TIVIT BLOG

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
Norberto Tomasini
By
Agosto 28, 2018

Empresas que ditam a disrupção e empresas que se submetem a ela - Para onde vamos?

A disrupção tecnológica pode ser definida como a criação de uma tecnologia mais eficaz, mas também acessível para o público consumidor, rompendo com o modelo tradicional e permitindo facilidades para que os consumidores modernos possam adquirir produtos e serviços de forma mais interativa. E a empresa que se propõe a romper com o modelo padrão, consegue uma vantagem competitiva.

Disrupção tecnológica

 

Mais do que sentir que está com o mercado ameaçado, é importante iniciar a disrupção tecnológica para sua própria evolução, remodelando o negócio em seu segmento e observando os novos padrões de consumo. Existem vários benefícios de investir na disrupção tecnológica. A primeira delas é competir com grandes players do mercado. Mesmo que a tecnologia seja emergente, a possibilidade de aperfeiçoá-la é outra vantagem para a empresa. Isso porque ela ajuda a conquistar e avançar no mercado pouco a pouco.

 

Um exemplo que já se comporta como um clássico é o da Netflix, que minou as locadoras de vídeo. Sua tecnologia tem avançado ano após ano, e que agora lançam séries próprias com base nos dados de seus consumidores. Antes, a empresa apenas reproduzia filmes, séries e documentários de grandes produtoras. Exemplos como este já avolumam o mercado independente do segmento.

 

A disrupção tecnológica transformou a maneira como as organizações retêm clientes. A primeira mudança foi justamente na expertise necessária com relação ao atendimento, que passou a contar canais de comunicação direta com a empresa mais eficaz, facilitada pela tecnologia, prova disso é o chat online. A agilidade dele ajuda a resolver pendências em minutos, o que em meios tradicionais poderiam levar dias.

 

Outro benefício foi a inserção de softwares de CRM, fazendo com que a gestão de e-mails e das próprias conversas pelo chat sejam facilitadas, integradas a outros canais de comunicação. Essa tecnologia permite uma personalização maior do serviço, já que o programa viabiliza a reunião e coleta de dados para atender às demandas específicas dos consumidores e é justamente essa especialização que contribui para fidelização.

 

Esse controle maior da jornada de compra do consumidor proporcionado pela tecnologia permite a conversão mais simples dos clientes. Isso porque os profissionais saberão como e quando agir e também de que maneira. O fato é que a disrupção tecnológica rompeu com aquela antiga ideia de que o cliente tinha que se adaptar ao mercado, sendo que é o contrário que acontece.

 

E não é apenas no caso de empresas que a disrupção tecnológica atua, mas na nova versão da economia digital com um todo, pois que combinada aos avanços da tecnologia, já mudou a nossa forma de conduzir os negócios online.

 

Já estamos nos acostumando com termos como a inteligência artificial, blockchain, veículos autônomos, drones, realidade virtual entre outras. Mas mudanças maiores estão chegando. E estamos apenas no começo de uma época que aponta que será disruptiva, ou seja, tanto as inovações tecnológicas quanto a desregulamentação de determinados mercados podem deixar as empresas de tecnologia em situação mais favorável para atacar as companhias tradicionais.

 

É a hora de olhar para o mercado e dizer para si mesmo, preciso atualizar meu negócio.

 

download-estudo-de-caso

Receba novidades

Nova call to action
New call-to-action

Categorias

Ver todas