TIVIT BLOG

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
Carlos Gazaffi
By
Outubro 25, 2018

Primeiros passos para PMEs investirem em TI

Esse artigo foi publicado originalmente no linkedin, para ler o artigo clique aqui.

 

Acesso à tecnologia de ponta não deve ser entendido como um privilégio apenas de grandes empresas. Com projetos sob medida e escaláveis, além de custos adequados à sua realidade, as pequenas e médias também podem passar a encarar TI como investimento. O retorno pode ser medido principalmente pelas melhorias na produtividade, no relacionamento com os clientes e, em muitos casos, pela redução de custos operacionais.

Primeiros passos para PMEs investirem em TI

Felizmente, já se foi o tempo em que o custo de implantação de um sistema de gestão ou de um servidor era proibitivo e completamente fora da realidade das PMEs. O acesso às tecnologias e algumas exigências do governo, como a implantação da Nota Fiscal Eletrônica, foram fatores que contribuíram para a mudança de cenário. Além de ser uma premissa para o desenvolvimento do negócio, apostar na aquisição de produtos e serviços de TI ajuda a otimizar os processos internos, tornando as relações com clientes, parceiros e fornecedores mais dinâmicas e fomentadoras de oportunidades.


A partir do momento em que passa a contar com uma estrutura de TI, a começar pela aquisição de equipamento, software e sistemas nos quais todas as informações são gerenciadas, a PME avança em competitividade. Toda empresa, por exemplo, necessita ter controle sobre receitas e despesas. Sendo assim, ferramentas que facilitam a gestão de fluxo de caixa, bem como os equipamentos que facilitam a venda, como uso de cartões e sistemas de pagamento eletrônico, são mais do que um investimento em inovação, mas uma questão de sobrevivência.


Embora não haja uma receita pronta, pois cada negócio tem suas particularidades, entre as vantagens que a implantação da tecnologia oferece para os empreendedores podemos apontar:


  • Automatização dos processos, liberando pessoal para funções mais estratégicas;
  • Informação acessível a qualquer hora e em qualquer lugar;
  • Monitoramento dos dados para otimizar a tomada de decisões;
  • Segurança dos dados armazenados na empresa.

Nas empresas de pequeno porte, embora o capital de giro seja limitado, isso não é determinante para barrar o aporte em TI. É possível buscar financiamento e crédito bancário, além de soluções de aluguel e leasing disponíveis no mercado. Contudo, é importante ressaltar que a construção de uma estrutura de TI não diz respeito somente à aquisição de equipamentos e software. Também é fundamental ter suporte profissional para implantar boas práticas e governança, além de estar de olho nas inovações que podem ser agregadas à melhoria contínua da empresa.


Dessa forma, o ambiente de TI poderá estar constantemente atualizado e, por consequência, mais seguro. Com esse acompanhamento também é possível estabelecer um plano para apoiar o crescimento do negócio, prevendo investimentos de forma estruturada e alinhada com o fluxo de receita da empresa.


Demandas dessa natureza estão crescendo em ritmo vertiginoso no mercado e os grandes players encontram certa resistência ou mesmo dificuldade para compreender a realidade e as necessidades desses clientes. Independentemente do tamanho, as PMEs desempenham um papel relevante na economia brasileira e podem crescer muito se receberem a devida injeção de tecnologia. O atendimento sob medida é mandatório também nesses casos.


Na TIVIT, por exemplo, dispomos de um setor exclusivo para pensar soluções acessíveis e escaláveis, adequadas a projetos de qualquer porte. Somos uma empresa agnóstica. Todos os nossos serviços - que incluem Gestão de Infraestrutura de TI, Gestão de Aplicações e Gestão de Processos de Negócios – são oferecidos com base nas melhores opções de hardware e software disponíveis no mercado para compor uma solução afinada com as estratégias de negócio de cada cliente. Se a sua empresa está dando os primeiros passos na implantação de TI, conte conosco. Um dos diferenciais da TIVIT é justamente a abordagem consultiva, pautada pela flexibilidade e padrões internacionais de qualidade para que cada empreendimento possa desenvolver o seu melhor.

 

Disrupção Tecnológica

Receba novidades

New Call-to-action
New Call-to-action

Categorias

Ver todas