Realidade Aumentada e o aumento da eficiência das operações

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
Alex Vaz
By
Maio 04, 2020

Realidade Aumentada e o aumento da eficiência das operações

As soluções de realidade aumentada despontam como uma grande aliada no ganho de eficiência, segurança e experiência do usuário, fazendo com que sua utilização seja cada vez mais comum no mercado

 

A realidade aumentada inclui elementos digitais em uma visão do mundo real. Um bom exemplo de realidade aumentada são os filtros para fotos, famosos em alguns aplicativos como Instagram e Snapchat, onde é possível adicionar elementos digitais sobre o seu rosto na hora da foto.

 

Já a realidade virtual é uma imersão em um mundo completamente virtual, desenvolvido digitalmente, sem qualquer interação com o mundo real. Um bom exemplo de realidade virtual são as simulações de montanhas russas, através de dispositivos de realidade virtual, que podem oferecer uma experiência muito similar ao mundo real, porém no conforto da sua poltrona.

 

A realidade mista combina as duas tecnologias descritas anteriormente, criando um ambiente em que é possível interagir com objetos e cenários virtuais e reais simultaneamente.

 

Esclarecidas as diferenças, vamos focar na realidade aumentada, que tem sido amplamente adotada com objetivo de aumento de produtividade, qualidade e treinamento. Por combinar os pontos fortes de humanos e máquinas, a realidade aumentada amplia drasticamente a geração de valor.

 

Como aplicações comuns e benefícios de realidade aumentada, podemos destacar as áreas a seguir.

Treinamentos

realidade aumentada

Sabemos que uma das maiores dificuldades das empresas está em encontrar profissionais capacitados no mercado e reter os seus talentos. Os problemas aumentam quando profissionais especialistas, com grande conhecimento não documentado, ou com documentação defasada, deixam a empresa.

 

Diante desse cenário, uma porcentagem significativa da receita e recursos das companhias é direcionada para recrutar e integrar novos técnicos.

 

Os treinamentos geralmente são longos e envolvem mentoria, afastando os especialistas de suas atividades diárias.  Pesquisas apontam que aproximadamente 5 a 20% do tempo dos especialistas é gasto com atividades de treinamento ou documentação de processos.

Utilizar realidade aumentada nos treinamentos tende a facilitar a aprendizagem, substituindo longos e complexos manuais. A tecnologia permite que os treinamentos sejam criados pelos próprios especialistas, enquanto executam as atividades diárias, economizando tempo.

 

Os novos funcionários, por sua vez, passam a ter a sua disposição um treinamento “mão na massa”, realizando as atividades enquanto assistem as instruções passo a passo, o que além de acelerar a aprendizagem, dispensa a necessidade da presença do especialista, resultando em ganhos de produtividade e redução de custos.

 

Como referência, podemos citar o caso de uma grande empresa de aviação que conseguiu reduzir em 35% o tempo de treinamento de novos funcionários, em comparação com treinamentos convencionais.

Assistência remota

assistencia-remota

Sabemos que um dos grandes vilões nos custos para as operações é a necessidade de deslocamento de especialistas entre as plantas, para correção de falhas, manutenções ou inspeções técnicas.

 

Estudos apontam que o custo de uma visita técnica varia entre U$ 150 e U$ 1.000. Esses custos podem aumentar, caso a primeira visita não seja suficiente para solução do problema.

 

Podemos acrescentar a esses custos, o tempo de parada de máquinas e equipamentos que necessitam do especialista para o reparo. Pesquisas da Information Technology  Intelligence Consulting (ITIC), mostram que 33% das empresas reportaram que uma hora de paralisação custa de 1 a 5 milhões de dólares.

 

A realidade aumentada auxilia diretamente na solução desses problemas, pois permite a expansão da experiência de comunicação entre o especialista, em local remoto, e o técnico em campo. Através dela é possível, por exemplo, que durante a realização de uma vídeo chamada, o especialista realize marcações e inclua objetos na “visão real” do técnico de campo. Esse procedimento facilita a instrução remota e evita a necessidade de descolamento do especialista ao local do serviço, impactando diretamente nos custos de deslocamento, redução do tempo de parada e até mesmo na redução da quantidade de especialistas.

 

Uma grande empresa do setor de eletrônicos conseguiu reduzir em 76% a necessidade de deslocamento de especialistas para a solução de problemas, a partir da aplicação de realidade aumentada.

Manutenção de equipamentos

A manutenção de equipamentos, utilizando realidade aumentada, é provavelmente uma das aplicações que mais me fascina, pois permite uma experiência fantástica a partir da integração com outras aplicações, como da  Internet das Coisas, por exemplo.

 

Imagine que a linha de produção de uma indústria foi paralisada devido a uma falha em um dos equipamentos. Essa falha demanda uma intervenção urgente, pois conforme mencionado no exemplo “Assistência Remota”, o tempo de parada pode gerar um prejuízo de milhões. 

 

Tal situação impõe ao técnico em manutenção urgência na descoberta da origem dessa falha para que possa solucionar o problema. Esse profissional em campo terá que interagir com os centros de controle da companhia para tentar encontrar os indícios que o levarão a origem do problema. A pressão sobre ele é enorme, pois a cada segundo o prejuízo aumenta. Essa pressão pode levar a erros humanos e também a acidentes de trabalho.

 

Agora, imagine que todos os equipamentos da empresa são monitorados por soluções de Internet das Coisas e que essa solução está integrada com a solução de manutenção em realidade aumentada.

 

manutencao-equipamentos

Essa implementação, permitirá ao técnico de campo visualizar os status de todos os sensores instalados nos equipamentos, identificando, sem a necessidade de comunicação com centros de controle, o ponto exato das falhas e ainda podendo visualizar quais os passos devem ser seguidos para manutenção do equipamento.

 

Outra aplicação muito relevante para manutenção de equipamentos diz respeito à segurança e compliance. É possível, por exemplo, a criação de checklists dinâmicos, que devem ser seguidos pelo técnico antes da manutenção de um equipamento. Esses checklists podem ressaltar pontos de risco, atividades e precauções que devem ser tomadas antes do início das manutenções, dentre outros fatores que podem reduzir consideravelmente o risco de acidentes de trabalho.

 

Como referência, uma grande empresa do setor de logística aferiu um aumento de 25% na produtividade de suas equipes após a implantação de soluções de realidade aumentada.

Experiência do usuário

Outros casos de uso que chegam com força são as aplicações para incrementar a experiência dos usuários, elas podem ser aplicadas para compras, onde você consegue projetar um produto sobre o seu corpo, em alguns casos, dispensando a necessidade de experimentar o produto.

 

Manuais de carro podem ser substituídos por aplicações de realidade aumentada, possibilitando, por exemplo, a identificação do significado da luz acessa no painel simplesmente ao apontar a câmera do celular para o mesmo, ou entender todas as funções do painel de forma visual e interativa, enriquecendo muito a experiência do usuário.

 

experiencia-usuario

Outro exemplo são os totens de localização dos shoppings, que podem dar lugar a aplicações de realidade aumentada, facilitando a navegação e passando a experiência de um Waze no ambiente indoor, para localização de determinada loja.

 

Podem ser usadas ainda para propaganda de uma marca, onde experiências de interação são geradas ao apontar a câmera do celular para um rótulo, dentre outras diversas aplicações.

Conclusão

Nos próximos anos, a Realidade Aumentada terá grande impacto em muitos mercados e setores da economia, desde escolas, indústrias até o varejo. Ela transformará a forma como aprendemos, tomamos decisões e interagimos com o mundo físico. Também afetará diretamente a forma como as empresas interagem com seus clientes, funcionários e até mesmo competidores. 

 

A TIVIT, possui um time de especialistas em soluções de Realidade Aumentada, desde a definição dos problemas e objetivos até o desenvolvimento e entrega da solução final. Utilizamos as tecnologias de referência no mercado para entregar a melhor experiência ao cliente.

 

Fale agora com nossos especialistas: traga suas necessidades e deixe nossa equipe mostrar o melhor caminho para trazer a realidade aumentada para seu negócio.

 

New Call-to-action

Receba novidades

New call-to-action
New call-to-action

Categorias

Ver todas