TIVIT BLOG

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
Fabio Ribeiro Amigo
By
Julho 31, 2019

O que as empresas ganham com soluções multicloud e nuvem híbrida?

Tivit

Quase todo mundo já ouviu falar de conceitos como hybrid cloud e multicloud, e muitas empresas já estão migrando ou se preparando para migrar para estas modalidades, de olho em seus benefícios. Se você tem interesse, mas não sabe exatamente que tipo de vantagem pode obter, vale a pena ler este artigo para entender melhor essas soluções que vêm crescendo em todo o mundo.

Multi e híbrida: qual a diferença?

O primeiro ponto importante é entender as diferenças entre estes conceitos, que podem parecer similares em um primeiro momento.

 

A multicloud é o uso de mais de uma nuvem (privada ou pública) em fornecedores diferentes. Isso pode acontecer por conta de características específicas de cada provedor, que podem se ajustar melhor a necessidades específicas de serviços ou áreas de seu negócio. Assim, ao invés de contratar o serviço de um só fornecedor, pode particionar sua nuvem entre vários, obtendo mais vantagens para a sua necessidade.

 

A nuvem híbrida, por sua vez, é um conjunto de nuvem pública e privada atuando de forma integrada com alguma forma de orquestração, podendo também incluir instâncias locais neste composto. Aqui, o foco está na obtenção de vantagens pela diferença das modalidades de nuvem adotadas, que têm naturezas e vantagens (assim como restrições) diferentes entre si.

 

Uma vez entendidas as características de cada uma das modalidades, fica mais fácil avaliar suas necessidades e, diante disso, escolher qual modelo melhor se enquadra em sua empresa.

 

As vantagens da adoção do nuvem híbrida

 

Quem estiver avaliando algum destes modelos pode pensar em benefícios como:

  • Flexibilidade: a capacidade de escolher entre características de mais de um provedor é um dos grandes diferenciais do multicloud, tanto em modalidade pública quanto privada, e é uma das principais razões pela escolha deste tipo de serviço. A híbrida também traz vantagens neste sentido, na medida que mescla a nuvem privada com a pública;
  • Controle: uma característica interessante da nuvem híbrida é a capacidade de maximizar controle e estabelecer regras customizadas, graças à nuvem privada, o que faz dela uma opção atraente para quem trabalha com dados sensíveis ou precisa seguir regras rígidas de compliance;
  • Escalabilidade: ambos modelos trazem grandes possibilidades de ajustar o serviço contratado a seus workloads, podendo rapidamente ampliar ou reduzir seu volume de serviço de acordo com a evolução do negócio;
  • Sem lock-in: a flexibilidade de mudanças de provedor oferecida pelo multicloud praticamente elimina a chance de se ficar preso a um fornecedor sem chance de mudança.

Olhar o futuro

 

As empresas já estão prontas para oferecer o melhor nestas e em outras modalidades de nuvem. O Google já lançou o Anthos, evolução do Cloud Services, para otimizar migrações e desenvolvimento em ambientes variados com uso de containers. A VMware, referência mundial em virtualização, já apresenta produtos e soluções para a nova realidade de cloud, buscando se manter relevante no mercado. Outras gigantes como a IBM trazem ferramentas de multicloud e a Microsoft não para de trazer novidades para a nuvem pública Azure.

 

Para a sua empresa, isso tudo são boas notícias; com todas estas novidades, é fato que as opções tendem a ficar cada vez mais atraentes e relevantes para seu negócio. Por isso, avalie as suas necessidades e escolha o fornecedor que melhor vai atendê-las e, como sempre, conte com a expertise da TIVIT, referência na América Latina em cloud, para ter sucesso em sua jornada.

 

 

Nova call to action

Receba novidades

Nova call to action
Nova call to action

Categorias

Ver todas