TIVIT BLOG

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
Claudio Castro
By
Julho 24, 2019

Microsoft Inspire 2019 – Parcerias e o futuro da Gigante da Tecnologia

As conferências para parceiros geralmente são eventos mais reservados, focados em questões internas e de negócio, mas também são quando os provedores sinalizam para onde estão rumando e quais são suas perspectivas para o futuro. E foi isso que a Microsoft fez questão de deixar claro no seu evento Inspire que aconteceu entre os dias 15 e 18 de julho, em Las Vegas, EUA.

 

A TIVIT esteve presente no evento e podemos resumir o que vimos em duas frases frequentemente repetidas por lá: “Microsoft is back to the game” e “Microsoft is cool again”.

Abaixo seguem os principais destaques e falas do evento que demostram como a Microsoft está investindo fortemente em ser uma companhia cada vez mais presente e influente na vida das pessoas, e como ela tem criado um ecossistema poderoso de parceiros para isso.

 

Azure, Azure, Azure

 

O Azure está substituindo o Windows como a plataforma mais estratégica da Microsoft e o grande leque de produtos e soluções lançados baseados nele, como bancos de dados de larga escala, processamento de alto desempenho e Inteligência Artificial. Essa ferramenta foi o centro de praticamente tudo mostrado no Inspire.

 

"Estamos construindo tudo o que estamos fazendo no Azure. Há Windows e Linux, Java e .NET, todos como plataformas de primeira classe. O SQL Server 2016, Red Hat, VMware, Oracle, todos esses aplicativos e infra-estrutura pode ser de primeira classe no Azure", disse Satya Nadella, CEO, Microsoft. De acordo com Nadella, a Microsoft tem demostrado que o Azure é a chave. E grande parte do evento focou não só em como os parceiros podem vendê-lo, mas também usá-lo para melhorar suas próprias operações e gerenciar seus relacionamentos com os clientes.

 

Windows Server para o Azure

 

"Este é o ano das migrações para o Azure Cloud." – disse Gabrielle Schuster, vice-presidente corporativa de parcerias comerciais da Microsoft.

 

Há um prazo chegando no começo do próximo ano. O Windows Server 2008 chega ao fim do suporte em janeiro de 2020, e a Microsoft fez questão que os parceiros entendessem que deveriam mover os clientes que ainda utilizam esse sistema operacional para a nuvem Azure.

 

De acordo com as estimativas internas da Microsoft, cerca de 60% de sua base de instalação de servidores está no Windows Server 2008 e no SQL Server 2008, que acabou de perder seu prazo de suporte no início deste mês (Julho-2019). A Microsoft então destacou uma oportunidade de mercado para essas migrações em US $ 50 bilhões.

 

Democratizando o Digital

 

"Vamos colocar a inteligência artificial para funcionar... O princípio de democratizar o digital é essa noção de conexão ... Toda empresa está se tornando uma empresa de tecnologia ... O que queremos é empoderar os desenvolvedores de alto nível em todo o mundo para capacitar os desenvolvedores cidadãos. " - Judson Althoff, vice-presidente executivo de negócios comerciais mundiais da Microsoft.

 

A democratização digital é um slogan emergente da Microsoft. A citação acima, captura os elementos-chave da ideia, que consiste basicamente em utilizar a inteligência artificial para empoderar o cidadão comum para ser um desenvolvedor de soluções simples do dia a dia.

 

Um dos exemplos foi da Ebiya, uma startup japonesa que desenvolve soluções para gestão de restaurantes. Sabe quem é um dos principias desenvolvedores da empresa? Uma garçonete, que conhece todos os processos de atendimento ao cliente.

 

Computação Híbrida? Seja bem-vindo a nova realidade

 

"Costumava-se pensar que computação híbrida era algum tipo de período de transição até que tudo estivesse 100% rodando na nuvem. Agora a riqueza da arquitetura moderna e o poder da nuvem, nos permite criar novas soluções fantásticas que realmente estão no centro desta noção de democratização digital ". afirmou Judson Althoff.

 

Demonstração Hyperscale do Banco de Dados SQL

 

Em uma demonstração durante o Corenote de Nadella, Rohan Kumar, vice-presidente corporativo do Azure Data exibiu o SQL Database Hyperscale. A solução é especializada em gerenciar e otimizar quantidades massivas de dados. A demonstração envolvia a alimentação de dados simulados de um milhão de veículos no banco de dados relacional na nuvem para analisar e retornar insights operacionais em toda a frota. "São 200 terabytes em um único banco de dados relacional no Azure". disse Kumar.

 

Teams está explodindo

 

"Quantos de vocês se lembram do explosivo crescimento do SharePoint há cerca de uma década? O Teams já está numa trajetória mais rápida do que isso". Gabrielle Schuster.

 

A Microsoft afirmou durante o Inspire que o serviço de colaboração Teams atingiu mais de 13 milhões de usuários ativos diariamente, ultrapassando o Slack em junho. A Microsoft está incentivando agressivamente os parceiros a enfatizar o Teams, que combina bate-papo, videoconferência, chamadas de voz sobre IP e recursos de acesso a arquivos.

 

A própria Microsoft se tornando um canal

 

"Nosso relacionamento mudou. As mesas mudaram e nos tornamos seu canal." Gabrielle Schuster. A Microsoft está integrando sua comunidade de parceiros do Cloud Solution Provider (CSP) com seu Marketplace e aprofundando os laços com ela mesma. De acordo com Schuster, essa nova forma de trabalho cria novas oportunidades para os parceiros venderem seus próprios serviços através do Marketplace da Microsoft, ou utilizando a força de vendas interna ou, até mesmo quando parceiros ofertam serviços de outros parceiros em suas próprias ofertas de CSP.

 

Concluindo

 

O Microsoft Inspire é um evento para parceiros, sim, mas a abertura da empresa foi impressionante e constantemente ouviu-se as palavras juntos e todos (e aí podemos incluir os usuários e clientes). E foi com essa inclusão que a Microsoft mostra para onde está indo e como sua tecnologia aplicada ao seu próprio ecossistema de parcerias impactará positivamente toda a cadeia provedor-cliente-parceiro.

 

O evento ainda demonstrou as novidades tecnológicas da empresa e como ela está empenhada em fazer da democratização digital e o empoderamento de todos seus clientes e usuários, sendo esta sua estratégia principal para os próximos anos. 

 

Nova call to action

Receba novidades

Nova call to action
Nova call to action

Categorias

Ver todas