TIVIT BLOG

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
TIVIT CLOUD
By
Agosto 24, 2017

Meu time está preparado para irmos pra nuvem?

A sua empresa está prestes a iniciar a jornada para a nuvem. Vocês já levantaram as necessidades desta migração, pensando nos benefícios de alta segurança e disponibilidade, entre outros benefícios que essa tecnologia oferece. Então, surge a dúvida: meu time está preparado para ir pra nuvem?

É importante saber que este tipo de adoção de tecnologia deve ter como objetivo principal tornar o trabalho mais efetivo, mais seguro e produtivo. Impor sistemas com o simples objetivo de evolução técnica dificilmente gera os resultados esperados, e pode muito bem trazer mais problemas do que soluções.

 

Questões culturais devem ser abordadas, já que muitas empresas não têm o hábito de trabalhar com todos os recursos de rede, o que praticamente anularia muitos dos benefícios trazidos pela migração para a nuvem.

 

Temas relacionados à produtividade também devem ser considerados

 

De nada adianta buscar uma solução em nuvem, pensando nos benefícios de alta segurança e disponibilidade, se a sua empresa não possuir maturidade para trabalhar com classificação de informação. Ou seja, é preciso ter ciência das possibilidades que a nuvem pode oferecer, como também do dever de readequar os processos para que, de fato, a equipe seja produtiva.

 

Estes são apenas um exemplo de informações que precisam ser obtidas antes mesmo de ocorrer a busca por um provedor de nuvem ou modelo ideal, pois são determinantes não só para uma migração bem-sucedida, mas para que a empresa possa, efetivamente, obter as vantagens competitivas e operacionais que busca com a adoção deste tipo de tecnologia.

 

Estudo recente:

 

Segundo estudo anual realizado pela RightScale em 2017, existe uma forte mudança para a centralização dos times internos, onde mais equipes de TI têm visão ampla do seu papel no ambiente na nuvem. Este ano, 65% dos entrevistados veem um  papel próprio na seleção de nuvens públicas, outros 63% decidindo ou aconselhando quais aplicativos se deslocam para a nuvem, enquanto outros 63% desses times se veem colaborando na seleção de nuvens privadas.

RightScale 2017 State of the Cloud Report.jpg

RightScale 2017 State of the Cloud Report

 

Sabemos que, a colaboração dos times de tecnologia são o alicerce para uma jornada de sucesso para a nuvem. Mas, para que este tipo de proposta seja efetiva, é primordial entender o trabalho de todos os colaboradores que possam ser afetados pela mudança para a nuvem, compreendendo o que fazem, como fazem e como uma mudança de sistema pode ser benéfica para eles.

 

Uma vez compreendidos estes pontos, uma boa comunicação do projeto deve acontecer, na qual datas, fatos e resultados devem ser expostos com clareza, assim como aquilo que se espera de cada área envolvida. Por fim, treinamentos com a nova ferramenta não podem faltar e devem dar aos colaboradores tudo aquilo de que precisam para trabalhar com efetividade na nuvem.

 

Conclusão

 

As pessoas são tão determinantes para o sucesso da migração para a nuvem, quanto sua estrutura tecnológica, desde a equipe de TI até o usuário. Fazer a implementação de um sistema sem fazer um bom trabalho de comunicação, que esclareça os objetivos, as vantagens e as expectativas da empresa em relação aos colaboradores, implica em grandes chances de gerar entraves operacionais, insatisfação, dúvidas e, em última instância, até mesmo levar ao fracasso do projeto.

 

Em nosso material Guia: 4 etapas fundamentais na sua Jornada Para a Nuvem, você pode perceber que alinhar a necessidade de migração para a nuvem ao seu negócio e também ao seu time é fundamental. Faça o download deste material e saiba mais sobre o assunto.

 

Até breve!

 

Jornada para nuvem

Receba novidades

Nova call to action
New call-to-action

Categorias

Ver todas