerar uma série de benefícios, que começam com a descoberta de mecanismos empresariais que sirvam para apontar novas estratégias competitivas, inovações mais rápidas que de seus competidores, o que funcionaria como uma técnica para “rejuvenescer” a empresa. Ao mesmo tempo permite identificar novas formas de negócio e desenvolver novas tecnologias e produtos e, assim, entrar em novos mercados.


A colaboração entre grandes corporações e startups abre um novo caminho para a troca de experiências e entendimento do que funciona em cada uma e as razões para isso. Permitindo que de modo natural seja conquistado vantagens competitivas que permitirão que ambos os tipos de organização mantenha-se à frente do mercado e consiga alcançar inovação em seus processos.

 

Receba novidades

Estudo ISG TIVIT
New call-to-action

Categorias

Ver todas