TIVIT BLOG

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
TIVIT One Cloud
By
Fevereiro 10, 2017

Otimize custos com uma estratégia Multicloud

post_custos-01-300x225.png

Ao eleger provedores de nuvem para uma implantação multicloud, é necessário não só analisar os custos, como também considerar recursos especializados, opções de gerenciamento e integração.

 

Oferecendo um maior leque de escolhas e flexibilidade, o modelo multicloud está começando a ganhar força no mundo empresarial.

 

Mas, assim como faria com uma única implementação de nuvem, as organizações precisam avaliar cuidadosamente e escolher os provedores de nuvem certos para sua estratégia.

 

Em nosso último post da Série Multicloud, viemos trazer dicas de critérios para ajudá-lo a selecionar seus parceiros e em como a sua empresa pode se preparar para o futuro na nuvem!

 

Boa leitura!

 

Relembrando: Os usuários Multicloud beneficiam-se da possibilidade de utilizar mais de um dos três modelos, embora eles provavelmente dependam em um, mais do que em outros.

 

O SaaS, hospeda aplicativos na nuvem, o que significa que os custos de hardware e de plataforma são eliminados mas o suporte técnico para aplicações é limitado a ajudar os colaboradores a usá-los de forma eficaz.

 

Já o PaaS, hospeda a plataforma e o hardware na nuvem, mas você deve fornecer e apoiar as aplicações.

Enquanto o IaaS, hospeda apenas o hardware; a máquina. Assim, você deve dar suporte a todo o software necessário.

Então…Por onde começar?

Para escolher fornecedores para sua estratégia multicloud, sugerimos que comece mapeando suas necessidades e as características das aplicações em nuvem.

 

Se você está avaliando vários provedores para um modelo em particular (como SaaS, PaaS ou IaaS), verificar cada um deles em relação aos recursos e benefícios identificados pode ajudá-lo na escolha.

É importante lembrar que, o uso de vários provedores dentro de um único tipo de serviço em nuvem, como IaaS por exemplo, pode ser justificado se as suas exigências de aplicação diferem em termos de fiabilidade ou âmbito geográfico do serviço.

 

Neste caso será mais complicado fazer a comparação já que as diferenças em características e custos tendem a ser mais sutis.

 

Atenção: Em alguns casos, outros provedores que não são os líderes de mercado podem oferecer melhores benefícios específicos para seu negócio.

A sua disposição

Ao analisar os provedores de nuvem, dentro de cada modelo de serviço, preste atenção às características de:

  • Criação
  • Implantação
  • Gestão
  • Movimentação
  • Link de imagens do aplicativo.

Se esses recursos não são comparáveis entre os provedores, estime o custo e complexidade levando em consideração em uma comparação.

 

Além disso, lembre-se que os líderes de mercado em IaaS, PaaS e SaaS oferecem uma variedade de opções. Não apenas o modelo de nuvem para os quais eles são mais conhecidos.

Se PaaS é o seu modelo principal, mas você ainda tem algumas necessidades em IaaS, verifique com o seu fornecedor PaaS se ele oferece.

 

Esta oferta poderia simplificar a gestão e integração e, ao mesmo tempo, reduzir custos. Contudo, certifique-se de que os modelos de serviços de cloud secundárias estão em vigor há algum tempo.

Ao fazer suas análises, tenha sempre em mente que trocar seu provedor baseado apenas em uma pequena diferença de preço poderá não ser benéfico a longo prazo. Já que os custos de integração e de gestão podem anular a economia feita nesta escolha.

 

Em alguns casos, estes custos podem até superar os benefícios dos serviços em nuvem.

A Computação Multicloud continuará a evoluir

Não há dúvida que existem benefícios atraentes para o modelo multicloud, mas a maior vantagem ainda pode estar por vir!

 

Os provedores de nuvem já são bastante especializados, e tem buscado escolhem um nicho onde podem ser mais valiosos e rentáveis.

 

Ao longo do tempo, os fornecedores continuarão focando neste processo e oferecendo melhores características e custos para segmentos cada vez menores do mercado de nuvem.

Assim, uma vez que estes novos serviços especializados se alinharem a necessidades específicas haverá mais candidatos para a computação multicloud.

 

Além disso, com o tempo, os preços de serviços de nuvem provavelmente irão continuar a cair.

E para compensar as quedas de preços base, os provedores de nuvem poderão oferecer serviços add-on, particularmente nos casos de nuvens IaaS, que atuam como extensões funcionais para aplicações.

Hoje, a maioria destes serviços são utilizados por equipes internas de TI que estão criando aplicativos em nuvem.

 

No futuro, os aplicativos de terceiros serão fornecidos em maior número, buscando explorar os benefícios destes serviços, como podemos observar na Amazon AWS.

 

Assim, enquanto alguns prestadores de serviços irão desenvolver características e ferramentas intercloud, os usuários deverão navegar e fazer seus negócios funcionarem em um espaço de nuvem cada vez mais complexo.

 

As tendências de Multicloud já são claramente visíveis, e lidar com a seleção e gestão de um destes modelos agora, fará o futuro da nuvem mais fácil de entender.

 

E embora seja difícil prever o futuro que iremos enfrentar, aqueles que se planejarem para ele, o enfrentarão de uma forma eficaz.

 

Leia também: 5 passos para desenhar uma estratégia de nuvem adequada.

 

Jornada para nuvem

 

Receba novidades

Nova call to action
New call-to-action

Categorias

Ver todas