Modernização de aplicações: Invista em uma nova arquitetura

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
Moises Menezes
By
Maio 06, 2020

Modernização de aplicações: Invista em uma nova arquitetura

O crescimento da adoção da computação em nuvem, ou cloud computing, é constante no Brasil. Segundo um estudo realizado pela Associação das Empresas de Software (ABES), a expectativa é que até 2022, o mercado de nuvem no país crescerá 35,5% ao ano.

 

Nesse cenário, é essencial que as organizações estejam preparadas para essas tecnologias e, assim, continuarem competitivas no mercado. 

 

Aplicações legadas podem ser uma barreira ou dificultar esta jornada, ter alguns problemas como plataformas não mais suportadas, dependências de produtos e licenciamentos de softwares específicos, e muitas vezes pode ser complicado encontrar profissionais que consigam fazer manutenção nessas aplicações antigas, e isso significa mais custo. Ainda assim, as empresas já estão habituadas com a aplicação legada e têm receio de que uma nova migração possa engessar o negócio por um longo período e gerar diversos problemas e custos operacionais.

 

Um erro comum que muitas empresas cometem é o de pegar as aplicações como estão e levá-las para a nuvem buscando economia de infraestrutura, mas o efeito pode ser totalmente o inverso. Uma aplicação utilizando tecnologias defasadas tendem a ter um custo de infraestrutura muito superior em ambientes cloud por não utilizar um dos principais benefícios da nuvem, a elasticidade e a escalabilidade. As aplicações legadas, devido a arquitetura de software antiquada, muitas vezes precisam ter os recursos reservados, o que pode ser muito mais caro na nuvem quando comparado no seu data center local.

 

Seguindo nesse contexto, modernizar os sistemas legados é primordial para utilizar o máximo potencial da computação em nuvem para suportar as necessidades geradas por essa transformação digital, que engloba as mudanças de comportamento, expectativas dos clientes e possibilita reduzir os seus custos com infraestrutura, além de aumentar o time to Market do seu negócio.

 

Porém, para realizar essa transição digital, não significa que precisa começar do zero, pois, por meio de diversas técnicas e ferramenta de modernização de aplicações, é possível revitalizar as aplicações já construídas e adicionar funcionalidades e conceitos atuais, e assim otimizar a sua operação, para um maior ritmo de mudança através de técnicas e ferramentas DevOps. Dessa maneira, sua aplicação legada poderá tirar todos benefícios de uma nova arquitetura de software, como, por exemplo, rodar em containers, utilizar micros serviços e tratar sua infraestrutura como parte da aplicação (infrastructure as a code), controlando automaticamente os recursos de infraestrutura que precisa conforme a demanda.

 

A modernização de aplicações busca alinhar sistemas legados às necessidades de negócio atuais da organização, ou seja, a estratégia utilizada deve ser desenhada de acordo com as necessidades da empresa, onde pode ser aplicada uma ou diversas técnicas e estratégias de modernização.

estratégia

Um erro muito comum no processo de modernização e que pode elevar muito o custo ou mesmo inviabilizar o projeto é definir a estratégia com base na tecnologia, TI por TI. A tecnologia só está aqui para agregar valor ao negócio, não o contrário.

 

Por exemplo, se o objetivo for reduzir o custo de consumo das aplicações no Mainframe, a estratégia de replatform (mudar a plataforma da aplicação) pode ser um processo muito rápido e trazer o ROI desejado em pouco tempo, e nem precisaria mover a aplicação para a nuvem. Ou seja, construir a estratégia de acordo com a necessidade do negócio reduzirá custo e tempo.

 

Apesar da jornada de modernização ser um processo desafiador, não precisa ser feito de uma só vez. Algumas técnicas e ferramentas possibilitam escalar melhor os recursos e aplicações de forma rápida e preparar as aplicações para rodar, utilizando todos os benefícios e retorno que só uma aplicação feita para nuvem pode trazer para o seu negócio.

 

Inicie com quem entende

O serviço de modernização de aplicações ou a construção da Jornada de modernização prepara o seu negócio e suas aplicações legadas para uma arquitetura que possa suportar o seu negócio da melhor forma. A TIVIT utiliza ferramentas de IA no processo de conversão e, que combinadas com uma ágil metodologia, possibilita ganhos significativos em comparação ao desenvolvimento tradicional. 

Temos uma metodologia própria para definir a melhor estratégia para a modernização do seu negócio, onde a sua necessidade guia a tecnologia. Construímos com o cliente um roadmap com todos os projetos necessários para atender toda jornada de modernização.

metodologia

 

Sendo assim, a Metodologia captura o desejo do cliente, avalia o estado atual em que se encontra, define todo modelo futuro e detalha o plano e a melhor forma para atingir os objetivos do cliente, como propor automação de processos utilizando RPA, transformar partes da aplicação em micros serviços, containers, kubernetes e a adoção de analytics, etc., sempre levando em consideração a necessidade do cliente e propondo os melhores caminhos para a realização deste serviço, o que possibilita a evolução da sua aplicação, incluindo novas funcionalidades ou mesmo retirando aquilo que não faz mais sentido.

 

Entenda o que oferecemos em nossos serviços de Modernização de aplicações:

Dominamos o processo fim a fim, seja uma aplicação que ainda roda em mainframe, cliente servidor, em várias camadas ou mesmo dentro do banco de dados. Nossos especialistas analisam todas as opções, utilizando frameworks e ferramentas, e propõem quais as melhores formas de atualização para cada elemento crítico da empresa.

 

- A estratégia da Jornada é desenhada de acordo com o negócio do cliente, feito sobre medida para cada caso;

 

- Utilização de plataformas de I.A para aceleração do tempo de conversão e modernização do código, possibilitados ganhos que podem chegar até 90% de economia de tempo quando comparado ao desenvolvimento tradicional;

 

- Serviços especializados na fase pós-conversão (qualidade, segurança e testes integrados, de performance e regressivos);

 

- Acompanhamento do processo completo com equipe própria, desde a consultoria até entrega final;

 

- DNA de missão crítica, que nos diferencia a trabalhar com ambientes e aplicações de alta criticidade;

Nosso processo de modernização irá considerar as rotinas e processos da sua empresa, seus colaboradores e ferramentas disponíveis para os mesmos.

 

Fale com o nosso time de modernização para ajudar a construir a sua jornada!

 

Conte com a TIVIT para Modernização de Aplicações

Receba novidades

New call-to-action
New call-to-action

Categorias

Ver todas