TIVIT BLOG

Últimos Posts

Populares

Encontre por categoria
Renato Armani
By
Outubro 11, 2018

Vantagens práticas para uma empresa migrar para a nuvem pela primeira vez

O investimento em TI há muito tempo é determinante para que as empresas possam atender às demandas dos clientes e às necessidades operacionais de sua empresa. Neste cenário, a transformação digital vem ganhando cada vez mais atenção das empresas, que enxergam ali possibilidades de ganhar maior competitividade em seus mercados. E isso não se restringe mais às grandes corporações: as médias e as pequenas empresas também já estão investindo em  mudanças e inovações, e vendo os benefícios evidentes que a tecnologia traz ao seu negócio.

Migrar para a nuvem pela primeira vez

 

As inovações tecnológicas são reconhecidas como paradigmas do atual momento das empresas, principalmente por sua ampla evolução na computação e nos processos de virtualização, que é, em resumo, o que se denomina computação em nuvem: a cada vez mais conhecida Cloud Computing.  

A computação em nuvem tem crescido em popularidade em todo o mundo e em todos os mercados. Este sucesso se deve ao fato de que esta modalidade de serviços consegue oferecer vantagens para empresas dos mais variados portes, suprindo necessidades e trazendo benefícios que impactam as empresas de forma positiva em diversos aspectos de suas operações.

 

Veja a seguir algumas das principais vantagens das empresas que optam por contar com a nuvem pela primeira vez:

  • Flexibilidade e escalabilidade

Como a estrutura de servidores é oferecida sob demanda, é muito simples ampliar ou reduzir os recursos disponibilizados conforme a necessidade do cliente. Isso se traduz em uma grande flexibilidade e escalabilidade operacional, garantindo que a empresa sempre tenha uma infraestrutura condizente com suas demandas, com capacidade para readequação rápida em caso de mudanças. Com isso, a ociosidade da estrutura é drasticamente reduzida, e a capacidade de absorção rápida de grandes projetos, ampliada.

  • Melhor gestão de custos e redução de custos de operação do que o modelo on-premise

Graças à sua flexibilidade de disponibilização e escalabilidade, os serviços de cloud permitem, frequentemente, uma gestão de custos mais efetiva, com menor necessidade de investimentos pesados em infraestrutura e retorno mais rápido do capital investido em termos de aproveitamento do ambiente.. Assim, as empresas tendem a conseguir a desejada substituição de CAPEX por OPEX, atrelando suas despesas àquilo que é efetivamente utilizado em suas operações.

  • Maior capacidade de armazenamento e processamento de dados

A  nuvem gera boa escalabilidade e sua flexibilidade permite adicionar rapidamente novas aplicações vitais para a empresa ou completar a infraestrutura existente, ou seja, o aumento da capacidade de armazenar informações o que desempenha um papel-chave no potencial operacional de sua equipe. Você poderá fornecer ótimos serviços na sua atividade principal, sem ter que investir em ampliação da estrutura local - e se livrando dos custos associados a ela, como  manutenção, equipe etc.

  • Segurança

Com relação à segurança, pode-se afirmar que a nuvem é, no mínimo, tão segura quanto o modelo convencional com relação a invasões por terceiros, além de oferecer diversos recursos complementares de proteção.

Segurança da informação significa um esforço para estar sempre à frente dos cibercriminosos. Isso depende de especialização na tarefa e investimento pesado e constante; um provedor de nuvem tem muito mais recursos para garantir um ambiente realmente protegido e com ferramentas disponíveis para responder rapidamente a incidentes, garantindo a integridade dos arquivos e sistemas do cliente.

  • Mobilidade e integração

Não há como negar qual a percepção do grande diferencial da nuvem: agilidade e consistência operacional. Além de todas as vantagens técnicas e práticas,, ao optar por uma solução de nuvem, existe ainda a possibilidade da empresa coletar, armazenar, analisar e tomar decisões mais assertivas para o negócios com esses dados gerados, que antes eram ignorados no data center convencional. Assim, atender e acompanhar a transformação digital, permite que se possa situar a empresa como player de mercado que se importa com atualização e oferece sempre a melhor solução para o consumidor final.

 

Se preparar para iniciar um projeto de migrar para a nuvem é mais do que reduzir custos ou ter mais segurança de dados. É dar inteligência para conduzir melhor o negócio e tomar decisões baseadas em dados, seja com as tecnologias de Big Data, Internet das Coisas ou Inteligência Artificial.

 

Leia também: Migrar SAP para a nuvem: 5 perguntas para fazer antes.

 

Nova call to action

Receba novidades

Nova call to action
New call-to-action

Categorias

Ver todas