Populares
Continuando nossa série de provedores de Cloud, essa semana abordaremos sobre a Amazon Web Service, mais conhecida como AWS.
Os primeiros serviços da AWS foram lançados em 2006, bem antes de seus principais concorrentes atuais, popularizando os serviços de computação em nuvem – pouco conhecidos até então – na premissa de fornecer serviços online para sites e aplicações básicas.
Para minimizar o impacto de interrupções e latência e garantir a robustez do sistema, a AWS está localizada em diversas regiões, que tem pólos centrais no leste e oeste dos EUA, Brasil, Irlanda, Cingapura, Japão e Austrália e, cada região compreende várias áreas geográficas menores chamadas “zonas de disponibilidade”.
Atualmente a AWS oferece vários serviços de computação em nuvem e entre eles estão:
CloudDrive: Permite aos usuários carregar e acessar músicas, vídeos, documentos e fotos a partir de dispositivos conectados à Web. O serviço também permite aos usuários transmitir músicas para seus dispositivos.
CloudSearch: Um serviço de busca escalável usado geralmente para integrar recursos de pesquisa personalizadas em outras aplicações.
.
Dynamo Database: Também conhecido como DynamoDB ou DDB, é um serviço de banco de dados NoSQL totalmente gerenciado, conhecido pelas baixas latências e escalabilidade.
Elastic Compute Cloud: Mais conhedo como EC2, ele permite rodar aplicações e pode servir como um conjunto praticamente ilimitado de máquinas virtuais (VMs).
ElastiCache: Um serviço de armazenamento em cache totalmente gerenciado que é compatível com o Memcached, um open source de alto desempenho que acelera aplicações Web dinâmicas, aliviando a carga do banco de dados.
Mechanical Turk: Uma API que permite aos desenvolvedores integrar a inteligência humana em chamadas de procedimento remoto (RPCs) usando uma mão de obra especializada.
RedShift: Armazenamento de dados em escala petabyte projetado para cargas de trabalho analytic, conectando à clientes SQL-based e ferramentas de BI.
Simple Storage Service (S3): Serviço escalável, de alta velocidade e baixo custo projetado para backup online, arquivamento de dados e programas de aplicação.
Vantagens
- Alta escalabilidade e disponibilidade
- Tecnologia madura
- Extensa rede de parceiros e consultoria
- Modelos de cobrança diversos – reserved, spot
- Bom nível de Segurança
Desvantagens
- Custos ocultos e billing confuso
- Suporte pago
- Serviço de pós venda a desejar
A AWS é a solução certa para minha empresa?
- Sim se sua empresa precisa de soluções com alta escalabilidade
- Sim se você quer manter alta qualidade com custo relativamente baixo
- Sim se sua empresa possui flexibilidade em modelos de pagamento
- Se sua empresa precisa de consultorias para a implantação de computação em nuvem, visto que há uma vasta rede de parceiros.
Estes são os principais pontos que conseguimos reunir sobre a AWS. Se tiver alguma dúvida ou algo a acrescentar não hesite em nos contactar!
