TIVIT BLOG

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
TIVIT One Cloud
By
Fevereiro 10, 2017

O que é AWS – Séries Provedores de Cloud

amazon web services.png

Continuando nossa série de provedores de Cloud, essa semana abordaremos sobre a Amazon Web Service, mais conhecida como AWS.

 

Os primeiros serviços da AWS foram lançados em 2006, bem antes de seus principais concorrentes atuais, popularizando os serviços de computação em nuvem – pouco conhecidos até então – na premissa de fornecer serviços online para sites e aplicações básicas.

 

Para minimizar o impacto de interrupções e latência e garantir a robustez do sistema, a AWS está localizada em diversas regiões, que tem pólos centrais no leste e oeste dos EUA, Brasil, Irlanda, Cingapura, Japão e Austrália e, cada região compreende várias áreas geográficas menores chamadas “zonas de disponibilidade”.

 

Atualmente a AWS oferece vários serviços de computação em nuvem e entre eles estão:

 

CloudDrive: Permite aos usuários carregar e acessar músicas, vídeos, documentos e fotos a partir de dispositivos conectados à Web. O serviço também permite aos usuários transmitir músicas para seus dispositivos.

 

CloudSearch: Um serviço de busca escalável usado geralmente para integrar recursos de pesquisa personalizadas em outras aplicações.
.
Dynamo Database: Também conhecido como DynamoDB ou DDB, é um serviço de banco de dados NoSQL totalmente gerenciado, conhecido pelas baixas latências e escalabilidade.

 

Elastic Compute Cloud: Mais conhedo como EC2, ele permite rodar aplicações e pode servir como um conjunto praticamente ilimitado de máquinas virtuais (VMs).

 

ElastiCache: Um serviço de armazenamento em cache totalmente gerenciado que é compatível com o Memcached, um open source de alto desempenho que acelera aplicações Web dinâmicas, aliviando a carga do banco de dados.

 

Mechanical Turk: Uma API que permite aos desenvolvedores integrar a inteligência humana em chamadas de procedimento remoto (RPCs) usando uma mão de obra especializada.

 

RedShift: Armazenamento de dados em escala petabyte projetado para cargas de trabalho analytic, conectando à clientes SQL-based e ferramentas de BI.

 

Simple Storage Service (S3): Serviço escalável, de alta velocidade e baixo custo projetado para backup online, arquivamento de dados e programas de aplicação.

Vantagens

  • Alta escalabilidade e disponibilidade
  • Tecnologia madura
  • Extensa rede de parceiros e consultoria
  • Modelos de cobrança diversos – reserved, spot
  • Bom nível de Segurança

Desvantagens

  • Custos ocultos e billing confuso
  • Suporte pago
  • Serviço de pós venda a desejar

A AWS é a solução certa para minha empresa?

  • Sim se sua empresa precisa de soluções com alta escalabilidade
  • Sim se você quer manter alta qualidade com custo relativamente baixo
  • Sim se sua empresa possui flexibilidade em modelos de pagamento
  • Se sua empresa precisa de consultorias para a implantação de computação em nuvem, visto que há uma vasta rede de parceiros.

Estes são os principais pontos que conseguimos reunir sobre a AWS. Se tiver alguma dúvida ou algo a acrescentar não hesite em nos contactar!

Receba novidades

Nova call to action
New call-to-action

Categorias

Ver todas