Pix Cobrança com Vencimento: conheça o serviço e as vantagens de usar o Pix para pagamentos programados

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
TIVIT
By
Agosto 01, 2022

Pix Cobrança com Vencimento: conheça o serviço e as vantagens de usar o Pix para pagamentos programados

  TBankS

Diante do sucesso do Pix, era esperado que a tecnologia fosse expandida para conquistar novos espaços. Com o tempo, surgiram novas modalidades e funcionalidades para atender a mais negociações entre pessoas e entre empresas, de modo a acrescentar a flexibilidade e a redução de custos.  

Uma das tendências para a atualidade é o novo Pix Cobrança com Vencimento, uma estratégia do Banco Central como alternativa aos boletos de cobrança. Com essa nova função, o Pix pode ser gerenciado de forma global por empresas com apoio de plataformas de automação e integração.  

Para saber mais e aproveitar o máximo dos benefícios do Pix para o seu negócio, confira os tópicos a seguir e conheça o Pix com Vencimento, da tbanks.  

 

Conheça o Pix Cobrança com Vencimento 

 

O Pix Cobrança com Vencimento é uma novidade anunciada pelo Banco Central para tornar o Pix uma alternativa aos boletos. Ou seja, agora será possível fazer pagamentos com uma data de validade com o Pix, mantendo a característica de os valores serem recebidos na mesma hora em que são enviados. Além disso, envolve juros e multas para pagamento depois da data, bem como descontos e outras condições. 

Diferentemente do boleto, que envolve uma espera de alguns dias para que o dinheiro chegue à conta de quem cobra, o Pix novo vai facilitar ainda mais cobranças recorrentes e/ou pontuais. Uma das grandes vantagens é a possibilidade de personalização dos dados de cobrança, bem como o encapsulamento dos dados em um QR Code. 

 

É possível definir os valores de juros, de descontos e multas, bem como configurar praticamente tudo que envolve a cobrança. 

 

Sempre que o usuário precisar pagar um valor, como uma mensalidade de condomínio ou uma mensalidade de academia, poderá ler o QR Code ou acessar um link de pagamento. Para o cobrador, o dinheiro é transferido e registrado na mesma hora.  

 

Compras online, por exemplo, que contavam com a opção de boleto, podem ser feitas com maior agilidade. O usuário não precisa esperar dias para confirmar o pagamento do seu produto e posteriormente o ser enviado, já que o dinheiro cai na mesma hora. Para o gestor da loja virtual, o controle financeiro fica mais fácil também. 

 

Outra vantagem dessa nova modalidade é a possibilidade de controle com integração por softwares especializados. Vamos conhecer a melhor solução para gerenciar esse tipo de transferência a seguir: a tbankS. 

 

Conheça a tbankS 

 

A tbankS é um braço da TIVIT para lidar com serviços financeiros e digital payments. Atualmente, o foco é gerenciar o Pix para transações entre empresas, as famosas operações B2B. A empresa traz a expertise da TIVIT com missão crítica para cuidar dos processos financeiros e oferecer a mesma qualidade e precisão no controle do Pix. 

 

A tbankS entende que esse é um grande momento para a tecnologia de pagamentos do Banco Central, como afirma Rogério Takahara, Executivo Sênior de Negócios da tbankS. Diante do que foi divulgado sobre as transferências instantâneas, pode-se concluir que a ferramenta foi adotada com sucesso por pessoas e companhias. Contudo, no mundo B2B, ainda há espaço para expansão e isso deve ser feito com a devida ajuda de especialistas. 

Segundo dados divulgados no site do Banco Central, de outubro de 2020 a setembro de 2021, tivemos 5.8 bilhões de transações, com 3.4 trilhões de reais

 

A tbankS oferece automação e integração por meio de APIs para agilizar a comunicação entre sistemas na cobrança com o Pix. Permite controlar os processos intermediários para gerar QR Codes e links e possibilitar que o pagamento ocorra de acordo com o esperado. Assim, facilita a vida dos gestores. 

Um grande diferencial desse braço da TIVIT é a sua especialização em duas alternativas: Pix com integração e sem integração. No modelo com integração, a cobrança e os valores são gerenciados em conformidade com sistemas internos, como o ERP. Os valores recebidos ficam na conta do cliente na tbankS até que o cliente deseje movimentar para outro lugar. 

 

Nesse caso, é como lidar com uma versão melhorada de um boleto, só que sem processamentos offline. Desse modo, é possível aproveitar as vantagens dessa nova função do Pix para melhorar suas cobranças e a conferência financeira também. Veremos em detalhes as vantagens no próximo tópico. 

Já no modelo sem integração, o cliente vai gerenciar os pagamentos de forma manual em uma plataforma SaaS. Depois do login e senha, será possível criar os códigos para transferência com o preenchimento das informações devidas de cobrança. 

 

Descubra as vantagens do tbankS Pix com Vencimento 

Veremos agora as vantagens do tbankS Pix com Vencimento. 

 

Menos custos 

Um dos pontos é a redução de custos para as empresas, com cobrança de menos taxas para receber o Pix e menos despesas na estrutura de pagamentos. No geral, o processo se torna mais eficiente e menos problemático para as pessoas jurídicas.  

 

Informações em tempo real 

A plataforma da tbankS oferece informações em tempo real e espaço para gerir o que é relevante em termos financeiros. A empresa consegue uma conferência mais certeira e precisa, com menos erros e menos informações faltantes.  

 

Sistema intuitivo e unificado 

Um dos grandes destaques da solução da tbankS é a sua integração e unificação com sistemas internos que já operam para sua empresa. Um ERP ou um PDV, por exemplo, pode continuar exercendo suas tarefas e o sistema financeiro da tbankS vai contribuir com uma gestão conjunta para gerar menos erros e maior praticidade no controle do Pix e das cobranças. Além de integrar com o apoio das APIs, o sistema vai oferecer uma visão especializada.  

 

Escalabilidade 

Outro benefício é a capacidade de escalar a solução. Assim, é possível lidar com um volume variável de transações para assegurar segurança e precisão no controle de cobranças. Se um dia a empresa apenas cobrar algumas pessoas e passar a cobrar muito mais, o sistema continuará ajudando com o mesmo desempenho.

  

Segurança 

É possível controlar todos os dados de cobrança e realizar uma validação dos dados a partir de um QR Code, como reitera Rogério Takahara. Com a ferramenta da tbankS, o gestor mantém sempre a visão sobre o que é cobrado e o que é recebido, de modo a garantir menos transtornos.  

 

Cobrança mais personalizada 

Outra vantagem que mencionamos é a capacidade de personalizar as cobranças e ter um controle melhor dos dados. Nesse caso, é possível ainda contar com flexibilidade com relação ao QR Code que não for pago dentro da data de validade, diferentemente do boleto. Com os códigos, é viável pagar até depois sem grandes problemas e sem a necessidade de gerar outro documento. 

 

O Pix Cobrança com Vencimento é uma modalidade nova do Pix para facilitar as negociações recorrentes e o pagamento agendado. Com essa solução e o apoio de uma companhia como a TIVIT, você consegue sucesso em sua estratégia para obter maior lucratividade e menos problemas financeiros. É fundamental contar com a TIVIT porque a empresa traz expertise em missão crítica e segurança, além do suporte dos melhores profissionais do mercado. 

Gostou do conteúdo? Para saber mais sobre pix para negócios, clique na imagem abaixo e acesse nosso ebook. 

 

Baixe o e-book Guia do Pix para negócios e veja o que preparamos para você.

Receba novidades

New call-to-action
New call-to-action

Categorias

Ver todas