Infraestrutura de TI: 4 dicas para ganhar produtividade e reduzir custos

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
TIVIT
By
Julho 11, 2022

Infraestrutura de TI: 4 dicas para ganhar produtividade e reduzir custos

A tecnologia permite realizar diversos processos dos negócios atualmente, desde o trabalho de um colaborador até as operações mais complexas de gestão. E, nesse caso, quando a Infraestrutura de TI é estabelecida de forma adequada, é possível otimizar os processos e garantir agilidade no dia a dia das empresas.

Então, se a sua infraestrutura de TI for eficiente, confiável e segura, ela pode alcançar os melhores resultados para o negócio, a fim de proporcionar vantagem competitiva no mercado, melhorar a comunicação, aumentar a produtividade e reduzir custos.

Para que você saiba mais sobre o assunto, explicaremos neste artigo como otimizar a sua infraestrutura de TI para ganhar produtividade e minimizar custos. Para isso, abordamos o conceito desde o suporte, os serviços e as suas vantagens. Boa leitura!

O que é infraestrutura de TI?

A infraestrutura de TI são todos os componentes tecnológicos necessários para executar e gerenciar os serviços de tecnologia da informação, possibilitando a realização de determinadas atividades, seja no âmbito profissional ou pessoal.

Dentre os principais elementos que compõem essa infraestrutura e fornecem serviços e soluções de TI, destacam-se:

  • hardwares;
  • sistemas operacionais;
  • softwares e aplicativos;
  • plataformas de comunicação e redes;
  • servidores de internet;
  • serviços integrados;
  • armazenamento de dados.

O funcionamento adequado das soluções tecnológicas mencionadas acima pode melhorar a atuação tanto dos clientes e dos parceiros quanto dos colaboradores no mercado, uma vez que uma TI bem estruturada garante agilidade e precisão para a tomada de decisões.

Vale destacar que a infraestrutura de TI é dividida em dois tipos:

  • Infraestrutura tradicional: composta pelos elementos de hardware e software comuns. Em geral, essa configuração é mais complexa de se executar, pois exige eletricidade, espaço físico e recursos, além de ser instalada no local para utilização exclusiva da empresa;
  • Infraestrutura em cloud: é semelhante à tradicional, porém os usuários podem acessar a infraestrutura via internet, com a capacidade de utilizar mecanismos de cloud computing por meio da virtualização, sem a necessidade de instalar no local.

Podemos dizer, com isso, que a infraestrutura de TI é um dos fatores que propicia o sucesso das empresas modernas, pois todo e qualquer negócio depende direta ou indiretamente do setor de TI. Ela auxilia no aperfeiçoamento dos processos internos, aumenta a capacidade de atendimento das demandas, armazenamento de dados corporativos e amplia o índice de produção dos colaboradores.

Quais são os serviços existentes da infraestrutura de TI?

Os serviços da infraestrutura de TI constituem as diversas atividades oferecidas pelos componentes tecnológicos e são divididos em áreas — desde a sua implementação até a gestão da estrutura ativa.

Esses serviços abrangem toda a organização. Mais do que instalar dispositivos e configurar equipamentos, eles são responsáveis por garantir que tudo esteja funcionando da melhor maneira e organizado de acordo com os objetivos de cada setor e da instituição como um todo.

Veja a seguir alguns serviços de infraestrutura de TI que podem ser fornecidos.

  • monitoramento de plataformas, sistemas de rede e servidores;
  • manutenção dos equipamentos, máquinas e cabeamento estruturado;
  • manutenções e reparos preventivos;
  • orientação na escolha e aquisição de hardware e software;
  • suporte 24h.

Portanto, para cada tipo de infraestrutura e necessidade da organização, são atribuídos os dispositivos adequados conforme a finalidade desejada. Isso possibilita o aumento na produtividade dos setores com atividades relacionados diretamente ao setor de tecnologia da informação.

Qual a relação entre a transformação digital e a implementação de mentalidade tech nas empresas?

Para que você entenda melhor a relação entre a transformação digital e a aplicação da mentalidade tecnológica nas empresas, definiremos primeiramente o significado de cada ideia.

inovação e transformação digital são processos de adaptação às novas tecnologias, com o intuito de transformar as bases sob as quais a empresa está firmada. Basicamente, trata-se de um método em que empresas utilizam a infraestrutura de TI para solucionar problemas tradicionais, como quedas no desempenho, produtividade, agilidade e eficácia.

Em geral, essas transformações envolvem a aplicação de algumas tecnologias inovadoras e análise de seus impactos. São relativas ao processo de adaptação às regras, a fim de obter o melhor em termos de transparência, segurança, produtividade, eliminação de custos, entre outros.

Contudo, colocar a transformação digital em prática requer uma mudança na estrutura, na gestão e na mentalidade das organizações e dos profissionais. Além de envolver também uma modificação na maneira de pensar a tecnologia no ambiente organizacional, já que ela possibilita a criação de novas soluções e está a frente de diversos recursos.

Por isso, adotar a mentalidade tecnológica é essencial para conseguir se adaptar às mudanças e se preparar para o que está por vir. Afinal, os processos automatizados já são uma realidade no mercado.

Em geral, os profissionais despreparados para as novas tendências e a ausência de pessoas capacitadas (até mesmo para contratação no mercado) são um problema. Isso porque as empresas ficam limitadas para buscar melhorias com as aplicações modernas.

Como conseguir os melhores resultados com a sua infraestrutura de TI? 

Existe uma escassez no que se refere à infraestrutura de TI que torna esse cenário um problema para as empresas. É muito comum que as atualizações nesse segmento sejam realizadas de forma lenta e cumulativa, por sistemas ultrapassados e pouco eficientes, o que acaba trazendo consequências negativas às empresas, como gastos excessivos com manutenção.

Dito isso, para alcançar bons resultados com sua infraestrutura de TI, é necessário primeiramente identificar as necessidades e as vulnerabilidades do seu negócio, além de definir requisitos e ferramentas que podem otimizar esse investimento. Afinal, as soluções devem ser efetivas, acompanhar as tendências do mercado e se enquadrar à realidade da organização. 

Considerando que a intenção de toda organização é ganhar mercado, obter retorno dos investimentos e alcançar os melhores resultados, modernizar a infraestrutura de TI faz parte de todo o processo. Para isso, é necessário investir na gestão do seu setor, seja por meio da terceirização ou do desenvolvimento de uma equipe capacitada.

Com isso em mente, o uso da infraestrutura de TI pode proporcionar diversos benefícios imprescindíveis para a continuidade do seu negócio. A seguir, confira algumas dicas muito valiosas para colocar esses processos em prática!

1. Economize tempo

Quando você adota as práticas recomendadas de infraestrutura de TI, suas operações funcionam com mais agilidade e isso é fundamental para impulsionar sua transformação digital. Com isso, você consegue oferecer uma melhor experiência aos clientes, já que reduz o tempo de inatividade e aumenta a velocidade dos serviços.

2. Aumente a produtividade do negócio

Com uma infraestrutura de TI adequada, os profissionais não precisam mais se preocupar com dados corrompidos, falta de segurança, contratempos de inatividade ou problemas para acessar um conteúdo remotamente.

Dessa maneira, é possível garantir o suporte necessário para manter a equipe mais segura e produtiva no trabalho. Além disso, também assegura a viabilidade dos serviços, avalia e corrige vulnerabilidades dos sistemas, uma vez que consegue programar ações de manutenção.

3. Reduza os custos

Ao contrário do que muitos acreditam, investir no planejamento e na gestão da infraestrutura de TI faz com que a empresa evite riscos e reduza significativamente os custos a médio e longo prazo. Assim, é possível otimizar toda a cadeia de processos e fluxos, facilitando o armazenamento de informações estratégicas.

4. Garanta mais eficiência

Quando uma empresa conta com soluções de infraestrutura de TI, ela consegue planejar melhor o seu crescimento. Isso porque tem um maior controle da tecnologia e das metodologias ágeis à sua disposição, conseguindo tomar decisões mais inteligentes. Consequentemente, isso permite obter melhores resultados para todo o negócio.  

O que os gestores ganham investindo nessa solução?

Considerando que esses elementos são a base que possibilita o funcionamento de um negócio, é fácil compreender que o desempenho da organização está diretamente ligado à qualidade da infraestrutura de TI, não é mesmo?

Pequenas empresas até conseguem se manter com poucos recursos, porém a medida que o negócio vai crescendo, aumenta também a necessidade de investir em um mecanismo que esteja à altura de suas operações e demandas. Isso porque a solução é determinante para o andamento das atividades e a tomada de decisões mais assertiva na empresa.

É claro que esse investimento pode ter um custo elevado no início, por isso muitas empresas optam por terceirizar os serviços de infraestrutura de TI, permitindo que tenham acesso a uma estrutura bem mais moderna e eficiente a um custo muito acessível.

No fim das contas, os gestores se beneficiam muito com esses investimentos. Essas estratégias agilizam as operações da empresa e facilitam a gestão como um todo, garantindo que o setor amplie sua produtividade sem a necessidade de aumentar os custos na mesma proporção.

Por fim, garantir uma infraestrutura de TI moderna, confiável e segura é primordial para o crescimento do negócio e permite que ele continue suas operações, mantendo-se ativo no mercado. Portanto, se o seu objetivo é ganhar produtividade e reduzir custos, está mais do que na hora de implementar esse tipo de solução!

Se você gostou deste post, não deixe de conferir também outro conteúdo que produzimos para você: “Como a modernização de aplicações habilita a Transformação Digital do seu negócio”. Boa leitura!

Receba novidades

New call-to-action
New call-to-action

Categorias

Ver todas