TIVIT BLOG

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
TIVIT CLOUD
By
Agosto 11, 2017

Por que você pode estar pagando mais em suas contas de nuvem?

A sua fatura de nuvem chegou e você foi surpreendido com algum custo adicional? É importante saber que “custos escondidos” nem sempre estão tão escondidos assim. Durante o planejamento de sua jornada para a nuvem, você pode mapear alguns possíveis motivos de cobranças adicionais.

 

Lembramos que as contas de nuvem pública normalmente são cobradas como as contas de consumo do dia-a-dia (água, luz ou telefone). Neste post, separamos alguns dos motivos pelos quais você pode estar pagando mais caro em suas contas de nuvem. Vem conferir!

 

Configurações de segurança

 

Ao contratar os serviços de nuvem, sua empresa terá o benefício da segurança nativamente oferecida pelo provedor. Porém, existem serviços opcionais de segurança para aumentar a privacidade das suas informações e controlar de forma mais segura o acesso às suas aplicações.

 

Nestes casos, um trabalho consultivo se faz necessário para que você entenda qual tipo de serviços ou configurações de segurança adicionais serão necessárias para o seu modelo de negócio.

 

Ambientes superdimensionados

 

Através de plataformas e serviços específicos, é possível monitorar em tempo real os seus recursos em nuvem, possibilitando a alocação estritamente necessária e otimizando o custo da solução como um todo. Por outro lado, ambientes superdimensionados aumentam automaticamente suas contas.

 

Com um processo formal, eficiente e ágil de otimização dos recursos de nuvem integrada à sua governança, garante-se os recursos que os times necessitam para trabalhar com eficiência, mas mantendo os custos sob controle e dentro do planejado.

 

Para mitigar ambientes superdimensionados, deve-se adotar a estratégia de rightsizing, através de um trabalho consultivo de análise dos workloads e identificação dos recursos que a sua empresa tem utilizado dos serviços de nuvem que ela contrata. 

 

Sazonalidade precisa ser devidamente pensada

 

Vamos pensar no modelo de negócio de um e-commerce utilizando serviços de nuvem, cenário no qual, em determinado período do ano, tipicamente em datas comemorativas e promocionais como o Black Friday, o acesso à loja virtual aumenta consideravelmente. Cada vez em que este site é acessado e o trafego aumenta, a demanda por recursos da nuvem também aumenta.  

 

Essa sazonalidade precisa fazer parte do planejamento para não haver surpresas quando a fatura chegar. É importante planejar o aumento do uso da nuvem e também os custos com as respostas que um número maior de acessos pode exigir.

 

Usufrua o máximo do licenciamento do software já adquirido

 

Se antes de migrar para a nuvem, a sua empresa já utiliza algum licenciamento de software, como um banco de dados, e-mail ou outra solução, fique atento ao seu modelo de contratação na nuvem para não pagar duas vezes pelo mesmo software.

 

Isso pode ocorrer na contratação de um serviço de nuvem na modalidade SaaS (Software como Serviço), em que a licença do software está embutida no serviço. A sua empresa pode economizar no licenciamento usufruindo das licenças já adquiridas, desde que o provedor de nuvem e o fornecedor do software ofereçam a chamada portabilidade das licenças para a nuvem, modalidade conhecida como bring-your-own-license.

 

Conte com nossos especialistas

 

Automatizar as comparações de custo entre nuvens e suas cargas de trabalho já planejadas, permitem à sua empresa avaliar os melhores modelos de contratação, garantindo uma tomada de decisões mais assertiva.

 

Contar com um especialista nas principais soluções de nuvem dos principais provedores é fundamental em sua jornada para nuvem. Além disso, plataformas também são boas companhias nesta jornada. Com o Portal TIVIT One Cloud é possível provisionar, automatizar, gerenciar e controlar os gastos de serviços dos principais provedores e tipos de nuvem, inclusive ambientes privados OpenStack e VMware.

 

Entre em contato com o nosso time e não deixe que a sua empresa caia em custos ocultos e economize com o uso da nuvem.  

 

Nova call-to-action

 

 

 

 

 

Receba novidades

Nova call to action
Nova call to action

Categorias

Ver todas