TIVIT BLOG

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
TIVIT
By
Agosto 09, 2018

Logística Inteligente: O Futuro das Cadeias de Valor pronto para chegar às suas mãos

Vivemos numa época em que fazer as coisas por “tentativa e erro”, na base da força e da teimosia, já se tornou o caminho mais rápido para que as empresas acabem por perder suas capacidades de investimento, fiquem estagnadas, e terminem obsoletas.

 

Logística Inteligente

Nesse cenário, torna-se cada vez mais importante agregar inteligência aos processos operacionais das empresas, e claro que a Logística, por seu papel fundamental na dinâmica de obtenção, armazenamento e distribuição de matérias-primas, insumos e produtos, é uma das áreas que mais pode se beneficiar das convergências que surgem a partir da integração das tecnologias de Computação em Nuvem (Cloud Computing), Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), Business Analytics (BA) e Business Intelligence (BI).

 

Como um exemplo dessas convergências pense nos carros inteligentes da Uber, os quais em breve já não mais dependerão de motoristas humanos para transportar pessoas e mercadorias com os menores custos e os melhores serviços, sendo capazes inclusive de escolher as rotas que não só são  mais rápidas, como também apresentam o melhor estado de conservação e permitem que os motores dos veículos funcionem em condições menos exigentes, diminuindo o consumo de combustível e o gasto com manutenção automotiva.

 

Agora imagine todo este potencial à disposição das empresas e seus respectivos gestores de logística e de frota. Pense em tudo que poderão fazer quando, por meio da instalação de sensores e do aprimoramento dos computadores de bordo dos veículos, eles puderem monitorar toda a sua operação logística, sendo capazes de identificar padrões, corrigir desvios e falhas antecipadamente e monitorar todo o fluxo logístico, reduzindo perdas.

 

Essa eficiência pode aparecer em quase todos os processos, como: controle de atividades, informações em tempo real aos envolvidos no mesmo projeto, diminuição do tempo de atendimento da demanda, processos encurtados e entregas mais dinâmicas, em detalhes que atualmente passam despercebidos.

Pode parecer um exercício de futurologia, mas na realidade esse tipo de operação já tem sido realizado com sucesso em grandes empresas que decidiram abrir as portas para a inovação e se tornarem mais competitivas.

 

As empresas podem obter ainda mais benefícios com a logística inteligente - a tendência é que isto se intensifique cada vez mais. Otimização e maior controle de processos logísticos tendem a reduzir custos e melhorar os prazos e a flexibilidade dos serviços oferecidos. Operações conectadas, aproximando equipes de campo, time gerencial e sistemas tendem a ser mais efetivas, com menos erros, mais velocidade e eficácia operacional. E tudo isso, em conjunto, se traduz em uma operação mais ágil, gerenciada e eficiente para o cliente que recebe estes serviços logísticos.

 

A TIVIT, com sua expertise e experiência ajuda empresas a obterem mais otimização e inteligência em seus processos, trazendo mais economia, controle e resultados efetivos com o uso de nossas soluções integradas. Adquira processos mais autônomos e dados para a análise, a fim de identificar quais são os melhores processos para o seu cenário.

 

E se você estiver pensando que o custo de tudo isso está fora da realidade de sua empresa, tenho uma ótima notícia para lhe dar: Considerando que os custos de operação, as perdas financeiras e os desperdícios são reduzidos, pela adoção das tecnologias de Logística Inteligente, em montantes que já podem chegar a 50% de seu valor atual, e que a maior parte do investimento em sensores, inteligência artificial e datacenters será realizada por parceiros especializados, todo o custo de aquisição dessas ferramentas se torna pequeno em comparação com os ganhos de eficiência e eficácia que sua empresa obterá.

 

Mais do que nunca, a escolha de estar na vanguarda e se beneficiar das vantagens de viver sempre alguns passos à frente de seus concorrentes, deixou de ser uma questão de capacidade de investimento para se tornar uma questão de se ter visão e inteligência suficientes para reconhecer quando o futuro bate à sua porta e lhe oferece um presente cheio de oportunidades. E se você ainda estiver com dúvidas, deixe-me lhe dizer uma coisa: Esse presente já chegou para você. Você aceita?

Nova call to action

Receba novidades

Nova call to action
Nova call to action

Categorias

Ver todas