TIVIT BLOG

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
TIVIT CLOUD
By
Maio 25, 2017

Nuvem hibrida, uma realidade!

Algumas companhias já estão transformando a sua infraestrutura de TI tradicional em nuvem, mas para tantas outras a nuvem hibrida já é uma realidade. Nuvem hibrida nada mais é do que mesclarem o uso de nuvens públicas (AWS, Azure ou Google) e privadas, aquelas construídas sob demanda em um data center.

Nuvem hibrida, uma realidade-01.png

As empresas ao evoluírem para a nuvem hibrida enfrentam novos desafios. Tarefas como avaliar, migrar, garantir a segurança e gerenciar estes ambientes de nuvem hibrida fazem parte do dia a dia dos principais fornecedores e também de seus clientes.

 

Todos estão se esforçando para garantir a disponibilidade desta complexa forma de trabalhar diferentes tecnologias. Repensando ferramentas e processos necessários para gerenciar a infraestrutura híbrida em uma escala global consistente.

 

Segundo o Gartner, as iniciativas em nuvem hibrida tem crescido rapidamente. Infraestrutura e segurança da informação estão entre as habilidades mais críticas necessárias para implementar esse modelo de nuvem.

 

Disponibilidade

 

Quando falamos sobre como deve funcionar estes ambientes, precisamos recordar que ambientes públicos e privados trabalham de forma independente e se conectam quando é necessário.

 

Desta forma, os dados críticos (aqueles que precisam de segurança ou maior privacidade) em sua maioria dos casos, devem ser hospedados em ambiente privados. Já os demais dados e sistemas que necessitam o compartilhamento, por exemplo aplicativos, podem ser hospedados em ambiente público. 

 

É comum que a nuvem hibrida seja vista com bons olhos para as empresas, pois com esse misto, aquelas que ainda tem certo receio em hospedar todas as informações em um provedor, podem optar por manter os dados críticos em casa.

 

Mas como em toda jornada para a nuvem, é preciso fazer uma análise profunda de como será essa arquitetura, definir quais sistemas devem migrar para nuvem pública e quais permanecem no seu próprio ambiente.

 

Recomendações

 

Ainda segundo o Gartner, que avaliou os principais provedores globais de serviços em nuvem, a infraestrutura de nuvem hibrida já é interesse em aproximadamente 25% dos clientes dos provedores consultados.

 

O Gartner avaliou alguns quesitos que podem ser primordiais para as empresas que querem utilizar ambientes de nuvem hibrida em sua infraestrutura de TI, os principais pontos são:

  • Faça uma avaliação dos provedores de serviços gerenciados tradicionais e provedores de nuvem, focando casos de uso específicos para o seu negócio e verifique evidências formais de habilidades e capacidades de serviço.
  • Compare as capacidades dos provedores de serviços gerenciados com os de provedores de migração de nuvem mais especializados. Estabeleça uma declaração de trabalho clara que contemple governança, entregas e prazos, sem esquecer de orçar os custos existentes.
  • Pesquise os pontos fortes e fracos dos provedores de ambientes tradicionais e em nuvem, e compare com organizações de referência que utilizam esses serviços para avaliar, gerenciar, migrar, proteger e otimizar a nuvem híbrida.

Embora a nuvem hibrida ainda seja adotada em uma parcela pequena de empresas, para resultados ainda melhores, as habilidades em ferramentas e processos necessários para gerenciar a migração de ponta a ponta, além de uma gestão efetiva de nuvem hibrida, devem deslanchar nos próximos anos. 

 

A TIVIT possui soluções em cloud computing e já realiza projetos com modelo de nuvem hibrida. Se a sua empresa deseja iniciar a sua jornada para a nuvem e entende que a nuvem hibrida pode ser a solução mais adequada, entre em contato conosco.

 

 

Tivit

Receba novidades

Nova call to action
Nova call to action

Categorias

Ver todas