TIVIT BLOG

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
TIVIT One Cloud
By
fevereiro 10, 2017

Multicloud | Uma boa estratégia para sua empresa!

multicloud-post-03-300x212.pngA consolidação da computação em nuvem está cada vez mais próxima, e a medida em que sua utilização aumenta, também cresce o número de provedores e ofertas. E muitas vezes, uma nuvem só não é suficiente para as necessidades da sua empresa. Então, que tal considerar uma estratégia Multicloud para combater de forma mais eficiente seus desafios de TI?

 

Pensando nessa nova realidade, a TIVIT One Cloud fará uma sequência de posts falando sobre os benefícios e desafios de utilizar uma estratégia multicloud em sua empresa.

 

Vamos lá!

 

Há algum tempo, a questão deixou de ser se sua empresa utilizará serviços de computação em nuvem, mas sim, quando e de quem ela contratará esses serviços.

 

Com o avanço do mercado e o surgimento de provedores de nuvem especializados nas mais variadas capacidades e com os mais variados portfólios de serviços, uma nova questão surgiu, agora o ponto não é somente de qual fornecedor, mas sim, quais fornecedores  utilizará.

 

Assim, o que era para ser um benefício, tem se tornado uma dor de cabeça para muitos usuários: Como um quebra cabeça, encontrar as peças corretas que compõe o serviço ideal pode ser uma tarefa complexa e custosa.

Compreendendo o modelo multicloud

Quando uma empresa decide utilizar serviços de computação em nuvem, ela começa acreditando que estará sempre utilizando um único provedor e que com ele poderá enfrentar todos os desafios da TI. O melhor caminho pode não ser tão simples assim. Afinal, cada um dos três modelos de serviço de nuvem – Infraestrutura como serviço (IaaS), Plataforma como serviço (PaaS) e Software como serviço (SaaS) – visa um caso de negócio específico.

 

Então, antes mesmo de falarmos de multicloud, devemos dar um passo atrás e falar de múltiplos modelos de nuvem. O primeiro passo para sua empresa é saber o que é e como utilizar de forma correta cada um dos modelos de nuvem.

 

A IaaS (Infrastructure As A Service) possui como objetivo reduzir o custo de capital e disponibilizar uma maior presença geográfica, sem afetar o licenciamento de software, os custos de suporte técnico ou a agilidade dos negócios.

 

Já o PaaS (Platform As A Service) oferece benefícios de licenciamento de software e reduz os custos de suporte de software de plataforma. Enquanto isso, o SaaS (Software As A Service) transforma o software em um serviço, eliminando quase todos os tradicionais custos de TI e extinguindo problemas com a atualizações de software e compartilhamento de arquivo.

 

Ao usar da forma correta cada um desses modelos, idealmente, sua empresa teria aplicações resilientes que funcionariam mesmo se sua infraestrutura local não estivesse disponível, e que poderiam expandir ou diminuir sua capacidade de forma simples e rápida, dependendo da carga de trabalho.

 

A utilização de múltiplos modelos de serviços de nuvem torna-se então a estratégia ideal para as empresas, e é particularmente útil nos casos em que a inércia dos processos internos de TI é demasiadamente grande para deixar o negócio manter o ritmo com sua concorrência.

 

Quando utilizar uma estratégia multicloud?

multicloud-nuvens-empresas-02-281x300.png

Então a pergunta que fica é: qual a melhor nuvem para sua empresa?

 

Não há apenas uma resposta correta para esta questão e buscar resolver todas suas necessidades em um único modelo de nuvem irá criar compromissos e minimizar benefícios. Então, porque não usar múltiplas nuvens?

 

Se você acredita em soluções em nuvem e em sua evolução futura; se sua empresa enfrenta pressões competitivas ou regulamentares ou se sua empresa está envolvida em uma fusão e/ou aquisição, então sua empresa é a candidata perfeita para múltiplas nuvens.

 

Existem outros fatores que também podem tornar a sua empresa uma candidata em potencial para uma estratégia multicloud. Estes incluem a dependência de múltiplas plataformas de hospedagem em um data center ou servidores amplamente distribuídos.

 

Outro fator é quando há uma estrutura de negócios focada em expansão, o que muitas vezes surge no caso de start-ups, quando uma empresa adquire outra ou abre uma filial.

 

Nestes casos, é fundamental a construção não somente de um modelo tecnológico de múltiplas nuvens, mas sim de um framework de governança multicloud capaz de gerir vários ambientes, de setores e até mesmo de empresas distintas.

 

E esse é o tema de nosso próximo assunto em  nossa Série MultiCloud. No próximo post, Como planejar e gerenciar diversos provedores?, vamos falar sobre como fazer um planejamento correto para a utilização de serviços Multicloud. Não perca!

 

Saiba mais: TIVIT One Cloud Management Plataform

 

download-estudo-de-caso

Receba novidades

Nova call to action
Nova call to action

Categorias

Ver todas