TIVIT BLOG

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
TIVIT One Cloud
By
Fevereiro 10, 2017

O que é Microsoft Azure – Série Provedores de Cloud

azure.png

Dando continuidade à nossa série de provedores de Cloud, elegemos essa semana a Azure, a nuvem pública da Microsoft.

A Microsoft introduziu a plataforma de nuvem Azure em outubro de 2008. Chamada inicialmente de Windows Azure, foi renomeada para Microsoft Azure em abril de 2014. Seus serviços competem principalmente com a Amazon Web Services (AWS) e Google Cloud Platform.

A Microsoft Azure oferece uma gama de serviços em nuvem, incluindo computação, análise, armazenamento e rede. Os usuários podem escolher estes serviços para desenvolver e expandir novas aplicações ou executar aplicações existentes na nuvem pública.

A Microsoft Azure oferece tanto serviços de plataforma (PaaS)  quanto Infraestrutura (Iaas), havendo 11 serviços principais:

    1.  Compute – Este serviço oferece máquinas virtuais, containers, processamento em lote e acesso remoto de aplicações.

 

    1. Web e mobile – Estes serviços apoiam o desenvolvimento e implantação de aplicações web e mobile. Oferecem também recursos para a gestão de API, notificações e relatórios.

 

    1.  Armazenamento de dados – Esta categoria inclui banco de dados as a service para SQL e NoSQL, bem como armazenamento em nuvem em cache e não estruturados.

 

    1.  Analytics – Fornecem analytics e armazenamento distribuídos, bem como análises em tempo real, análise de big data, aprendizado de máquina e armazenamento de dados.

 

    1.  Networking – Este grupo inclui redes virtuais, conexões dedicadas e gateways, serviços de gestão do tráfego, balanceamento de carga e hospedagem DNS.

 

    1.  Mídia e rede de distribuição de conteúdo (CDN) – Inclui streaming sob demanda, codificação e reprodução de mídia e indexação.

 

    1.  Integração híbrida – Este serviço é para backup do servidor, local de recuperação e de conexão de nuvens privadas e públicas.

 

    1.  Identity and access management (IAM) – Garante que apenas usuários autorizados  possam utilizar serviços da Azure, e ajudam a proteger as chaves criptografadas e outras informações confidenciais.

 

    1.  Internet das Coisas (IoT) – Ajudam os usuários a capturar, monitorar e analisar os dados IoT de sensores e outros dispositivos.

 

    1.  Desenvolvimento – Esses serviços ajudam os desenvolvedores dividir códigos, testar aplicações e controlar possíveis problemas. A Azure suporta uma série de linguagens de programação, incluindo JavaScript, Python, .NET e Node.js.

 

    1.  Gestão e segurança – Ajuda os administradores de nuvem a gerenciar sua implantação Azure, agendar e executar trabalhos e criar automação. Este grupo de produtos inclui também capacidade para identificar e responder à ameaças de segurança em nuvem.

 

Embora a lista de serviços seja extensa, os serviços da Azure vivem em constantes alterações, adaptando-se à demanda do mercado, porquanto, se você é ou pretende ser um usuário da Microsof Azure, deve sempre verificar o site para quaisquer atualizações que surgirem.

Muitas empresas utilizam a Azure para backup de dados e disaster recovery e além disso, usam a Azure como alternativa ao seu próprio data center, pois ao invés de investir em servidores e armazenamento locais, elas acabam optando por executar algumas ou todas as suas aplicações na Azure.

Para garantir alta disponibilidade, a Microsoft tem data centers localizados ao redor do mundo e em janeiro de 2016 afirmaram que os serviços da Azure estão disponíveis em 22 regiões por todo o mundo, incluindo regiões como Estados Unidos, Europa, Ásia, Austrália e Brasil.

 

Vantagens:

  • Novas VMs podem ser provisionadas através de outras ferramentas Microsoft como Visual Studio e SQL Server.
  • Integração simples e otimizada com ambientes Microsoft in-house
  • Várias ofertas e promoções.
  • Plataforma de IaaS integrada com a plataforma de PaaS

 

Desvantagens:

  • Vários painéis de Gestão
  • Suporte Pago
  • Vários produtos ainda em Beta e Testes

 

A Microsoft Azure é para minha empresa?

  • Sim se sua empresa já utiliza ou tem familiaridade com ambientes Microsoft
  • Sim se sua empresa necessidade de uma infraestrutura robusta e segura
  • Sim se sua empresa já possui relacionamento com a Microsoft

Nova call to action

Receba novidades

Nova call to action
Nova call to action

Categorias

Ver todas