TIVIT BLOG

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
TIVIT One Cloud
By
novembro 09, 2017

Deploy automatizado de ambientes na nuvem

Agilizando o dia a dia da sua equipe de TI

Se a sua empresa não está dando muita atenção para a realização de deploys automatizados na nuvem, saiba que o seu time de desenvolvedores está perdendo tempo, e a sua empresa consequentemente perdendo dinheiro.

Deploy significa disponibilizar aplicações e recursos para uso – ou seja, implementar novas atualizações, versões, funcionalidades ou até mesmo correções – em suas aplicações já em produção.

 

Normalmente, tarefas como novas versões, gerenciamento, escalabilidade de aplicações, provisionamento ou desligamento de recursos, entre tantas outras tarefas, são feitas manualmente na nuvem. Essas tarefas são executadas diariamente, o que em um processo manual, pode levar muito mais tempo do que quando automatizamos os processos através de soluções em nuvem.

 

Além disso, por mais qualificado que o seu time seja, erros ou atrasos são comuns quando um processo é feito manualmente, e isso pode acarretar em um impacto negativo durante sua jornada para a nuvem. Assim, a solução para minimizar riscos e acabar com bugs, é o deploy automatizado.

 

Economia de tempo

 

Se você já está avaliando adotar o deploy automatizado, é preciso destacar que o ganho não será apenas de recursos. Você irá economizar muito o tempo do seu time especializado, deixando que os seus desenvolvedores se dedique ao que realmente importa, os códigos.

 

O deploy automatizado cabe ao conceito da metodologia Agile. Agilidade é um dos benefícios que o seu time vai encontrar ao realizar esse tipo de procedimento em ambientes de produção, testes ou homologação.

 

Podemos dizer que modelos baseados em Agile, estão em alta, mas com certeza isso tornou os ciclos de entrega mais curtos e eficientes. Com a automatização de deploy, ao detectar algum bug a sua equipe pode tomar uma ação rapidamente, assim agindo no incidente e disponibilizando a aplicação corrigida ao destinatário final, seja ele seu cliente, ou até mesmo outra equipe.

 

Economia de recursos

 

Com a adoção da automatização a sua empresa substitui processos manuais que podem ser lentos e muitas vezes caros e nem tanto eficientes no seu ambiente de testes. 

 

Podemos medir esse esforço, quando o seu desenvolvedor precisa testar cada nova funcionalidade manualmente, o que economizaria o seu tempo. Um sistema para realizar a integração continua em sua biblioteca de testes, a cada versão da sua aplicação.

 

O uso deste tipo de API em nuvem serve para utilizar da melhor forma os recursos. Ou seja, se você precisar provisionar máquinas e recursos para determinadas aplicações, você utiliza este recurso e assim gera mais economia, agilizando o dia a dia de sua equipe.

 

Deploy automatizado com confiança

 

Ao realizar o seu deploy automatizado, os desenvolvedores interagem via API e utilizam ferramentas para executar os códigos. Existem diversas ferramentas de mercado que podem auxiliar a sua empresa na automatização de deploy. 

 

Ferramentas de automação de processos, são eficientes e entregam o que prometem em apenas alguns cliques. É possível rodar testes com suas aplicações, migrar bancos de dados, comandar sistema e tarefas, além de proporcionar upload do código para a nuvem, e o melhor de tudo é que isso pode ser feito automaticamente.

 

Algumas ferramentas possuem recursos avançados de monitoramento com métricas, logs ou deploy progressivo, monitorando a saúde da aplicação e garantindo que as instâncias estejam prontas para receber tráfego.

 

O que a Plataforma TIVIT One Cloud pode fazer para seu deploy automatizado?

 

Ao utilizar ferramentas de deploy automatizado você precisará de um investimento inicial, além de um treinamento para seu time de desenvolvedores. Claro que este investimento será visivelmente compensado ao otimizar os processos, reduzir falhas humanas, além de aumentar a agilidade e a qualidade da entrega de suas aplicações. 

 

Agora a plataforma TIVIT One Cloud possui integração com as principais tecnologias de automação e monitoramento de computação em nuvem e nela já é possível integrar com New Relic, Datadog, Nagios, Jenkins, Salt stack, Puppet e Chef.

 

Conheça aqui a Plataforma TIVIT One Cloud  e saiba o que mais ela oferece para agilizar o trabalho da sua equipe de TI.

 

Nova call-to-action

 

 

Receba novidades

Nova call to action
Nova call to action

Categorias

Ver todas