TIVIT BLOG

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
TIVIT CLOUD
By
junho 23, 2017

Jornada para a nuvem: 3 itens que você não pode ignorar

Para que um plano eficiente de jornada para nuvem seja desenhado, é preciso considerar a transformação do seu modelo tecnológico enquanto a jornada evolui. É sempre bom relembrar que a nuvem tem foco em alta disponibilidade, confiabilidade e automação.

 

Tópicos como infraestrutura mínima, equipes enxutas, flexibilidade e acesso rápido à tecnologia de ponta, estão entre as vantagens oferecidas por essa tecnologia. E como saber se a minha empresa já deve iniciar essa jornada?

 

Para apoiar a sua empresa nesta decisão, selecionamos os 3 primeiros principais itens que você não pode ignorar quando está iniciando a Jornada para a Nuvem, vamos lá!

 

1 – A necessidade de ir para a nuvem está alinhada aos meus negócios?

 

Nesta etapa é fundamental responder a algumas questões primordiais: existe alinhamento entre as necessidades da empresa e os benefícios oferecidos pela nuvem? A minha empresa tem demanda de serviços que justifiquem a mudança? As equipes estão preparadas para atuar com eficiência neste cenário?

 

Antes de iniciar a buscar pelo fornecedor ideal, tente responder a essas questões. Elas podem determinar não apenas uma migração bem-sucedida, mas que a sua empresa possa obter vantagens competitivas e operacionais que espera com a adoção da nuvem.

 

Observe como é a produtividade da sua empresa, se você trabalha com dados confidencias, ou se necessita que os seus arquivos tenham alta disponibilidade, ou ainda, sejam acessados remotamente, então uma solução em nuvem pode melhorar a disponibilidade e segurança da sua empresa. Estes são apenas alguns exemplos do que é importante ter no mindset na hora do seu planejamento.

 

2 -  O que fazer com os sistemas legados?  

 

Evitar investimentos indevidos é uma das principais preocupações dentro das organizações, com a TI não é diferente. Algumas empresas possuem sistemas críticos, que foram customizados para o negócio.

Esses sistemas costumam gerar um custo alto, tanto técnico, quanto operacional e por isso podem evitar atualizações e migrações, além de exigir grande esforço para implementação.

 

Para situações assim, é importante avaliar qual caminho melhor para solucionar os desafios da empresa. Dependendo da idade e das restrições do sistema em questão você pode substituir, trocar o sistema por algo novo, tentar evoluir e levar o legado a um patamar superior de performance ou até mesmo se conectar.

 

Quando falamos de conectar, é permitir que a base do sistema permaneça inalterada mas novas ferramentas e funcionalidades sejam disponibilizadas por serviços em nuvem. Não é uma opção disponível a todas as empresas e sistemas, por possuir algumas limitações técnicas que variam de caso para caso, mas é uma boa alternativa para a tomada de decisão.

 

3) Conheça bem seu ambiente

 

Após considerarmos as questões dos sistemas legados (caso existam) e estabelecer que a nuvem é mesmo uma solução que irá contribuir para a sua empresa, vamos avaliar as características do novo ambiente.

 

Tipos de dados armazenados e seus sistemas de proteção, ferramentas de monitoração, características de integração de acordo com o tipo de nuvem escolhida e espaço de armazenamento e banda de transferência, são pontos importantes para considerar, a fim de se antecipar a eventuais obstáculos.

 

Naturalmente, é necessário que você conheça igualmente bem seu ambiente local de TI, com dados precisos e atuais sobre sua situação de rede, servidores, volume armazenado, quantidade de acessos, prioridade e risco de dados armazenados etc., a fim de poder escalar adequadamente sua migração para um sistema que será efetivo logo de início.

 

Para que você possa conhecer todos os passos para a Jornada para a Nuvem, a TIVIT preparou este guia com as quatro principais etapas para iniciar sua jornada rumo à nuvem, para ajudá-lo a planejar e se preparar para o processo.

 

 

Jornada para nuvem

 

 

Receba novidades

Nova call to action
Nova call to action

Categorias

Ver todas