Modern Workplace: O papel da tecnologia no ambiente de trabalho

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
TIVIT
By
Junho 23, 2021

Modern Workplace: O papel da tecnologia no ambiente de trabalho

Com a transformação digital tomando espaço nos diferentes ambientes de trabalho, a experiência dos usuários precisa ser tão boa quanto os produtos e serviços oferecidos pela companhia. O Modern Workplace, da Microsoft, surge exatamente com o propósito de levar mais inovação e engajamento para as equipes.

O cenário atual, cada vez mais moderno e conectado, exige que os empreendimentos utilizem ferramentas comerciais adequadas às novas legislações e políticas digitais. Isso permite que os negócios proporcionem aos seus colaboradores um espaço seguro e acessível.

Para entender mais sobre o movimento Modern Workplace e suas possibilidades nas empresas, acompanhe o post a seguir!

Qual o papel da tecnologia no ambiente de trabalho?

Após a necessidade de virtualização dos encontros corporativos, os líderes têm se preocupado significativamente com a produtividade das pessoas que fazem parte das equipes de trabalho. Com a implementação de metodologias, como a do Modern Workplace, os gestores contribuem diretamente para a modernização e integração dos serviços prestados.

O espaço colaborativo sente a crescente necessidade de mostrar a cultura e a missão da empresa para atrair e reter talentos. O ambiente deve tanto atender às demandas quanto fornecer condições tecnológicas, físicas e psicológicas para satisfazer os anseios dos colaboradores e a exigência de modernização do mercado.

O local de trabalho baseado em atividades está em constante mudança. Por isso, é preciso adaptar as tarefas para atender perfeitamente os diversos estilos de atuação entre as diferentes pessoas que compõem as equipes. A alternativa oferece opções interessantes, permitindo que os colaboradores sejam mais eficazes e engajados.

A tecnologia ainda é positiva para a flexibilidade no ambiente, atendendo às necessidades de todos os grupos que fazem parte da cultura organizacional da empresa. Um bom projeto de comunicação pode ajudar as corporações a construírem processos com maiores probabilidades de sucesso e produtividade.

Por isso, adotar ferramentas, como a do movimento Modern Workplace, é um passo que vai além da concorrência. O Microsoft 365, por exemplo, é um pacote funcional que integra as atividades e mantém as equipes trabalhando melhor em conjunto. O indicado é que os líderes testem a ferramenta com algumas pessoas e avaliem seus benefícios, antes mesmo de implementar a tecnologia para os outros talentos.

Como funciona o movimento Modern Workplace nos negócios?

Criada pela Microsoft, o movimento Modern Workplace tem o propósito de criar ambientes de trabalhos modernos, melhorando a efetividade das atividades em equipe por meio de aplicativos e soluções tecnológicas avançadas. A modernização é focada, principalmente, nas áreas de comunicação, organização, análise e armazenamento de dados. Isso permite que as corporações estejam mais conectadas, acessíveis e seguras com as demandas de seus colaboradores.

O Modern Workplace já é uma tendência global e tem sido seguida por empresários e líderes de todo o mundo. Com a iniciativa da Microsoft, as pessoas sentem mais satisfação e criam colaboração contínua entre as plataformas, o que aumenta a segurança e a integridade de todos os sistemas e informações empresariais.

Portanto, essa é uma transformação essencial para aperfeiçoar a qualidade e a eficácia da experiência no ambiente de trabalho. Com a adoção do Modern Workplace, a gestão precisa ter autonomia e agilidade para disponibilizar capacitação do funcionamento das inovações, para que toda a cultura organizacional desenvolva a mudança de mentalidade e de atuação.

Aposte no treinamento

Embora muitas ferramentas pareçam intuitivas, o treinamento pode garantir que a equipe aproveite ao máximo todas as funcionalidades da plataforma e tome melhores decisões na rotina profissional. Sem isso, a eficiência pode ficar limitada e o espaço corporativo não consegue atingir todo o seu potencial.

A mudança cultural é indicada, sobretudo, nos ambientes mais tradicionais. A colaboração é vital para a capacitação de todos os funcionários, as tendências do passado já não combinam mais com a modernização e as novas ferramentas tecnológicas. O movimento Modern Workplace surge como um instrumento que auxilia os líderes e permite o rápido avanço de todos que participam das decisões corporativas.

Quais ferramentas da Microsoft têm contribuído para os ambientes de trabalho?

Atualmente, diversas ferramentas proporcionam às empresas a adequação ao movimento Modern Workplace. Elas contribuem diretamente para se criar um ambiente de trabalho moderno e que oferece mobilidade, segurança, sustentabilidade e redução de custos.

  • Microsoft Teams: funciona bem para a eficiência na comunicação interna, permitindo ainda a possibilidade de criar reuniões com parceiros que não fazem parte da equipe. As salas e os chats podem ser gravados e compartilhados posteriormente com outros colaboradores, pois os arquivos são salvos automaticamente em nuvem;
  • Office 365: os aplicativos de produtividade do Office 365 também são indicados para incentivar a colaboração, pois são compartilháveis e editáveis. Isso faz com que o time consiga trabalhar mais focado em apenas uma versão de um documento, o que elimina a necessidade de microgerenciamento por parte da gestão empresarial;
  • OneDrive: é outro serviço da Microsoft que permite o armazenamento em nuvem em tempo real. Com ele, os colaboradores podem realizar compartilhamentos e sincronização entre dispositivos, tudo com acesso offline;
  • OneNote: é um programa projetado para reunir e organizar informações de formato livre, sendo ideal para espaços conjuntos de trabalho;
  • Skype: corporações que fazem chamadas de vídeo, áudio e conferência constantemente ainda podem adotar o Skype for Business, que permite o envio e recebimento de mensagens instantâneas em reuniões.

Antes de implementar uma ferramenta, é importante que os gestores analisem as funcionalidades de cada plataforma para entender se serão úteis a longo prazo. Com tantas opções, pode ser difícil definir quais programas funcionarão para as necessidades exclusivas do negócio. Mesmo assim, a Microsoft tem ofertado tecnologias diferenciadas, que aumentam o engajamento e o espírito empreendedor das pessoas.

Uma empresa preocupada com um ambiente de trabalho moderno, precisa fazer investimentos em ferramentas, softwares e aplicações que trazem valor para seus colaboradores, como é o caso do Modern Workplace. A TIVIT é a parceira ideal para os líderes que buscam se adequar às exigências da transformação digital, pois oferece soluções inovadoras que colocam os negócios no nível das corporações mais competitivas do mercado.

Para conhecer todos os serviços digitais e personalizados da TIVIT, entre em contato com nossos consultores e saiba como a sua empresa pode alcançar a excelência nos processos!

Receba novidades

New call-to-action
New call-to-action

Categorias

Ver todas