TIVIT BLOG

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
TIVIT One Cloud
By
Fevereiro 10, 2017

O que é Google Cloud – Série Provedores de Cloud

Google-cloud.jpeg

Continuando a nossa série de provedores, exploramos desta vez os serviços de computação em nuvem da Google. A Google começou a oferecer seus pacotes de nuvem (Google Cloud Platform) em meados de 2008 e a partir daí começou a competir principalmente com os serviços da AWS e Microsoft Azure.

 

 

Google Cloud Platform é um conjunto de serviços de computação em nuvem pública que inclui uma gama de serviços hospedados de computação, armazenamento e desenvolvimento de aplicações que são executados no hardware do Google. Seus serviços podem ser acessados por desenvolvedores de software, administradores de nuvem e outros profissionais de TI através da Internet pública ou através de uma conexão de rede dedicada.

 

O core dos serviços de computação em nuvem do Google Cloud Platform são:

 

Google Compute Engine: Uma infra-estrutura como serviço (IaaS) que oferece aos usuários desde máquinas virtuais a hospedagem de workloads.

 

Google App Engine: Uma plataforma como serviço (PaaS) que possibilita o acesso à uma hospedagem escalonável do Google aos desenvolvedores, que por sua vez podem também usar um kit de desenvolvimento de software (SDK) para desenvolverem softwares que são executados no App Engine.

 

Google Cloud Storage: Uma plataforma de armazenamento em nuvem projetada para armazenar conjuntos de dados grandes e não estruturados. O Google também oferece opções de armazenamento de banco de dados, incluindo Cloud Datastore para NoSQL, armazenamento não-relacional, Cloud SQL para armazenamento fully-relational MySQL e banco de dados Cloud Bigtable.

 

Google Container Engine: Um sistema de gestão e orquestração para containers Docker que são executados dentro da nuvem pública do Google. O Google Container Engine é baseado no mecanismo de orquestração container Google Kubernetes.

 

A Google Cloud Platform inclui também serviços de nuvem para processamento de dados e análises, como o Google BigQuery para consultas SQL. Além disso, o Google Cloud Dataflow é um serviço de processamento de dados destinado à análise, extract transform and load (ETL) e projetos computacionais em tempo real. A plataforma também inclui o Google Cloud Dataproc, que oferece serviços Apache Spark e Hadoop para processamento de big data.

A plataforma Google Cloud está em constante evolução e o Google pode periodicamente introduzir, alterar ou descontinuar seus serviços com base na demanda do usuário ou pressões competitivas.

Vantagens

  • Criação de aplicações de forma rápida
  • Máquinas customizáveis em nível máximo
  • Suportam Linux e Windows
  • Boa base de conhecimento para solução de problemas
  • Bom nível de Segurança
  • Preços competitivos

Desvantagens

  • Precisam melhorar o suporte e tempo de resposta
  • Suas soluções ainda estão passando por processos de melhorias
  • Migração de aplicações ainda é um processo moroso

A Google Cloud é a solução certa para minha empresa?

  • Sim, se sua empresa já utiliza soluções como o Google Apps
  • Se seus desenvolvedores precisam customizar tamanho de máquina
  • Boa opção para ambientes de testes e homologação com custo baixo
  • Se a demora em suporte não é um problema e você se vira bem com fóruns e tutoriais

 

Estes são os principais pontos que consideramos importantes sobre o Google Cloud. Esperamos ter ajudado a sua empresa!

 

Nova call to action

Receba novidades

Nova call to action
Nova call to action

Categorias

Ver todas