TIVIT BLOG

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
TIVIT One Cloud
By
Fevereiro 10, 2017

O que é Digital Ocean – Série Provedores de Cloud

DigitalOcean.png

A TIVIT One Cloud está lançando uma série de posts aqui no Blog sobre quem são e quais as características dos principais provedores de Computação em Nuvem mundiais. Vamos falar um pouco sobre a Digital Ocean, Microsoft Azure, IBM Softlayer e Amazon Web Services. Acreditamos que quanto mais informações os consumidores de serviços de nuvem tiverem, melhor será a tomada de decisão.

 

 

Na nossa opinião, não existe um provedor melhor ou pior, mas sim, aquele que oferece serviços que melhor se encaixam à necessidade do negócio de cada empresa. E muitas vezes, o ideal não será a utilização de apenas um fornecedor, mas sim uma combinação de serviços que forme uma solução completa. Esperamos que essa série lhe ajude a fazer a escolha certa!

 

O primeiro provedor da nossa série será a Digital Ocean.

 

A Digital Ocean é uma Startup provedora de serviços de Infraestrutura de Computação em Nuvem que oferece uma plataforma focada em desenvolvedores de software. Foi fundada em 2011 por Ben Uretsky, Moisey Uretsky, Mitch Wainer, Jeff Carr e Alec Hartman. A sede da empresa é atualmente em Nova York.

A Digital Ocean é muito popular entre os desenvolvedores de código aberto e compete principalmente com os serviços da Amazon Web Services (AWS) e Google Compute Engine.

 

Para implantar a Digital Ocean como um ambiente de IaaS, os desenvolvedores lançam uma instância privada de máquina virtual (VM), que a Digital Ocean chama de “Droplet”. Os desenvolvedores escolhem o tamanho da “droplet”, em qual região geográfica e data center será executada. Na Digital Ocean existe apenas a opção do sistema operacional Linux, nas seguintes distribuições: Ubuntu, CentOS, Debian, Fedora, CoreOS ou FreeBSD.

 

Ao invés de escolher uma distribuição Linux, os desenvolvedores também podem criar droplets de imagens de VM existentes que vêm com aplicações pré-instaladas – uma opção da Digital Ocean chamada de “One-click Apps.”

 

A Digital Ocean oferece nove tamanhos droplets. O tamanho menor começa com 512 MB de RAM com 1 CPU e 20 GB de armazenamento solid state drive (SSD),custando apenas US$ 5 por mês. O maior tamanho de droplet é de 64GB de RAM com 20 CPUs e 640GB de armazenamento SSD, custando US$ 640 por mês. Há a opção também de redimensionar as droplets depois de criá-las.

 

Geralmente, para gerenciar e monitorar suas droplets da Digital Ocean, os desenvolvedores usam um painel de controle e uma API de código aberto. Tal painel permite aos desenvolvedores escalar e redimensionar as droplets com base nas alterações de carga de trabalho, realizar backups e redirecionar o tráfego de rede entre as droplets. Um recurso chamado “Team Accounts” está disponível para estabelecer a divisão de recursos e tarefas entre diferentes usuários Digital Ocean.

Vantagens

  • Bons preços
  • Provisionamento ágil
  • Boa API para integração
  • Boa base de conhecimento para solução de problemas
  • Várias opções de imagens pré-configuradas
  • Bom nível de Segurança

Desvantagens

  • Não suportam Windows
  • Não há cobrança por hora, mas sim por alocação da máquina.
  • Tamanhos limitados de disco
  • Suporte limitado
  • Não oferecerem outros serviços como Storage on Demand e Banco de Dados Gerenciado

 

A Digital Ocean é a solução certa para minha empresa?

  • Sim se o foco da sua empresa é desenvolvimento de Software
  • Ótima opção para hospedagem de sites em Servidores Virtuais
  • Boa opção para ambientes de testes e homologação com custo baixo
  • Se sua empresa busca uma solução simples e de fácil gestão
  • Se ausência de suporte telefônico não é um problema e você se vira bem com fóruns e tutoriais

 

Estes são os principais pontos que conseguimos reunir sobre a Digital Ocean. Se tiver alguma dúvida não hesite em nos contactar!

 

New call-to-action

Receba novidades

Nova call to action
New call-to-action

Categorias

Ver todas