TIVIT BLOG

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
TIVIT One Cloud
By
Outubro 27, 2017

Disaster Recovery | Saiba como a nuvem pode ser o seu DR

A importância de ter um plano de contingência no ambiente computacional é tão fundamental quanto pensar na segurança dos seus dados. É assim que entra em ação o Disaster Recovery.

 

Por meio da nuvem, você encontra caminhos para tornar a recuperação de desastres muito mais eficiente. Neste post, relembre os conceitos sobre Disaster Recovery (DR), saiba como a nuvem viabilizar o seu DR, as características e como a sua empresa pode utilizar a nuvem a favor para recuperação de incidentes. Vamos lá! 

 

Principais características DR 

 

DR nada mais é do que o processo de replicar dados ou ambientes de produção, para que o seu negócio esteja protegido em caso de qualquer desastre. Assim como a segurança protege os seus dados, o DR mantém um ambiente disponivel que pode ser otimizado na nuvem.

 

Antes da computação em nuvem surgir, manter um ambiente secundário, gerava custo alto para algo que era pouco utilizado (apenas em casos de desastres como o nome já diz).Por isso, o processo de Disaster Recovery atraia principalmente as grandes empresas.

 

Este cenário mudou completamente quando a nuvem surgiu, oferecendo soluções de diversas formas para grandes e pequenas empresas usufruírem dos recursos do DR.

 

Benefícios do DR na nuvem

 

As empresas tem apostado na nuvem pela possibilidade da recuperação rápida de seus sistemas críticos de TI em caso de desastres, sem a necessidade de investimento em infraestrutura de um segundo local físico.

 

Quando você tem um DR na nuvem, você não precisa pagar o custo total do ambiente, porque depois de implementado, você pode deixar ativo somente o mínimo necessário, não pagando pelo que está em stand by, mas todo o ambiente estará aguardando a possibilidade de um evento acontecer.  Trazendo para o nosso dia a dia, é como nosso seguro automotivo, que utilizamos apenas em caso de algum desastre, ou seja, pode ser uma alternativa para otimizar custos e ter a garantia de continuidade de negócio em caso de desastre. 

 

Uma vez que a nuvem é independente de hardware, o  seu ambiente computacional replicado igualmente ou de forma que atenda sua necessidade em caso de desastres, bem como seus dados serão sincronizados no ambiente secundário com segurança e precisão, oerecendo a possibilidade de reduzir o tempo de recuperação se comparado ao modelo tradicional. 

 

Para as empresas que já utilizam soluções em Nuvem para seu ambiente produtivo, seja IaaS, PaaS ou SaaS, podemos implementar uma solução de DRaaS. Viabilizando e garantindo a continuidade de seu negócio.

 

Os provedores costumam cobrar este serviço por armazenamento, no modelo pay per use. A vantagem para a sua empresa está principalmente na economia com hardware adicional, recursos de rede, além da equipe dedicada ao suporte e manutenção da infraestrutura, sendo que no ambiente de nuvem a responsabilidade de todas essas atividades é do provedor contratado.

 

O que devemos considerar?

 

Claro que você deve pensar na economia que o DR na nuvem pode trazer para a sua empresa, porém, questões como: Este serviço ofertado pode criptografar o trafego de dados? Qual o acordo de nível de serviço (SLA) oferecido pelo provedor nestes casos? 

 

No caso dos SLAs para recuperação de desastres em nuvem, o cliente deve verificar a necessidade de incluir garantias como o tempo de retorno das atividades, além do tempo que os arquivos devem ser recuperados (os chamados RPOs, sigla em inglês para Recovery Point Objective e RTOs Recovery Time Objective).

 

RPO significa a quantidade maxima de dados que é aceitável perder em caso de disastre, já RTO é o tempo máximo aceitável que o ambiente levará para voltar a produção em caso de disaster.  

 

Provedores ofertam DR em nuvem

 

Por meio da computação em nuvem surgiu a mudança na recuperação de desastres de TI e, com isso, os provedores de nuvem passaram a fornecer serviços completos de DR, que não apenas replicam os servidores, mas também todas as configurações de rede e possibilitam a recuperação da rede tão rápida quanto a recuperação dos servidores de nuvem de backup.

 

Grandes empresas como a Amazon Web Services, Microsoft Azure e VMware também expandiram seus negócios e possuem soluções especificas para Disaster Recovery em nuvem em seus portfólios, com as vantagens que possibilitam a recuperação rápida de toda infraestrutura de TI da sua empresa.

 

Já leu o nosso segundo e-book sobre Jornada Para a Nuvem? Nele você encontra outros temas que podem auxiliar a sua empresa nesta caminhada. Clique no banner e baixe agora! 

Nova call-to-action

 

Receba novidades

Nova call to action
New call-to-action

Categorias

Ver todas