Digital Twins: A tendência do IoT que sua empresa precisa conhecer

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
Alex Vaz
By
Dezembro 11, 2019

Digital Twins: A tendência do IoT que sua empresa precisa conhecer

 

Descubra como esta tecnologia pode melhorar o seu negócio.

Em um cenário onde a inovação e a necessidade constante de surpreender o cliente precisa conviver com a economia de custos e a maximização de retornos, ter a capacidade de antever problemas e enxergar os melhores caminhos para evolução é crucial para fortalecer a competitividade da empresa. Para este fim, uma das melhores tecnologias da atualidade é conhecida como Digital Twins, ou gêmeos digitais.

 

Fortalecida pela capacidade de coleta de dados da IoT, os gêmeos digitais são cópias fiéis de dispositivos ou produtos físicos, reproduzidas no mundo virtual. É possível fazer simulações com alto grau de precisão, o que permite a experimentação de novas soluções e upgrades nos produtos, sem a necessidade da criação de um protótipo. Na prática, isso acelera o processo de desenvolvimento de novos equipamentos, enquanto mantém os custos reduzidos e torna todo o processo muito mais preciso e assertivo.

Um novo favorito das empresas de sucesso

Esta tecnologia vem arrebanhando adeptos em todo o mundo por sua notável capacidade de reproduzir com fidelidade dispositivos variados, desde bens de consumo até equipamentos industriais. Dados obtidos por meio de equipamentos de IoT registram o comportamento e as características do item a ser reproduzir em uma série de situações, desenhando um panorama muito realista para a criação de um gêmeo digital do item.

 

Com isso, é possível realizar testes e simulações virtuais que geram resultados compatíveis com a realidade, o que pode ser utilizado para corrigir problemas, realizar investigações e testar melhorias. Como estes experimentos acontecem em um meio 100% digital, é possível realizar uma quantidade muito maior de testes do que com uso de protótipos, com alto grau de confiabilidade e a uma fração do custo de criação de cópias físicas do mesmo produto.

 

Um dado importante é treze por cento das organizações que implementam projetos da Internet das Coisas (IoT) já usam gêmeos digitais, enquanto 62% estão no processo de estabelecer o uso de gêmeos digitais ou planejam fazê-lo, de acordo com uma pesquisa recente de implementação da IoT,  realizada pelo Gartner. Isso confirma o quão relevante essa tecnologia é e como está apresentando benefícios para os negócios atuais. 

 

Entre os adeptos, encontram-se a NASA, centro de pesquisa de saúde e até escuderias de Fórmula 1, que se apoiam nos digital twins para prever comportamento de naves, simular a fisiologia de pacientes e buscar otimizações de desempenho competitivo, respectivamente. Assim como elas, outros milhares de organizações em todo o mundo já contam com esta tecnologia para fazer previsões melhor embasadas e direcionar com mais segurança seu desenvolvimento de produtos e soluções.

 

Para quem busca esses benefícios, o caminho é apostar em IoT. Somente com base nos dados de sensores e dispositivos baseados nesta tecnologia é possível montar um modelo suficientemente realista de seu produto ou negócio para utilizar os gêmeos digitais. Por isso, vale a pena buscar um parceiro que conheça a fundo a Internet das Coisas e as tecnologias de digital twins, e que possa apoiar sua implantação em sua empresa.

 

Nova call to action

Receba novidades

New call-to-action
Nova call to action

Categorias

Ver todas