Data Center Migration: Como entregar projetos complexos em poucas semanas

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
Anderson Fogagnoli
By
Julho 16, 2020

Data Center Migration: Como entregar projetos complexos em poucas semanas

Já sabemos que um data center é quase um organismo vivo e, por isso, precisa de manutenção, inovação e expansão constante. Seguindo esse contexto, nesse artigo falaremos sobre Data Center Migration, que nada mais é que o processo de implantação e migração de um ambiente de dados atual para a nuvem, sem perda de dados. Nesse caso, não trata-se apenas de transferência de dados, mas sim um planejamento no qual os data centers são projetados e implantados, com o objetivo de armazenar dados críticos e determinados aplicativos das empresas de forma eficiente.

Quais são os principais motivadores da migração para nuvem?

 

Há vários motivadores diferentes para que as organizações iniciem a jornada para a nuvem. Elas são motivadas por eventos relevantes, como um objetivo de custos, busca por maior escalabilidade, prazos para sair de data centers e consolidá-los ou fim da vida útil de hardware e software. Mas esse cenário está mudando. As diretorias esperam mais do que simplesmente redução de custos e aumento de eficiência, mesmo quando os clientes alcançam de 25% a 50% de economia na nuvem, em comparação aos custos no local. Hoje em dia, elas querem agilizar as empresas e transformar as experiências dos clientes, proporcionando transformações digitais e modernização dos processos. Além disso, há também a necessidade de reinvestir as economias de custos para promover novos modelos empresariais e inovações.

Quais são os objetivos esperados pós migração?

Rapidez: Construir e operar sua fundação para a inovação. Hoje não cabe mais para o modelo de negócio esperar semanas para receber um arquivo grande do exterior para um projeto sair da gaveta, por exemplo. A nuvem ajuda na agilidade dos processos e na entrega de valor pro cliente final.

 

Eficiência Operacional: Reduzir custos significativos, liberando recursos para se concentrar no que diferencia seu negócio

 

Redução de risco: Migrar utilizando uma abordagem segura e comprovada, que reduz riscos, mudando para um modelo de TI resiliente. 

Estratégias de migração de aplicações:

 

A primeira etapa em um processo de migração é realizar o Discovery do ambiente e priorizar quais aplicações irão para a nuvem e em quantas ondas, quando necessário. É muito comum as empresas optarem por começar a jornada para nuvem por ambientes de desenvolvimento ou de testes, antes de chegar nos ambientes produtivos. Nós da TIVIT entendemos e até recomendamos  este caminho, pois possibilita a execução de testes e ajustes quando necessários em ambientes menos críticos, para depois migrar o ambiente produtivo. 

Listamos abaixo algumas das estratégias mais utilizadas na jornada para nuvem:

 

Relocate :  através da parceria entre AWS e VmWare, é possível estender o data center baseado em VmWare com a AWS, utilizando a solução VmWare On Cloud. Desta forma, é possível migrar as VmWare´s para ambiente de nuvem pública de forma transparente e rápida.

 

Rehosting (Lift-and-Shift): Esse processo ocorre quando não há transformação de aplicação, ou seja, o workload é migrado para uma nuvem sem nenhum tipo de mudança ou modernização. Método rápido, com garantia de consistência de dados, possibilitando também realizar teste antes de fazer a virada definitiva.

 

Replataforming: Ocorre quando levamos a aplicação para a nuvem com pequenas modificações, onde é possível obter ganhos e benefícios, de serviços gerenciados na nuvem.

 

Repurchasing (Replace Drop & Shop):  O processo de “Repurchasing” é um modelo no qual é possível a aquisição de um produto como serviço (SaaS) que realiza as mesmas tarefas de produtos instalados em um Data Center. 

 

Refactoring ou Re-architecting: é a estratégia de migração onde ocorrem grandes alterações, sendo necessário repensar e rearquitetar a aplicação. 

 

Contudo, é importante ressaltar que não é necessário optar apenas por uma estratégia, ou seja, é possível optar pelo Rehosting ou Relocate, e depois fazer as transformações com o Replataforming, Repurchasing ou Refactoring. Na verdade, são diversas opções, sem uma receita padrão. Isso vai depender dos objetivos e cenário de cada empresa ou projeto.

Como a TIVIT ajuda na jornada do cliente?

O processo de Migration da TIVIT é feito com o time de Professional Services que em parceria com a AWS, não se trata apenas da migração, mas sim todo um processo que pode começar com entrevistas para entender o cenário do cliente e identificar se está pronto para migrar para a nuvem, fazendo com que consuma de fato o que está adquirindo.

 

TIVIT – HYBRID CLOUD

A TIVIT é Hybrid Cloud True, ou seja, integra nuvens públicas, privadas e ambientes tradicionais, com expertise em gerenciamento de nuvens híbridas, assegurando os benefícios da jornada na nuvem.

 

imagem-5-3

 

Conseguimos conectar toda uma malha de conexão, permitindo conectar não só nossos clientes, mas também os clientes dos nossos clientes em seus data centers. Todo cliente que está ou deseja chegar no data center da TIVIT poderá estar interconectado às 3 principais nuvens públicas do mercado e a nuvem TIVIT com redundância nativa e banda compartilhada. 

Case de Sucesso CREDZ:

imagem-6-2

 

A CREDZ é um cliente da TIVIT e seu principal desafio foi fazer a migração com o ambiente 100% online, sem indisponibilidade. O processo deu certo principalmente devido a colaboração e sinergia entre equipes das 3 empresas: TIVIT, CREDZ e AWS. Nesse caso, foi utilizado um modelo lift-and-shift customizável e atualizado, onde a TIVIT entendeu a necessidade da CREDZ e adequou o processo de migração, alcançando o sucesso no final do projeto com a satisfação do cliente.

Diferenciais e benefícios da TIVIT:

A TIVIT está presente com operações em 10 países da América Latina, com um time técnico de aproximadamente 2.500 profissionais em Cloud e Digital, cerca de 100 profissionais certificados em nuvem pública, mostrando sua evolução para melhor atender os seus clientes de Cloud.

  • Abrangência de portfólio: Expertise nas camadas de infraestrutura, cloud, plataformas e soluções digitais, que permite atuar em todo o ciclo da maturidade digital;
  • Time robusto: mais de 2.500 profissionais atuando em Digital e em Cloud. Cerca de 100 profissionais certificados nas diversas tecnologias em nuvem;
  • Trusted Advisor: Equipe de especialistas com consultores, engenheiros, arquitetos que entregam a melhor solução para o negócio;
  • Híbrido de verdade: Experiência comprovada em ambientes híbridos para resolver desafios de TI e Negócios.

Nosso time de Professional Services trabalha basicamente com 4 pilares:

  • Assess – Definindo, validando e planejando a sua estratégia na nuvem;
  • Migrate – Migrando e modernizando sua infraestrutura para tirar vantagem na nuvem;
  • Optimize – Aumentando o valor da nuvem com redução de custos e adoção de PaaS;
  • Transform – Transformando seu negócio com arquiteturas “cloud native” e modernização de aplicações.

A TIVIT está estruturada para atender todos os tipos de migrações em diversos nichos de mercado, propondo soluções eficientes para seus clientes de acordo com seu objetivo e cenário que se encontram.

 

 

cloud-managed-services

Receba novidades

New call-to-action
New call-to-action

Categorias

Ver todas