TIVIT BLOG

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
Leonardo Silva
By
Março 21, 2019

Inteligência e redução de custos com controle de rotas e entregas

imagem-banner-artigo

Em um mercado em que diversas empresas investem o máximo que podem para obter vantagens competitivas, aumentar essa capacidade de investimento é fundamental.

Para isso, um caminho é o aumento da entrada de capital, seja por incremento de faturamento e investimentos feitos na empresa, ou na redução de custos. E entre essas duas estratégias, a única que a empresa pode ter algum nível de controle é a redução de custos. Mas como fazer essa contração sem impactar as operações e sem reduzir os investimentos que permitem que o faturamento da empresa aumente?

 

A resposta é Inteligência!

 

Diversas empresas conseguem obter ótimos resultados em redução de custos a partir do uso de ferramentas e tecnologias ligadas à “Internet das Coisas”, ou IoT (Internet of Things).

 

Essas ferramentas, que abrangem dispositivos de localização (GPS), sensores, infraestrutura na nuvem (Cloud) integradas a soluções internas como ferramentas de CRM ou ERP,  permitem que a empresa interligue seus recursos logísticos através da internet, de tal forma que a troca de informações entre esses equipamentos ocorra de forma instantânea e sem a necessidade da atuação humana.

 

Além dessas tecnologias, algumas outras inovações estão levando a Gestão de Logística a um nível mais avançado, entre eles:


  • Tecnologia embarcada  

Um aspecto particularmente promissor na aplicação de tecnologia IoT em contexto profissionais, está na automação de veículos. Desde caminhões que se auto-carrega e são conduzidos parcial ou totalmente por computadores até veículos de operação de campo conectados a sistemas remotos de gestão.

 

Um exemplo de caso de sucesso deste tipo de aplicação foi conduzido pela própria TIVIT no mercado de construção. Os caminhões do tipo betoneira do cliente foram equipados com sensores e aparelhos que os mantém conectados com os sistemas da empresa em tempo real, fornecendo informações da central do caminhão, estado da carga, rotas percorridas, itinerário a seguir, entre outros dados. Com esse nível de tecnologia embarcada, foi possível obter uma visão ampla do estado do caminhão, otimizando toda a operação, reduzindo perdas e horas improdutivas e otimizando índices de pontualidade de chegada e quantidade média de serviços.


  • Otimização operacional

A integração de dispositivos embarcados a uma plataforma inteligente que correlaciona um grande volume de parâmetros em tempo real para tomada de decisões automáticas é um fator chave para se obter valor em escala em determinadas operações.

 

Neste aspecto vale destacar as possibilidades de uso inteligente de manutenção preventiva de veículos e equipamentos, economia de combustível, aplicação de rotas inteligentes para otimização logística, distribuição inteligente de equipes de campo e veículos para maximização da eficiência operacional, entre outras aplicações em toda a cadeia.


  • Distribuição Pulverizada e Automatizada

Centros de Distribuição gigantescos tendem a diminuir frente a expansão de condomínios logísticos locais, permitindo entregas mais rápidas e mais baratas. Além disso, para entregas de caixas até 2 kg, que são cerca de metade das entregas dos e-commerces, o uso de Drones tem se mostrado uma opção confiável e muito mais barata do que as formas tradicionais de entrega.


  • Transporte compartilhado e intercâmbio de dados

Aplicativos que conectam os donos de veículos e os clientes que necessitam de transporte estão cada vez mais comuns, permitindo a contratação de serviços logísticos conforme a necessidade. Com isso, diversos aplicativos de compartilhamento de informações sobre o tráfego possibilitam que os donos de caminhões e seus clientes acompanhem o trajeto das mercadorias e possam responder imediatamente a qualquer imprevisto.

 

Em um cenário como este, a certeza é que nos próximos anos, somente as empresas que se adaptarem a essa nova realidade conseguirão atuar em alto nível e se destacar em um mercado que tende a tornar-se cada vez mais competitivo e desafiador.

 

case-de-sucesso-betoneiras

 

 

Receba novidades

Nova call to action
New call-to-action

Categorias

Ver todas