TIVIT BLOG

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
TIVIT CLOUD
By
Maio 16, 2017

Qual é o melhor Free Tier? AWS, Azure ou Google Cloud

Recentemente o Google lançou uma oferta gratuita para o Google Cloud Platform, para usuários com necessidades pequenas de armazenamento, banco de dados e rede. Provedores como a AWS e Microsoft Azure já ofertavam algum nível gratuito de serviço, veja a seguir como compara-los.

 

Qual é o melhor Free Tier AWS, Azure ou Google Cloud-01-1.png

Free Tier  Google Cloud Plataform 

 

O Google oferece o plano Always Free que não disponibiliza apenas computação e armazenamento. A lista total de produtos com níveis livres abrange praticamente tudo o que você precisa para criar um software moderno baseado em nuvem, incluindo o Container Engine e as funções de nuvem.

 

Como é apenas um Free Tier, eles oferecem um teto de uso pequeno. No Compute Engine, por exemplo, o usuário está limitado a uma única instância de F1-micro: 20% de uma CPU virtual e 600MB de memória.

Já nos Estados Unidos estão disponíveis com 30 GB de armazenamento persistente por mês (5 GB de armazenamento instantâneo) e 1 GB de saída de rede por mês dos Estados Unidos para cada destino de saída discreta (EUA, Ásia e Europa). Para sites estáticos ou aplicações mínimas, isso é um ajuste fino, mas qualquer projeto mais ambicioso irá se sentir restrito.

 

O que é preciso entender é que, com o Container Engine, que executa o Kubernetes, você tem apenas um cluster básico de cinco nós e enquanto o cluster está livre, cada nó do cluster tem os custos padrão do Compute Engine, ou seja, não é possível construir grandes projetos com um Free Tier.

 

Algumas funcionalidades avançadas também são incluídas gratuitamente, como a Cloud Vision, Speech e Natural Language APIs, disponíveis principalmente para experimentação e não para uso em produção. Essas funcionalidades também possuem limites de uso, o Speech por exemplo, oferece 60 minutos por mês.

 

O Google já havia oferecido um conjunto limitado de créditos de uso gratuito para novos clientes da Google Cloud Platform. Essa oferta continua válida para novas inscrições, que podem obter crédito de $ 300, para os primeiros 12 meses (anteriormente eram 60 dias).

 

O que é totalmente novo é o Always Free, um nível de utilização sem custo disponível para muitos produtos da Cloud Platform. É ideal para uso no início de uma start-up, para desenvolvedores testarem seus protótipos ou até mesmo para aplicações públicas mínimas, como sites estáticos de baixa largura de banda.

 

Free Tier da Amazon AWS  

 

A Amazon tem um modelo de gratuidade sem prazo para finalizar e uma outra oferta gratuita nos primeiros doze meses. Na primeira opção se compararmos ao Google, não oferecem alguns recursos como máquinas virtuais, por exemplo, que só são encontradas na oferta de 12 meses de gratuidade.

Porém, as máquinas que você obtém no intervalo de 12 meses gratuitos na AWS são um pouco mais robustas que as oferecidas pelo Google, com 1 GB de RAM e permitem instâncias do Windows Server. Com o Google, as imagens do Windows Server são cobradas a parte.

 

A camada AWS de gratuidade sem prazo também não inclui largura de banda (disponível apenas na oferta de 12 meses, que também inclui 15 GB de largura de banda, agregados em todos os serviços usados). No entanto, você recebe até 1 milhão de solicitações AWS Lambda gratuitas por mês, além de 4000 Step Functions, o que ajuda a implementar aplicativos simples.

 

Alguns outros recursos grandes de desenvolvimento estão disponíveis no nível AWS, incluindo AWS CodeBuild, CodeCommit e CodePipeline . No entanto, todos são limitados em termos de tempo e de recursos; CodeBuild por exemplo só lhe dá direito a consumir 100 minutos por mês.

 

No nível gratuito sem prazo da AWS não inclui o acesso a qualquer uma de suas APIs de aprendizagem automática ou de IA, como o Amazon Rekognition, o Polly ou o Lex para detecção de objetos, conversão de texto e conversação, respectivamente.

 

Mesmo assim, eles têm preços relativamente baixos para começar: Rekognition, por exemplo, começa em US $ 1 por 1.000 imagens. Rekognition e Polly têm algumas ofertas gratuitas, mas só estão disponíveis nos primeiros doze meses após a inscrição.

 

 

Free Tier Microsoft Azure

 

A Azure também tem crédito gratuito para novos clientes e um nível de serviço gratuito. Mas, como acontece com a Amazon, a computação e a largura de banda não estão disponíveis na camada gratuita. Em vez disso, você recebe uma infinidade de itens menores, muitos deles orientados para o desenvolvimento de brindes para usuários de níveis mais elevados.

 

Ainda é possível fazer desenvolvimento e implantação de aplicativos reduzidos na camada livre. O App Service fornece até 10 aplicativos gratuitos e você pode ter até cinco usuários do Visual Studio Team Services com acesso básico ao controle de versão e IC sem nenhum custo.

 

É possível obter redes virtuais sem custo adicional, embora você pague pelo tráfego em si. Se você precisar do Azure Active Directory, a camada gratuita fornece até 500.000 objetos de diretório grátis.

Se tratando de recursos de aprendizado de máquina, a Azure tem algumas opções de camada livre, restrita de produção no Azure Machine Learning Studio  mas você obtém apenas 10 GB de armazenamento, um máximo de 100 módulos por experimento e uma hora de execução por experimento.

Além disso, não há SLA na camada livre para o Studio, sendo assim, não há garantias de que qualquer coisa que você executar nele será concluída em tempo hábil.

 

Para você que está iniciando a sua jornada e quer experimentar o uso de nuvem, as 3 opções de free tier são boas. É importante que a sua empresa escolha qual se adapta melhor ao seu projeto e assim vocês possam sanar alguma dúvida de que cloud é mesmo uma ótima opção para o seu negócio. 

 

Quer iniciar a sua jornada para a nuvem e ainda está com dúvidas? Entre em contato com um de nossos especialistas em cloud. Com certeza podemos apoia-los! 

Tivit

 

 

 Migrar para a Nuvem

 Fonte: InfoWorld 

 

Receba novidades

New Call-to-action
New Call-to-action

Categorias

Ver todas