Populares
Acompanhando a evolução do cloud computing percebemos que as soluções ganham variedade de formatos e finalidades, com opções que atendem desde grandes corporações até indivíduos e pequenas empresas, refletindo as novas necessidades geradas por um ambiente digital cada vez mais dinâmico.
Com crescente aplicabilidade, os serviços em nuvem ganham cada vez mais popularidade de modo a atender demandas bastante variadas, tanto em natureza quanto em volume. Mas o que considerar na hora de escolher um provedor de nuvem? Pensando nisso, separamos algumas perguntas para facilitar o início da sua jornada para a nuvem.
O provedor suporta as minhas aplicações?
Suportabilidade é uma das questões chaves na hora de escolher o seu provedor. Tanto os seus sistemas legados ou as aplicações (próprias ou de outros fornecedores) podem ser migrados para a nuvem, caso tenham essa compatibilidade.
A grande maioria das aplicações atualmente conseguem rodar normalmente na nuvem, porém é importante entender quais as características de suas aplicações e se elas são adaptáveis para o uso na nuvem.
Por exemplo, se a sua empresa utiliza um ERP de um fornecedor especifico, converse com quem te fornece o software para garantir que ele pode ser migrado para o seu modelo de nuvem sem dores de cabeça.
O provedor oferece o benefício de compra upfront?
Vivemos em um país em que a economia é uma caixinha de surpresas e a grande maioria dos provedores de nuvem publica (principalmente) comercializam cloud com pagamento em dólar. Pensando nisso, alguns fornecedores oferecem o modelo de compra upfront, ou seja, você pode realizar uma “pré-compra” a um câmbio fixado.
Deste modo, você pode prever que mesmo se o câmbio sofrer alterações o fornecedor poderá garantir que o dólar para a sua compra não sofrerá reajustes. Essa é uma boa dica para considerar na hora da negociação e planejar bem o quanto você pode gastar.
Qual é a condição de pagamento?
Os grandes players de mercado oferecem o pagamento conforme o uso para os seus serviços em nuvem. Bem semelhantes ao que já estamos acostumados com as nossas contas de consumo do dia-a-dia (água, luz, telefone).
Mas se a sua empresa precisa utilizar um grande volume, alguns provedores oferecem descontos de acordo com o aumento do uso. Saiba negociar com o fornecedor escolhido para entender como funcionam esses descontos e também qual a melhor data para pagamento.
Qual o nível de atendimento oferecido pelo fabricante?
Os provedores de nuvem oferecem SLAs padrão no qual o contratante deverá se “encaixar” no modelo ofertado. Verifique sempre qual é este modelo, o que o provedor poderá te atender e o que não está incluso no contrato do serviço que você vai utilizar.
É bom saber onde ficam os datacenters?
Sabemos que ao contratar serviços de nuvem, nossas aplicações estarão hospedadas em “algum lugar” na nuvem, mas você já pensou que o tempo de resposta pode ser bem melhor se a região que o seu provedor hospeda os dados for mais próximo a você?
Em nosso post “Cloud computing: Migrar ou não migrar esse ano”, falamos sobre as iniciativas de alguns provedores de investirem ainda mais em datacenters aqui no Brasil, por isso identificar a região que o seu provedor atua e entender como funciona a resposta em caso de alguma indisponibilidade, pode assegurar a velocidade e proporcionar uma rápida experiência aos usuários.
Como é a matriz de responsabilidade?
Boa pergunta! Na hora de contratar um provedor qual é a responsabilidade das medidas de segurança de cada um? É importante esclarecer que podem existir vários tipos de medidas e ambas as partes são responsáveis por cada uma.
De quem é a responsabilidade de segurança que o provedor implementa e opera? Ou, quem é responsável pelo conteúdo e aplicações que o cliente opera dentro de um provedor de nuvem?
É possível que você escolha e controle o seu próprio modelo de segurança para proteger seu conteúdo, aplicações, plataforma e etc., porém é importante delimitar onde termina a responsabilidade do provedor e onde começa a sua como cliente. Cada provedor oferece um modelo de matriz de responsabilidade e isso deve estar claro para quem está contratando.
Leia também: Entenda a diferença entre cloud e hosting.
Conclusão
Decidir qual o melhor provedor de nuvem pode ser um grande desafio, mas saber quais perguntas são importantes podem facilitar a sua jornada para a nuvem. Se outras perguntas surgirem durante a sua jornada, a TIVIT pode te auxiliar. Fale com os nossos especialistas e escolha o melhor provedor de cloud para a sua empresa.
