TIVIT BLOG

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
Armando Amaral
By
Setembro 20, 2018

O que é Infraestrutura como Código?

Este artigo foi originalmente publicado no LinkedIn.


A resposta para o título deste artigo poderia ser “uma combinação de estratégia, agilidade e objetividade”. Mas vale, antes de qualquer coisa, explicar que, conceitualmente, Infrastructure as Code (IaC) ou Infraestrutura como Código, é uma metodologia de automação de infraestrutura de TI usada primordialmente para que equipes DevOps (Desenvolvedores e Operação conjunta) possam gerenciar e provisionar infraestrutura por meio de código de forma automatizada, ao invés de ter que recorrer ao acesso físico ao hardware ou até mesmo através de portais ou ferramentas de configuração.

 infraestrutura como código

Essa metodologia, que pode ser aplicada tanto em recursos físicos, virtuais ou em nuvem, pode ser usada de maneira extremamente estratégica dentro de um planejamento de recursos tecnológicos. Resumindo, a abordagem IaC nada mais é do que a entrega de uma infraestrutura ágil, utilizando-se de codificação simples e objetiva, sem a necessidade de diversos passos e processos para se preparar um ambiente, sem perder o poder de controle, segurança, qualidade e disponibilidade.


Isso se deve em grande parte ao fato de que usar "código", para desenvolvedores de software, significa que no lugar de administradores de sistema, um dev pode fornecer e gerenciar os recursos tecnológicos de operações do que quer que seja que ele está criando.


Essa tecnologia é muito semelhante aos scripts de programação que são usados para automatizar processos - porém, nesta modalidade, os scripts são usados para automatizar etapas de configuração que devem ser repetidas várias vezes em vários servidores.


Esse tipo de automação, além de trazer um ganho de velocidade nas entregas - beneficiando fortemente organizações que precisam de rapidez em suas respostas -, também diminui a incidência de erros que poderiam ser causados por um administrador.


A documentação de cada processo também se torna muito mais simples e confiável, uma vez que o próprio script se torna o registro documental de todas as suas próprias modificações. Assim, a credibilidade e a rastreabilidade de cada projeto são exponencialmente maiores.


Essa eficiência operacional e o controle de ambientes complexos - seja pela sensibilidade dos sistemas, seu tamanho ou sua indispensabilidade - torna esse tipo de infraestrutura um investimento importante para diversos segmentos de empresas e projetos.


Por se ter muito mais controle do ambiente e previsibilidade programável de variação dos recursos, a gestão financeira é outro ponto de alto ganho com a aplicação dessa tecnologia. Ao determinar que um certo volume de recursos precisa estar ativo ou pode ser desligado dinamicamente baseado no interesse de tráfego ou carga de processamento, atinge-se o estado da arte da gestão financeira de sistemas em rodando em nuvens.


Com isso o ambiente passa não apenas por ser automatizado, mas também por reservar o tempo e o brilhantismo de seus talentos para atividades mais criativas e ainda mais estratégicas. Deixe o código fazer o trabalho duro por você. 

Jornada para nuvem

Receba novidades

Nova call to action
Nova call to action

Categorias

Ver todas